A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os modos de pensar O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra um homem e roubou uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os modos de pensar O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra um homem e roubou uma."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os modos de pensar

3 O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra um homem e roubou uma fagulha do fogo divino a fim de dar-lhe vida.

4 Para castigá-lo, Zeus enviou-lhe a bonita Pandora, portadora de uma caixa que, ao ser aberta, espalharia todos os males sobre a Terra. Como Prometeu resistiu aos encantos da mensageira, Zeus o acorrentou a um penhasco, onde uma águia devorava diariamente seu fígado, que se reconstituía.Zeus

5 Filosofia antiga: O nascimento da Filosofia A filosofia nasceu na Grécia antiga, procurando desenvolver o logos (saber racional) em contraste com mito (saber alegórico)

6 A Consciência Mítica O pensamento mítico nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança.

7 O mito é uma cosmogonia, um relato sagrado e inquestionável, que pressupõe aceitação plena, da origem do mundo ordenado, através de façanhas de deuses.

8 O mito não possui autoria determinada, sendo transmitido por uma autoridade como o poeta- rapsodo ou sacerdotes, magos, iniciados, messias.

9 (...) o poeta é sempre um Mestre da Verdade. Sua Verdade é uma Verdade assertórica [afirmativa]: ninguém a contesta, ninguém a contradiz. Verdade fundamental (...).

10 O mito existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.


Carregar ppt "Os modos de pensar O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra um homem e roubou uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google