A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade Cultural Diferenças Religiosas. "Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma. Daniel Defoe "Uma sociedade sem religião é como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade Cultural Diferenças Religiosas. "Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma. Daniel Defoe "Uma sociedade sem religião é como."— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade Cultural Diferenças Religiosas

2 "Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma. Daniel Defoe "Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola. Napoleão Bonaparte

3

4 Número de seguidores das maiores religiões do Mundo

5 Cristianismo Origens e História: Fundado por Jesus Cristo em 30 d.C., em Israel. Seguidores: 2 Biliões. Deuses: Um Deus que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Situação humana e sentido da vida: Todos os que pecaram serão separados de Deus. Salvação é através da Fé em Cristo e para alguns, sacramentos e trabalhos de caridade. Após Morte: Céu eterno ou inferno (ou temporariamente purgatório). Práticas religiosas: Oração, estudo da Bíblia, Baptismo, Eucaristia (Comunhão), Igreja aos Domingos, numerosos feriados santos. Textos sagrados: A Bíblia (Antigo e Novo Testamento).

6 Islamismo Origens e História: Muhammad, 622 D.C., Arábia Saudita. Seguidores: 1.3 biliões (Sunitas: 940 milhões). Deuses: acreditam em apenas um Deus, Alá. Situação humana e sentido da vida: o Homem tem de se submeter à vontade de Alá para ganhar o Paraíso. Após Morte: Paraíso ou Inferno. Práticas religiosas: O islamismo assenta-se em 5 pilares: Fé, Oração, Caridade, Peregrinação, Jejum. Ir à Mesquita todas as Sextas. Lavagem do corpo antes de ir rezar. Não é permitido beber álcool ou comer porco. Feriados relacionados com Peregrinação e Jejum no Ramadão. Textos sagrados: Alcorão (escritura), Hadith (tradição).

7 Hinduísmo Origens e História: Religião indígena da India tem-se desenvolvido até os dias de hoje. Seguidores: 900 milhões. Deuses: Uma Suprema Realidade (Brahman) que se manifesta através de diferentes Deuses e Deusas. Situação humana e sentido da vida: Humanos estão ligados à ignorância e à ilusão, mas são capazes de escapar. O objectivo é ser libertado ao Renascimento ou pelo menos ter um melhor Renascimento. Após Morte: Reencarnação. Práticas religiosas: Yoga, Meditação, Adoração (puja), Devoção a Deuses e a Deusas, Peregrinação a cidade sagradas, viver de acordo com o Dharma de cada um (propósito/papel). Textos sagrados: Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita, Ramayana.

8 Budismo Origens e História: Criado por Siddharta Gautama (Buda) em 520 A.C. na Índia. Seguidores: 360 milhões. Deuses: Vários [Theravada ateísta, Mahayna mais politeísta] e Buda (que ensinou que nada é permanente). Situação humana e sentido da vida: O propósito de vida para os budistas é tentar fugir ao sofrimento e ganhar a Ilustração; e fugir do ciclo de Reencarnação ou pelo menos ter uma boa Reencarnação ganhando mérito. Após Morte: Reencarnação (é diferente do Hinduismo, pois os budistas não acreditam que no final há uma alma que sobrevive) até atingir a Ilustração (Nirvana). Práticas religiosas: Meditação, Mantras (são uma espécie de cânticos entoados pelos crentes), Devoção e Mandalas (no Tibete). Textos sagrados: Tripitaka, Sutra do Mahayana (como por exemplo o Sutra do Lótus), entre outros.

9 Sikhismo Origens e História: Criado pelo Guru Nanak em 1500 D.C. em Punjab na Índia. Seguidores: 20 milhões. Deuses: Apenas um Deus: Ik Onkar. Situação humana e sentido da vida: O propósito de vida para o sikhista é superar-se a si próprio, alinhar a sua vida com a vontade de Deus e tornar-se um soldado santo lutando pelo Bem. Após Morte: Reencarnação até equilibrar o Karma e depois misturar-se com Deus (fazer parte Dele). Práticas religiosas: Oração e Meditação em nome de Deus, serviços regulares no Templo (a que se chama Gurdwara), as mulheres são obrigadas a usar o turbante. O sikhista deve trabalhar para manter o balanço. Adoração e práctica de obras de caridade. Textos sagrados: Adi Granth (Sri Guru Granth Sahib).

10 Chinês Tradicional Origens e História: É considerado a religião de folclore da China. Seguidores: cerca de 300 milhões. Deuses: Yin e Yang (não é um Deus, mas sim um simbolo), seres mitológicos e divindades de folclore chinês. Situação humana e sentido da vida: O propósito de vida é ter uma vida favorável, e uma após morte pacífica que só é conseguia através de rituais e homenagens aos Ancestrais. Após Morte: Primeiro o crente é julgado depois, ou reencarna ou vive num inferno até conseguir atingir um paraíso parecido com o dos Budistas. Práticas religiosas: Adoração dos Ancestrais, oração, prácticas de longevidade, Adivinhação, Profecias e Astrologia; Feng Shui. Textos sagrados: Não existe nenhum

11 Origens e História: Esta é a religião dos Hebreus (1300 A.C.) Seguidores: 14 milhões Deuses: Apenas um Deus, Yahweh. Situação humana e sentido da vida: Obedecer aos mandamentos de Deus e viver eticamente. É melhor concentrarem se nesta vida do que na próxima. Após Morte: Não está bem definida a ideia do após morte. As crenças vão desde não haver sequer após morte até existir um Céu, passando por permanência na Terra como uma sombra. Práticas religiosas: Circuncição ao nascimento, Bar Mitzvah (ritual de passagem da adolescência para a vida adulta), serviços religiosos todos os sábados, não é permitido comer porco nem outro tipo de comidas Kosher. Os feriados estão relacionados com eventos históricos. Textos sagrados: A Bíblia, Talmud. Judaísmo

12 Trabalho realizado por: João Silva, nº19 Marcos Silva, nº Tânia Alves, nº 28 Netgrafia: Wikipédia – Portal das religiões


Carregar ppt "Diversidade Cultural Diferenças Religiosas. "Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma. Daniel Defoe "Uma sociedade sem religião é como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google