A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P UBLICAÇOES OPAS DE S EGURANÇA NO TRANSITO. Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs, Brasilia, 12-13 Agosto de 2013 Roberto Colombo Unidade Técnica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P UBLICAÇOES OPAS DE S EGURANÇA NO TRANSITO. Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs, Brasilia, 12-13 Agosto de 2013 Roberto Colombo Unidade Técnica."— Transcrição da apresentação:

1 P UBLICAÇOES OPAS DE S EGURANÇA NO TRANSITO. Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs, Brasilia, Agosto de 2013 Roberto Colombo Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Opas/OMS Brasil

2 O QUE FAZER PARA O RESTO DA DÉCADA ? Políticas / estratégias / metas / sistemas de dados Redução da velocidade Beber e dirigir Uso de capacetes Cintos de segurança Cadeirinhas para Criança Engenharia de Medidas de Baixo Custo veículos mais seguros Atendimento Pré-hospitalar e trauma Leyes Refuerzo Estandars Comportamiento

3 P UBLICACOES A capacitação de pessoas de diversas áreas de formação é um importante componente para auxiliar nos esforços voltados à prevenção de lesões causadas pelo trânsito. Tomadores de decisões, pesquisadores e profissionais necessitam de informações sobre medidas efetivas de prevenção e sobre como desenvolver, implantar e avaliar intervenções. Este manual fornece informações necessárias acerca da magnitude e impacto da morbimortalidade no trânsito; os principais fatores de risco; a necessidade de uma abordagem científica para prevenir as lesões e como fortalecer a base de evidências para a prevenção. Informa ainda como implementar boas intervenções; como prover a atenção após as colisões; a necessidade da colaboração multissetorial; e como formular e implementar políticas de segurança no trânsito.

4 P UBLICACOES A capacitação de pessoas de diversas áreas de formação é um importante componente para auxiliar nos esforços voltados à prevenção de lesões causadas pelo trânsito. Tomadores de decisões, pesquisadores e profissionais necessitam de informações sobre medidas efetivas de prevenção e sobre como desenvolver, implantar e avaliar intervenções. Este manual fornece informações necessárias acerca da magnitude e impacto da morbimortalidade no trânsito; os principais fatores de risco; a necessidade de uma abordagem científica para prevenir as lesões e como fortalecer a base de evidências para a prevenção. Informa ainda como implementar boas intervenções; como prover a atenção após as colisões; a necessidade da colaboração multissetorial; e como formular e implementar políticas de segurança no trânsito.

5 P UBLICACOES A capacitação de pessoas de diversas áreas de formação é um importante componente para auxiliar nos esforços voltados à prevenção de lesões causadas pelo trânsito. Tomadores de decisões, pesquisadores e profissionais necessitam de informações sobre medidas efetivas de prevenção e sobre como desenvolver, implantar e avaliar intervenções. Este manual fornece informações necessárias acerca da magnitude e impacto da morbimortalidade no trânsito; os principais fatores de risco; a necessidade de uma abordagem científica para prevenir as lesões e como fortalecer a base de evidências para a prevenção. Informa ainda como implementar boas intervenções; como prover a atenção após as colisões; a necessidade da colaboração multissetorial; e como formular e implementar políticas de segurança no trânsito.

6 P UBLICACOES O enfrentamento da morbimortalidade no trânsito requer dados confiáveis, tanto para dar magnitude real do problema quanto para convencer e subsidiar tomadores de decisão. Este manual traz orientações práticas para a criação de sistemas de dados de acidentes de trânsito pontuais e confiáveis. Seu conteúdo discute a essencialidade da qualidade dos dados e o tipo de informação necessária e como realizar uma avaliação situacional. Descreve ainda etapas necessárias para direcionar estratégias, como melhorar a qualidade dos dados, monitorar resultados e avaliar impactos, a partir de experiências realizadas em todo o mundo.

7 P UBLICACOES A elaboração desta publicação tem como objetivo apresentar as particularidades do luto de pais por seus filhos. Com a experiência trazida por este trabalho, espera-se auxiliar o processo do luto de famílias, incentivando-as a buscar alternativas saudáveis para conviver com a perda de pessoas queridas e assim prosseguir. Através das experiências relatadas, percebe-se a finitude da vida e a importância de valorizar a presença de quem se ama.

8 P UBLICACOES A capacitação de pessoas de diversas áreas de formação é um importante componente para auxiliar nos esforços voltados à prevenção de lesões causadas pelo trânsito. Tomadores de decisões, pesquisadores e profissionais necessitam de informações sobre medidas efetivas de prevenção e sobre como desenvolver, implantar e avaliar intervenções. Este manual fornece informações necessárias acerca da magnitude e impacto da morbimortalidade no trânsito; os principais fatores de risco; a necessidade de uma abordagem científica para prevenir as lesões e como fortalecer a base de evidências para a prevenção. Informa ainda como implementar boas intervenções; como prover a atenção após as colisões; a necessidade da colaboração multissetorial; e como formular e implementar políticas de segurança no trânsito.

9 P UBLICACOES O transporte e a locomoção humana são aspectos fundamentais da sociedade. Sistemas de transporte eficientes e saudáveis que consideram o bem-estar das populações são uma meta desejada e necessária. Com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de saúde de todas as populações da Região das Américas, este documento destaca as consequências adversas para saúde de sistemas de transporte inapropriados e apresenta estratégias úteis para o seu exame a fundo e transformação, além de defender o desenvolvimento contínuo de sistemas de transporte público bem planejados, integrados e economicamente viáveis que promovam a saúde humana e a qualidade de vida como um todo.

10 N OVEDADES Relatório Mundial de 2013: 88 countries have reduced their road traffic deaths, but the global total at 1.24 million remains unacceptably high. Only 28 countries have comprehensive laws that cover 5 major risk factors. Half of all road traffic deaths are among pedestrians, cyclists and motorcyclists.

11 E MUITO MAIS.... OMS: OPAS BRA: &Itemid=423&limitstart=10 &Itemid=423&limitstart=10

12 Roberto Colombo Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Setor de Embaixadas Norte - Lote 19 Brasília-DF - CEP: Tel ; Cel Obrigado! Victor Pavarino Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Setor de Embaixadas Norte - Lote 19 Brasília-DF - CEP: Tel ; Cel


Carregar ppt "P UBLICAÇOES OPAS DE S EGURANÇA NO TRANSITO. Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs, Brasilia, 12-13 Agosto de 2013 Roberto Colombo Unidade Técnica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google