A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

2 Plano de Ensino Disciplina: Introdução a Ciência do Solo Teórica: Terça-feira (15:30-17:20) Carga horária: 30h Curso: Zootecnia

3 Plano de Ensino Ementa: Introdução ao estudo de solos: conceitos básicos e evolução dos conhecimentos sobre o solo. Formação do solo, perfil do solo. Morfologia do solo: cor, textura e classe textural, estrutura, porosidade, consistência e densidade Noções de mineralogia. Organismos do solo Classificação dos Solos Manejo e conservação dos solo: erosão do solo e principais práticas conservacionistas.

4 Plano de Ensino Objetivos Objetivos gerais: Oferecer ao aluno noções básicas dos diferentes tipos de solo e sua importância para o meio ambiente.

5 Plano de Ensino Objetivos Objetivos específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: ter conhecimento amplo dos diferentes tipos de solo; ter um domínio mínimo dos conceitos, definição de solo, assim como morfologia e classificação dos solos.

6 Plano de Ensino Conteúdo Programático Introdução ao estudo de solos. Função dos solos Conceitos básicos: pedologia e edafologia. Morfologia de solos (características físicas e biológicas) Processos de formação do solo: horizontes e perfil do solo. Intemperismo e fatores de formação dos solos: clima, organismos, material de origem, relevo, tempo. Classificação de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares Geologia do Rio Grande do Sul Noções de mineralogia. Classificação dos solos Principais classes de solos do Rio Grande do Sul Aptidão dos solos Diagnóstico e planejamento de solos Erosão de solos e recuperação de áreas degradadas Conservação de solo

7 Plano de Ensino Metodologia AULAS TEÓRICAS: Uso do datashow e quadro branco Avaliação: provas, seminário, atividades relacionadas as aulas (questionário), participação em aula. MÉDIA: 6,0 FREQUENCIA: 75% de presença Avaliação substitutiva (para os alunos que não atingirem a média) Primeira avaliação:

8 Plano de Ensino Bibliografia: BERTONI, J.; NETO, F.L. Conservação do Solo. 7 edição. Editora ícone. 2005. 355P. LEPSCH, I.F. Formação e conservação dos solos. São Paulo, Oficina de Textos, 2002. STRECK, E.V.; KÄMPF, N. et al. Solos do Rio Grande do Sul. 2° edição. Porto Alegre. EMATER/RS-ASCAR, 2008. EMBRAPA. Sistema Brasileiro de classificação de solos. Brasília, 1999. REZENDE, M. et al. Mineralogia de solos brasileiros. Ed. UFLA, 2005. SCHNEIDER, P. et al. Morfologia dos solos. Ed. Agrolivros, 2007. REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, planta, atmosfera – conceitos, processos e aplicações. Editora Manole. PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002. 549p. SANTOS, Raphael dos. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 5 edição. Editora: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2005.


Carregar ppt "Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google