A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERFACE HOMEM-MÁQUINA"— Transcrição da apresentação:

1 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Prof. Celso Cardoso Neto INÍCIO

2 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

3 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
OBJETIVO Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”) e o meio que dá suporte à interação entre as duas primeiras entidades, chamado de INTERFACE, abordando questões associadas com o projeto, a avaliação e a implementação de sistemas computacionais interativos para uso por pessoas no apoio a execução de trabalho.

4 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
EMENTA Uso e contexto. Características humanas relevantes. Aspectos tecnológicos. Processo de desenvolvimento.

5 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
PROGRAMA UNIDADE I – USO E CONTEXTO Objetivos, importância, evolução histórica Organização social e trabalho (modelos, impactos, qualidade de vida profissional e satisfação no trabalho) Áreas de aplicação (caracterização, categorias de interfaces: orientadas a processamento de texto e comunicação, ambientes de desenvolvimento, quiosques, acesso a espaços de informação, sistemas de controle contínuo, Web, ...) UNIDADE II – CARACTERÍSTICAS HUMANAS RELEVANTES Processamento humano de informações (memorização, percepção, habilidades motoras, resolução de problemas, aprendizagem, aquisição de habilidades, motivações, modelos conceituais, diversidades culturais, ...) Comunicação e interação Questões ergonométricas

6 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
PROGRAMA UNIDADE III – ASPECTOS TECNOLÓGICOS (DISPOSITIVOS RELEVANTES PARA A INTERAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERFACES)USO E CONTEXTO Dispositivos de entrada/saída Técnicasde diálogo homem-máquina (tipos de diálogos, questões de implementação, padrões, “look&feel”, propriedade intelectual) Questões de estilo (metáforas, estética, ...) Conceitos básicos de computação gráfica Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuário UNIDADE IV – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Abordagens de projeto (modelos de ciclo de vida específicos, técnicas de especificação e análise de projeto, metodologias de projeto) Técnicas de implementação e ferramentas de apoio (independência de diálogo e plataforma, técnicas de prototipação, paradigmas de objeto e evento, ambientes de desenvolvimento) Técnicas de avaliação e teste de usabilidade

7 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ROCHA, Heloísa Vieira da & BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-computador, arquivos em PDF, Instituto de Computação, UNICAMP.

8 INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
AVALIAÇÕES V /03 – 3ª feira V /05 – 3ª feira 2A. CHAMADA /06– 3ª feira VS /06 – 3ª feira VT TRABALHOS E PROVA

9 ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Sites na Internet ARQUITETURA DE COMPUTADORES Interface Homem-Máquina - Wikipedia Desenvolvimento de Interface Homem-Máquina Por que Interfaces Homem-Máquina são difíceis de Projetar e Implementar? Interface Homem-Máquina – Cuidados Especiais Interface Homem-Máquina / Introdução Interface Homem-Máquina / Revista Engenharia de Software Interação Homem-Máquina – O futuro das relações


Carregar ppt "INTERFACE HOMEM-MÁQUINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google