A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A utilização dos pesticidas exige uma adequada protecção individual Por outro lado, os trabalhadores da agricultura devem assegurar uma boa protecção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A utilização dos pesticidas exige uma adequada protecção individual Por outro lado, os trabalhadores da agricultura devem assegurar uma boa protecção."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A utilização dos pesticidas exige uma adequada protecção individual Por outro lado, os trabalhadores da agricultura devem assegurar uma boa protecção individual face aos pesticidas, mediante a utilização de vestuário de trabalho adequado e de equipamentos de protecção individual (EPI). É importante combater a ideia de que a protecção individual é um luxo ou um acessório desnecessário. Neste sentido, e quanto ao vestuário, há que atender às indicações que constam do respectivo rótulo, bem como à informação escrita fornecida pelo vendedor sobre as características e condições de utilização e conservação dos equipamentos de protecção individual. Na selecção do equipamento de protecção individual e do vestuário deve ser ainda dada particular atenção:

4 Para uma boa utilização do pesticida o agricultor deve estar informado sobre a praga ou doença a combater, o produto adequado a utilizar, a melhor forma da sua aplicação, a dose, a frequência, os métodos e o equipamento a usar. O ambiente e a nossa saúde e segurança exigem que não se facilite nem esqueça a prevenção.

5 Juntamente com as máquinas agrícolas, estes produtos estão na base de um considerável número de acidentes e doenças profissionais em todo o mundo. A informação sobre esta matéria torna-se, assim, vital para quem trabalha no sector agrícola e vive no meio rural.

6 Periodicamente, os agricultores e trabalhadores agrícolas são obrigados a utilizar os produtos fitofarmacêuticos, vulgarmente conhecidos por pesticidas, para poderem tratar as suas culturas. Todavia, os pesticidas são produtos tóxicos e a sua toxicidade (capacidade para causar danos nos organismos vivos) depende em larga medida da sua composição química e da concentração em que se apresentam.

7 A protecção no uso de pesticidas e A protecção no uso de pesticidas e essencial!

8 Especialmente quando se trata de produtos tóxicos e irritantes.

9 Sempre que se manipulem pesticidas tóxicos e, especialmente, quando se utilizam concentrações elevadas. Usar luvas adequadas cobrindo o braço. Terminado o trabalho as luvas devem ser lavadas por dentro e por fora

10 Se possível, com fato de algodão com mangas e pernas largas (ajustadas nos pulsos e tornozelos).

11 Usar botas de borracha, evitando que haja um espaço desprotegido entre as botas e as calças. No final do trabalho, deve-se lavar as botas por dentro e por fora.

12 É necessária para evitar a inalação de gases e poeiras. Deve usar-se máscara quando o rótulo assim o indicar, procedendo à substituição dos filtros de acordo com a recomendação do fabricante.

13 A terra não fica poluída com fumaça, gases tóxicos ou esgoto. Os principais poluentes do solo são os agrotóxicos e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos. lixo

14 A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, que tem um portal com informação sobre o assunto, dedica uma página em espanhol à advertência de que nesse país existem 17 mil pesticidas registrados, e que desse total 76% são utilizados nas zonas agrícolas e 23% em zonas urbanas. O tempo é crítico em qualquer envenenamento com pesticidas, alerta. Os casos de envenenamento podem ocorrer nas residências, ao entrar em contato com inseticidas, mas, em sua maior parte, afetam trabalhadores agrícolas ou suas famílias, que freqüentemente devem conviver com pesticidas um portalem espanhol

15 Ambientes aquáticos são muito afetados pelo uso de pesticidas. Para os Anfíbios, por exemplo, são altamente letais. Anfíbios Houve muitos estudos com agricultores com o objetivo de determinar os efeitos nocivos à saúde resultantes do contato com pesticidas [3]. Uma pesquisa em Bangladesh sugere que muitos agricultores não precisam aplicar o pesticida em suas plantações de arroz, mas continuam a fazer somente porque o pesticida é pago pelo governo.[3]Bangladesharroz

16 Devido aos impactos de pesticidas no meio ambiente, é grande o risco de que haja contaminação de alimentos por pesticidas.meio ambiente Iniciado em 1990, o programa coletou dados de aproximadamente 60 tipos diferentes de alimentos e cerca de 400 tipos de pesticidas - a partir de amostras retiradas nos locais de venda. Os primeiros resultados foram divulgados em 2004 [8] [8]

17 Os pesticidas, como demonstrado acima, podem apresentar perigo para os consumidores. Eles oferecem ameaças também durante a manufatura, o transporte, durante e/ou depois de seu uso. consumidores

18


Carregar ppt "A utilização dos pesticidas exige uma adequada protecção individual Por outro lado, os trabalhadores da agricultura devem assegurar uma boa protecção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google