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2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica

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Apresentação em tema: "2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Rio de Janeiro – RJ – 18 de novembro de 2010 Mesa redonda – VE, legislação do setor de energia elétrica e impacto sobre as concessionárias de distribuição Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética SPE Márcio Venício Pilar Alcântara Especialista em Regulação Rio de Janeiro – RJ 18 de Novembro de 2010

2 Sumário Rede Inteligente Veículo Elétrico na Rede Regulação e Desafios

3 Rede Inteligente Rede Unidirecional:

4 Rede Inteligente A Rede Inteligente é uma rede de distribuição de energia elétrica, caracterizada por fluxo bidirecional de energia e informação, sendo capaz de controlar tudo de usinas geradores aos equipamentos dos consumidores. Rede Bidirecional:

5 Rede Inteligente Confiabilidade e Qualidade do usuário final 1 2 3 4 5
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (1 mês/a) (3-4 d/a) (9 h/a) (1 h/a) (5 min/a) (30 s/a) (3 s/a) (0,3 s/a) (30 ms/a) (3 ms/a) 1900 1950 2000 2050 EUA Japão França Brasil Sistemas isolados Grandes sistemas Fontes distribuídas Super redes aumento do custo de distribuição

6 Rede Inteligente Desafios Tecnológicos, Regulatórios e de Mercado:
Consumo Gerenciamento da demanda (EE); Tarifação dinâmica; Equipamentos elétricos inteligentes; Comunicação bidirecional consumidor↔empresa; Microgeração; Veículo elétrico. Distribuição Medidores Inteligentes; Medição eletrônica centralizada; Automação da distribuição; Geração Distribuída (GD); Microrredes; Centrais de Geração Virtuais. Telecom e TI Geração Conexão de fontes renováveis (eólica, solar); Geração intermitente. Transmissão Medição fasorial sincronizada (PMU); Automação de SEs; Controle distribuído e autônomo; FACTS. Comercialização Consumidor livre na BT; Prosumidor. Regulação Políticas públicas; Modelos de Negócio.

7 Veículo Elétrico na Rede
Veículos híbridos:

8 Veículo Elétrico na Rede
O avanço da tecnologia e a adoção de Veículos a Bateria (VBs) será guiado por: implantação global de Rede Inteligente; políticas de energias renováveis; custos crescentes de energia; consciência ambiental das empresas e do consumidor; pacotes de estímulo verdes; redução no preço dos veículos elétricos híbridos e plugáveis; forte demanda por esses veículos; pressões para viabilidade financeira de fabricantes; e um movimento para a adoção de um padrão universal. Coletivamente, esses direcionadores são os fundamentos para a inovação, redução de custos, e rápida adoção da tecnologia de veículos elétricos.

9 Veículo Elétrico na Rede
Na rede elétrica: Nem todos os MWhs são iguais em termos de custos e preços; O valor de cada MWh depende do tempo de produção/consumo; A integração de VBs na rede pode explorar plenamente as oportunidades para: comprar quando o preço é baixo; vender quando o preço é alto; fornecer serviços adicionais necessários à rede.

10 Veículo Elétrico na Rede
Integração de VBs na rede: VB como uma carga pura Fonte: A Conceptual Framework for the Vehicle-to-Grid (V2G) Implementation - C. Guille e G. Gross.

11 Veículo Elétrico na Rede
Integração de VBs na rede: VB como um equipamento de geração/armazenamento Fonte: A Conceptual Framework for the Vehicle-to-Grid (V2G) Implementation - C. Guille e G. Gross.

12 Veículo Elétrico na Rede
Questões da bateria e dos VBs: Baterias têm a habilidade de absorver e fornecer energia; A capacidade de regulação de tensão fornecida por uma bateria é relativamente pequena; Baterias têm tempo de resposta pequeno (da ordem de ms); O chaveamento frequente de baterias pode, contudo, impactar severamente a expectativa de vida; A capacidade de cada VB é pequena em termos de armazenamento de kWh; Essa capacidade limitada restringe a habilidade de o VB ser uma fonte; Um requisito fundamental portanto para integração à rede é a agregação de VBs em um grupo com capacidade de impactar a rede.

13 Veículo Elétrico na Rede
Integração de VBs na rede: função de agregação Fonte: A Conceptual Framework for the Vehicle-to-Grid (V2G) Implementation - C. Guille e G. Gross.

14 Regulação e Desafios O que está sendo feito no âmbito da ANEEL:
AP 043/2010: para estabelecimento de Resolução Normativa acerca dos requisitos mínimos para os medidores eletrônicos em unidades consumidoras em baixa tensão. De 01/10/2010 a 17/12/2010. CP 015/2010: instrumentos regulatórios utilizados no Brasil e em outros países para incentivar a geração distribuída de pequeno porte. Até 09/11/2010. CP 012/2010 e 011/2010: alteração da metodologia de definição da estrutura tarifária aplicada ao setor de distribuição de energia elétrica no Brasil.

15 Regulação e Desafios O que está sendo feito no âmbito da ANEEL:
PE 011/2010: Programa Brasileiro de Rede Elétrica Inteligente - Abordagem das fontes de geração e sistemas de armazenamento distribuídas na rede e veículos elétricos plugáveis. GT de Smart Grid do MME: Portaria 440 de 15/04/2010, que será prorrogada – criação de subgrupo para flexibilização da medição e comercialização de energia por pequenos geradores.

16 Obrigado!


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