A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÃO GREGA – OS HELENOS DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÃO GREGA – OS HELENOS DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS."— Transcrição da apresentação:

1 CIVILIZAÇÃO GREGA – OS HELENOS DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS

2 Região montanhosa, solo pouco fértil, além de não possuir uma grande reserva de água. Tais fatores geográficos fizeram os gregos buscarem alternativas, lançarem-se ao mar Egeu.

3 A partir do século VIII a.C. estabeleceram colônias gregas em diversos pontos da orla do Mar Mediterrâneo, especialmente no sul da Itália, na região conhecida como Magna Grécia. Os Helenos – habitavam a região da Helade, os gregos. Na antiguidade não criaram um reino ou império sobre o mesmo governo.

4 Imigração indo-européia a)Cretenses: Ilha de Creta civilização comercial dominou gregos por muito tempo. Com destaque Rei Minos – Lenda do Minotauro (ver imagem); b)Aqueus: Grupos nômades do norte da Grécia – Bálcãs -, invadiu e dominou Creta; c)Dórios: Da região dos aqueus, expulsou Jônios e Eólios para ilhas do Egeu e Ásia menor.

5 Lenda do Minotauro – Teseu (grego) ajudado por Ariadne (princesa cretense).

6 Período Homérico – Ilíada (Guerra de Tróia) a)Poemas escritos e atribuídos a Homero, mas existe dúvidas quanto a veracidade do autor.

7 Vemos nas imagens a destruição de Troia pelos gregos, Ajax carregando o corpo de Aquiles e o Cavalo de Troia – ideia do general grego Odisseu.

8 Homero e Odisséia – Luta de Odisseu para voltar para Ilha de Itacar e os braços de sua esposa Penélope.

9 Odisseu mata Ciclope, retorna velho e sua esposa Penélope fazendo o vestido de noiva para seu casamento.

10 Período Arcaico a)Os conflitos locais entre grupos iniciaram com a propriedade privada, assim criaram-se as fatrias - formando tribos, e estas os demos; b)Demos originaram às cidades-Estados, ou pólis – cidades independentes umas das outras.

11 Cidade de Atenas

12 Atenas – aspectos gerais a)Povo voltado ao comércio e política; o trabalho seria feito por escravos e as mulheres não possuíam direitos políticos.

13 Organização Social de Atenas Devido o problema das terras férteis, os atenienses criaram outras alternativas: pesca, a navegação e o comércio marítimo.

14 Política de Atenas a)Eclésia (assembleia popular que aprovava as medidas da Bulé); b)Bulé (Conselho dos elaboravam as leis votadas pela assembleia popular); c)Arcontado (justiça e administração); d)Estrategos (exército); e)Helieu (tribunal de justiça). f)Seriam os primeiros passos ruma a democracia.

15 Educação Atenas – base da filosofia, educação formal e política; mulheres excluídas d parte dos benefícios atenienses.

16 Legisladores de Atenas a)Dácon: reforma política, criou o sistema de leis escritas; b)Sólon: acabou com a escravidão por dívidas; c)Clistenes: igualdade de participação dos cidadãos; d)Péricles: remuneração aos funcionários públicos.

17 Os grandes legisladores de Atenas Sólon Clístenes Péricles

18 Tirania de Atenas a)Conceito grego no qual o governo seria administrado por uma só Homem com todos e plenos poderes para solucionar problemas graves que atingissem a cidade de Atenas – mandato por tempo indeterminado; b)Alguns exemplos de governos tiranos: Psistrato, Hiparco e Clístenes.

19 Democracia em Atenas a)A democracia ateniense era destinada apenas a participação de cidadãos atenienses (homens adultos) assim somente uma pequena parte tinha tais benefícios, estavam excluídos os estrangeiros – somente filhos de Atenas -, mulheres – apenas homens participavam - e escravos – por ser considerado um objeto; b)Devemos entender que as leis eram feitas por um pequeno grupo, visando atender apenas suas necessidades, por isso boa parte dos habitantes eram excluídos.

20 Crime político - Ostracismo a) Quando se cometia um grave crime político a pessoa era banida da cidade por 10 anos – ostracismo.

21 Cidade de Esparta

22 Esparta – aspectos gerias a)Povo militarista, governo concentrado nas mãos de poucos (oligarquia), as mulheres possuíam certa autonomia e liberdade, os escravos foram libertados com o tempo; eram conhecidos como os soldados-cidadãos.

23 Sociedade espartana

24 a)Sistema Oligárquico; b)O governo era Diarquia (dois Reis) funções religiosas e militares; c)Assembléia - espartanos com mais de 30 anos; d)Ápela responsável pela eleição da Gerúsia; e)Gerúsia - 28 espartanos com mais de 60 anos, função legislativa e judiciária; f)Éforos- 5 membros com funções executivas. Política espartana

25 Educação espartana – voltada para formação de soldados; filhos educados pelo Estado. Ao nascer eram avaliados pelos anciãos; e filhos com problemas físicos ou mentais eram descartados; aos 18 anos passavam pela prova final, passando eram reconhecidos como cidadãos.

26 Período Clássico a)Marcado por grandes lutas entre gregos e persas (invasores); b)Apogeu da civilização grega, devido as maiores realizações culturais; c)Conflitos tiveram o nome Guerras Médicas (Medos povo habitava o Império Persa).

27 Guerras Médicas – Gregos x Persas a)Motivos: expansão persa na Ásia Menor para a europa; b)Batalha de Maratona: vitória grega; c)Desfiladeiro de Termópilas: o exército espartano de Leônidas derrotado por Xerxes; d)Batalha de Salamina: persas derrotados.

28 Guerras Médicas

29 Guerra do Peloponeso a)Com a vitória sobre os persas, Atenas destacou- se na grécia, buscando controlar a Helade. Esparta, não aceitava submeter-se a Atenas. Liga do Peloponeso deu suporte a Atenas. b)28 anos de lutas, terminou com a derrota ateniense. Esparta dominou pouco tempo, devido a conflitos espalhados pela grécia. Assim, ficou fácil os ataques de Filipe da Macedônia conquistar a Helade.

30 Guerra do Peloponeso

31 Período Helenístico a)Período da invasão da Grécia pelos macedônios com Filipe II (Batalha de Queronéia); b)A expansão foi continuada por seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou a Pérsia, o Egito e a Mesopotâmia – num período de 10 anos.

32 Alexandre, o Grande a)Respeitava as instituições políticas e religiosas dos povos vencidos; casava-se com princesas dos reinos invadidos e os tornanava seus súditos e não escravos – falava em levar a liberdade e cultura grega; b)Helenismo – cultura grega; c)Helenístico – período de Alexandre ao misturar a cultura grega com os povos dominados; d)Os centros de cultura eram as cidades fundadas Alexandre – as Alexandrias.

33 Mapa com as Alexandrias e a rota usada por Alexandre

34 Cultura Grega a)Teatro – comédia, satirizava (crítica bem humorada) dos costumes dos gregos; tragédia, crítica feroz a política, valores e cotidiano; b)Filosofia – ciência que estudava as relações dos gregos entre si e o meio ambiente (uso da razão e não a religião) valorização do Homem (antropocentrismo – o Homem é o centro de tudo); c)Arquitetura – templos sagrados de adoração dos Deuses.

35 Religião Grega – características humanas (amor, ódio, ciúmes, inveja, amizade, outros).

36 Origem dos Deuses e criação do universo 1.Caos – universo – gerou sozinho: a)Érebo (Escuridão); b)Nix (Noite); c)Eros (Amor, princípio organizador do mundo); d)Tártaro (Mundo Inferior, Inferno); e)Gaia (Terra) gerou sozinha: I. Urano (Céu); II. Pontps (Mar); III. Óreas (Montanhas).

37 Deuses Gregos - Panteão Zeus – rei dos deuses, soberano do Monte Olímpio e deus do céu e do trovão; Hera – irmã e esposa de Zeus; deusa do casamento e fidelidade conjugal; Poseidon – irmão de Zeus; deus supremo dos mares e terremotos; Hades – irmão de Zeus; deus do mundo inferior e dos mortos; Héstia – irmã de Zeus; deusa grega dos laços familiares; Deméter – irmã de Zeus; deusa da colheita e agricultura.

38 Semi-deuses – filho de deuses com mortais a)Hércules – grande força; morreu louco; b)Aquiles – invulnerabilidade; resistente a todo tipo de ataque, menos nos calcanhares; c)Perseu – matou a Medusa, monstro que transformava todos em pedra; d)Heitor – maior guerreiro troiano da antiguidade, morto por Aquiles.

39

40

41


Carregar ppt "CIVILIZAÇÃO GREGA – OS HELENOS DISCIPLINA: HISTÓRIA PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google