A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem Luiz Fernando Batista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem Luiz Fernando Batista."— Transcrição da apresentação:

1 1 Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem Luiz Fernando Batista

2 2 Introdução (I) Diagramas de Arquitetura (ou diagramas de implementação) –Descrevem aspectos da fase de implementação e instalação de um sistema em geral e de um sistema de software em particular. –Descreve a estrutura e dependências de código fonte e de módulos executáveis tal como a sua respectiva instalação nas diferentes plataformas computacionais subjacentes. Três formas: –Diagrama de componentes, diagrama de instalação e diagramas mistos (com instâncias de nós e componentes).

3 3 Introdução (II) Descrição física do software (diag.componentes) –Modelar a arquitetura de um sistema na perspectiva dos seus componentes de software, explicitando as suas múltiplas dependências. Ficheiro código-fonte, executáveis, configuração, tabelas de dados, documentos, etc… Descrição física do hardware (diag.instalação) –Modelar a arquitetura de um sistema na perspectiva dos seus componentes de hardware, explicitando as suas dependências de comunicação Computadores, adaptadores de rede, impressoras, routers, cablagem, etc.. Integração do software com o hardware –Modelar um determinado ambiente de execução com componentes, através da identificação de instâncias de componentes que são instaladas em determinada instância de nó computacional.

4 4 Nós (I) Nó –Objeto físico que representa um recurso de processamento, geralmente tendo capacidades de memória e processamento. Recursos computacionais (hardware), recursos humanos ou recursos de processamento mecânico. –Representados como tipos ou como instâncias. Instâncias podem conter instâncias de objetos e de componentes

5 5 Nós (II) Representação de um Nó –Cubo tridimensional –Ligados através de relações de associação Caminhos de comunicação entre os componentes Caracterizadas por um estereótipo, por clareza. –Propriedades em atributos e métodos Memória, nº de processadores, etc… –Estereótipos «processor», «device», etc…

6 6 Nós (III)

7 7 Relações entre Nós e Componentes (I) Um nó pode conter componentes –Inclusão dos componentes no nó. –Relação de dependência. Semelhanças –Participar em relações de generalização, dependência e associação. –Ser contidos noutros. –Ter instâncias. –Participar em interações. Diferenças –Componentes participam na execução de um sistema; Nós são elementos que suportam e executam componentes. –Componentes representam agrupamento físico de elementos lógicos; nós representam a instalação física de componentes.

8 8 Relações entre Nós e Componentes (II)

9 9 Diagramas de Instalação Conjunto de nós ligados por associações de comunicação –Ilustram a configuração dos elementos de processamento e dos componentes de software, processos e objetos neles suportados –Nós podem conter instâncias de componentes (de execução) Um componente é instalado e executado num nó. Componentes compostos pode sub-componentes ou objetos. Modelação de processos de negócio –Elementos de processamento = unidades organizacionais e trabalhadores –Componentes = processos e documentos.

10 10 Diagramas de Instalação


Carregar ppt "1 Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem Luiz Fernando Batista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google