A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

2 Plano de Ensino Disciplina: Introdução a Ciência do Solo Teórica: Terça-feira (15:30-17:20) Carga horária: 30h Curso: Zootecnia

3 Plano de Ensino Ementa: Introdução ao estudo de solos: conceitos básicos e evolução dos conhecimentos sobre o solo. Formação do solo, perfil do solo. Morfologia do solo: cor, textura e classe textural, estrutura, porosidade, consistência e densidade Noções de mineralogia. Organismos do solo Classificação dos Solos Manejo e conservação dos solo: erosão do solo e principais práticas conservacionistas.

4 Plano de Ensino Objetivos Objetivos gerais: Oferecer ao aluno noções básicas dos diferentes tipos de solo e sua importância para o meio ambiente.

5 Plano de Ensino Objetivos Objetivos específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: ter conhecimento amplo dos diferentes tipos de solo; ter um domínio mínimo dos conceitos, definição de solo, assim como morfologia e classificação dos solos.

6 Plano de Ensino Conteúdo Programático Introdução ao estudo de solos. Função dos solos Conceitos básicos: pedologia e edafologia. Morfologia de solos (características físicas e biológicas) Processos de formação do solo: horizontes e perfil do solo. Intemperismo e fatores de formação dos solos: clima, organismos, material de origem, relevo, tempo. Classificação de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares Geologia do Rio Grande do Sul Noções de mineralogia. Classificação dos solos Principais classes de solos do Rio Grande do Sul Aptidão dos solos Diagnóstico e planejamento de solos Erosão de solos e recuperação de áreas degradadas Conservação de solo

7 Plano de Ensino Metodologia AULAS TEÓRICAS: Uso do datashow e quadro branco Avaliação: provas, seminário, atividades relacionadas as aulas (questionário), participação em aula. MÉDIA: 6,0 FREQUENCIA: 75% de presença Avaliação substitutiva (para os alunos que não atingirem a média) Primeira avaliação:

8 Plano de Ensino Bibliografia: BERTONI, J.; NETO, F.L. Conservação do Solo. 7 edição. Editora ícone P. LEPSCH, I.F. Formação e conservação dos solos. São Paulo, Oficina de Textos, STRECK, E.V.; KÄMPF, N. et al. Solos do Rio Grande do Sul. 2° edição. Porto Alegre. EMATER/RS-ASCAR, EMBRAPA. Sistema Brasileiro de classificação de solos. Brasília, REZENDE, M. et al. Mineralogia de solos brasileiros. Ed. UFLA, SCHNEIDER, P. et al. Morfologia dos solos. Ed. Agrolivros, REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, planta, atmosfera – conceitos, processos e aplicações. Editora Manole. PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, p. SANTOS, Raphael dos. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 5 edição. Editora: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo


Carregar ppt "Introdução a Ciência do Solo Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google