Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Compreendendo quem é Deus
Lição 2 Adoração e o Êxodo: Compreendendo quem é Deus
3
“Eu Sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei
da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de Mim.” Êx 20:2-3
4
Embora Deus pessoalmente tivesse
libertado Israel do Egito e Se manifestado ao Seu povo de muitas formas, Ele requeria profundo reconhecimento e respeito por Sua natureza transcendente e santa.
5
Saber definir o que é adoração verdadeira
da adoração falsa e irreverente; Reconhecer o comportamento de um adorador, quando sente a glória, poder e justiça de Deus; Expressar corretamente nossa devoção de maneira íntima e respeitosa
6
O estudo da lição pode ser esquematizado em duas partes:
“Eu Sou me enviou a vocês.” O Bezerro de ouro.
7
“Eu Sou me enviou a vocês” Êx 3:1-15
Moisés: a. A tradição judaica divide a sua vida em 3 períodos: 40 anos no Egito; 40 anos em Midiã; 40 anos liderando o povo hebreu.
8
“Eu Sou me enviou a vocês” Êx 3:1-15
Sarça: Local: Horebe = Monte Sinai; Arbusto do deserto; Fogo que não se consumia representava a presença divina.
9
“Eu Sou me enviou a vocês” Êx 3:1-15
Eu Sou O que Sou: SENHOR; “Ser”, “Existir”, “Acontecer”; Aquele que existe realmente e por Si mesmo; Verbo hebraico: Hayah = uma presença viva e ativa Aquele que estará sempre para salvá-los.
10
“Eu Sou me enviou a vocês” Êx 3:1-15
Resposta de Moisés: Tirou as sandálias: ainda existe entre os mulçumanos este costume. Sinal de respeito, ao entrar num lugar sagrado. Escondeu o rosto: Moisés se achava indigno de se aproximar de Deus.
11
II. O Bezerro de Ouro Êx. 32:1-6
a. No Antigo Oriente era o símbolo de fecundidade masculina; b. É um sinal de menosprezo; c. Na cultura Antigo Oriente, o bezerro de ouro, era o filho de uma vaca virgem.
12
II. O Bezerro de Ouro Êx. 32:1-6
Sincretismo: Combinação de religiões ou sistemas de crenças geralmente contraditórios; Conforme o texto não era uma apostasia aberta; Algumas pessoas pensavam que estavam adorando a Deus.
13
II. O Bezerro de Ouro Êx. 32:1-6
Sincretismo: Misturar um pouco de culto pagão com “uma festa ao SENHOR “ resultou em uma festa pagã; A falsa adoração misturada com a verdadeira se torna apenas uma falsa adoração
14
CONCLUSÃO Esta lição enfatiza a centralidade de Deus na verdadeira adoração. Cada crente deve colocar a adoração no centro de sua vida e derivar suas prioridades e compreensão de si mesmos do verdadeiro conhecimento de Deus que somente encontrará na Bíblia Sagrada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.