A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÊNIS DE MESA Histórico; regras, aspectos técnicos/ táticos gerais; efeitos fisiológicos e benefícios decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÊNIS DE MESA Histórico; regras, aspectos técnicos/ táticos gerais; efeitos fisiológicos e benefícios decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia."— Transcrição da apresentação:

1 TÊNIS DE MESA Histórico; regras, aspectos técnicos/ táticos gerais; efeitos fisiológicos e benefícios decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior/ 2007

2 TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO

3 Surgiu na Inglaterra como diversão/ recreação no século XIX. Imitando o jogo de tênis em ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento.tênis A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos. As raquetes antigas eram feitas de madeira que gerava muito barulho: o nome ping pong.

4 TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO Em 1921 foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional (ITTF) em Londres sediou o primeiro Mundial em Somente em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

5 TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO BRASIL No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses, que mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como início das atividades organizadas do Tênis de Mesa no Brasil.

6 TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO BRASIL Atualmente, através da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, este esporte está organizado em todos os estados do Brasil, que congregam mais de atletas.

7 TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO Final de 2000: as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm = aumentar a resistência do ar sobre a bola e tornar o jogo mais lento. Os jogadores aumentaram a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Mudanças para que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido.

8 TÊNIS DE MESA: EQUIPAMENTOS

9 A MESA Tem 2,74m de comprimento, por 1,52m de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca, tendo uma linha branca de 2 cm de largura em toda a sua volta. A REDE A rede tem 1.83m de comprimento e 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura. Deve possuir a sua parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm2, e menores do que 12,5mm2.

10 TÊNIS DE MESA: EQUIPAMENTOS A BOLA Deve ser feita de celulóide (ou plástico similar), nas cores branca ou amarela fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm. A RAQUETE 1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85%. 2. O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm. 3. O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha. 4. A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada. 5. Não é permitido jogar com o lado da madeira.

11 TÊNIS DE MESA: regras simplificadas A PARTIDA 1. Constituí-se de sets de 11 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 10 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro. 2. O jogador que atua no 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no próximo. 3. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 5 pontos.

12 TÊNIS DE MESA: regras simplificadas O SAQUE 1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor 2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta. 3. Cada jogador tem direito a 02 saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = Com o placar 10-10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo. 5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio. (cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set.

13 TÊNIS DE MESA: regras simplificadas UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO) - A partida deve ser interrompida quando: 1. O saque "queimar" a rede 2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola). 3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado. 4. Forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...) A não ser que a partida sofra obstrução, o jogador perde um ponto quando: 1. Errar o saque. 2. Errar a resposta. 3. Tocar na bola duas vezes consecutivas. 4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. 5. Bater com o lado de madeira da raquete. 6. Movimentar a mesa de jogo 7. Tocar a rede ou os seus suportes 8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro) 9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência.

14 TÊNIS DE MESA: ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS GERAIS

15 Atividade multicoordenada e esporte de alta precisão. Atividade do jogador: Grande complexidade técnica Ritmo veloz Força explosiva Preparação psicológica eficiente

16 EFEITOS FISIOLÓGICOS DECORRENTES DA PRÁTICA DO TÊNIS DE MESA Alguns dos benefícios do tênis de mesa para a saúde: 1) Melhora a circulação sanguínea. 2) Desenvolve a velocidade de raciocínio e habilidades manipulativas. 3) Melhora a coordenação motora e tempo de reação. 4) Melhora a visão e exercita os nervos dos olhos. 5) Queima calórica considerável. 6) Numa partida não existem choques físicos evitando-se traumas. Fonte:

17 TÊNIS DE MESA: CALENDÁRIO DA CBTM Calendário de Eventos 2007 MESDIASEVENTOLOCAL Jan19 a 21IntercolonialSão Bernardo Mar21 a 27Latino Americano AdultoGuarulhos-SP 28 a 30Classificatória Pan-AmericanoGuarulhos-SP Abr12 a 15Aberto do BrasilA definir 27 a 29Copa Brasil Sul-Sudeste 1A definir Jun01 a 03Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 1Brasilia 22 a 24Copa Brasil Sul-Sudeste 2Poços de Caldas Jul21 a 27Jogos Pan-AmericanosRio de Janeiro Ago14 a 18Jogos Para-PanamericanosRio de Janeiro 24 a 26Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 2Recife Set07 a 09Copa Brasil Sul Sudeste 3A definir 28/09 a 07/10Olimpíadas Escolares - 15 a 17 anosA definir Out19 a 21Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 3Fortaleza Nov09 a 11Copa Brasil Sul-Sudeste 4A definir 16 a 25Olimpíadas Escolares - 12 a 14 anosA definir Dez12 a 16Campeonato BrasileiroA definir

18 Galeria de Fotos - Mariany Nonaka

19 Galeria de fotos - Hugo Hoyama

20

21 Galeria de Fotos - Gustavo Tsuboi

22 Referências


Carregar ppt "TÊNIS DE MESA Histórico; regras, aspectos técnicos/ táticos gerais; efeitos fisiológicos e benefícios decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google