A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como surgiram as primeiras cidades As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como surgiram as primeiras cidades As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale."— Transcrição da apresentação:

1

2 Como surgiram as primeiras cidades As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale do Indo e a do vale do rio Amarelo. No Mediterrâneo Oriental desenvolveram-se as civilizações hebraica e fenícia.

3 Como surgiram as primeiras cidades Os principais fatores que contribuíriam para o nascimento das primeiras cidades foram: - A acumulação de excedentes, ou seja, uma parte da produção agrícola ficou disponível para as trocas comerciais pois conseguiram produzir mais do que era necessário para o seu consumo, surgindo, assim a economia do mercado; - A descoberta da metalurgia, técnica de extração e transformação dos metais, que permitiu fabricar instrumen- tos mais resistentes e, assim, melhorar a produção. Com a revolução urbana, ou seja, o nascimento das cidades, surgem os mercados e as oficinas, os templos e o palácio. As cidades necessitavam de uma administração,o que levou à invenção da escrita e do cálculo, surgindo as fontes escritas,ou seja registos escritos sobre a presença humana.

4 Ocupação e cultivo das planícies aluviais Ocupação e cultivo das planícies aluviais Descoberta Da metalurgia Descoberta Da metalurgia Acumulação de excedentes Concentrção de aglomerados populacionais Concentrção de aglomerados populacionais Economia de mercado Economia de mercado Estratificação social Estratificação social Revolução Urbana -Cidade Formação das primeiras Civilizações Esquema das primeiras civilizações

5 Civilização Egípcia O Egito foi uma das primeiras civilizações da antiguidade. Desenvolveu-se a partir de 3500.a.C e durou cerca de 3 mil anos. Localizado no nordeste de África rodeado pelos desertos da Arábia e da Líbia, o Egito é atravessado por um dos maiores do Mundo, o Rio Nilo. Inicialmente, o Egito era constituído por dois reinos independentes: a norte- o Baixo Egito- Região Delta e a sul- o Alto Egito. A unificação de todo o território ocorreu cerca de 3100 a.C. pelo faraó Menés, o que levou à formação de um império. Para aproveitar as águas das cheias do rio Nilo, os Egípcios desenvolveram técnicas agrícolas e construíram diques e canais para a água passar para o campo durante o período de seca.

6 Atividades económicas desenvolvidas pelos egípcios Nas terras ao longo do rio Nilo prosperou uma civilização agrária devido à abundância de água e solos férteis. Os Egípcios cultivavam cereais(cevada; trigo e centeio); vinha, árvores de fruto, produtos hortícolas, linho e papiro- (planta utilizada no fabrico de folhas finas para escrita.) As colheitas abundantes contribuíram para o desenvolvimento do comércio, que assim uma grande importância na economia do Egito. Os principais produtos de exportação era o trigo, os tecidos de linho e as cerâmicas e importavam, sobretudo matérias-primas, tais como a madeira marfim e metais. Os Egípcios também desenvolveram a pecuária, a pesca, a caça e ao artesanato, com o destaque para a construção naval,a metalurgia, a ourivesaria, a cestaria, olaria e o vidro.

7 O poder de faraó O faraó governava o Egito como o chefe supremo. O seu poder era sacralizado e absoluto, pois a sua autoridade era exercida em nome dos deuses. Era considerado um deus vivo, filho de Ámon-Rá, o deus-sol. Deste modo, o Egito era governado como uma monarquia teocrática. O faraó era considerado simultaneamente rei e deus, detendo o poder de vida e de morte sobre o seu povo. Assim, o faraó concentrava todos os poderes, sendo : - administrador do Egito -Sumo sacerdote -Juiz supremo -Chefe de exército Todas as terras do Egito pertenciam ao faraó. O palácio onde vivia representava o centro administrativo e político do Egito.

8 Chicote (símbolo De poder) Chicote (símbolo De poder) Cetro (símbolo de poder) Cetro (símbolo de poder) Serpente Sagrada (símbolo de poder de rei) Serpente Sagrada (símbolo de poder de rei) Barba postiça (símbolo de imortalidade) Barba postiça (símbolo de imortalidade) Faraó

9


Carregar ppt "Como surgiram as primeiras cidades As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google