A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Projecto “Saberes com Sentidos: A Escola com a Família!” Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? A Escola com a Família Um projecto a pensar nos Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 do Caniçal Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa

2 1) Porque surgiu? O Problema...
Dificuldades sentidas pelos pais no acompanhamento do processo de educação escolar dos filhos - Pai: “Parece que nunca tem trabalhos de casa e nunca o vejo a estudar ...” - Mãe: “Como posso ajudá-lo se só tenho a 4ª classe?” - Mãe: “Chega sempre triste a casa, será que está tudo bem na escola? “

3 1) Porque surgiu? O Problema...
Dificuldades sentidas pelos professores em lidar com as dificuldades / problemas dos seus alunos - Professor: “Sinto-o sempre tão no mundo da lua... Será que se passa alguma coisa em casa?” - Directora de Turma: “Gostava de o poder ajudar mas não consigo falar com os pais...”

4 1) Porque surgiu? O Problema...
Uma grande maioria dos pais não comparece à escola voluntariamente - Mãe: “A minha vida é sempre num corre corre... Com o horário que tenho acabo por nunca ter tempo para ir para a escola!” - Pai: “Cada vez que venho à escola perco um dia de trabalho e ganho dores de cabeça!”

5 1) Porque surgiu? O Problema...
Muitos pais vão à escola apenas quando surge um problema com os filhos - Aluno do 6º ano: “Já sei como é... A minha mãe só vem à escola quando eu me porto mal. De resto não quer saber!” - Aluno do 9º ano: “Como já sou grande a minha mãe acha que só é preciso vir receber as notas”

6 1) Porque surgiu? O Problema...
Dificuldades de comunicação entre professores e encarregados de educação - Professor: “Já enviei algumas cartas para casa e nunca tive resposta dos pais. Precisava de uma autorização” - Pais: “O nosso filho tem dificuldades no estudo. Não haverá ninguém que o possa ajudar?”

7 Para resolver o problema surgiu uma ideia...
2) O que vai ser feito? Para resolver o problema surgiu uma ideia... Criar um espaço para trazer os pais à escola regularmente, por motivos positivos; Melhorar a ligação entre a família e a escola; Contribuir para uma participação mais activa e interessada dos pais na vida escolar dos filhos; Alertar para alguns problemas/desafios relacionados com o seu crescimento e percurso escolar; Ajudar os pais na educação dos filhos.

8 Escola Alunos Família Educação Educação 3 Realidades Diferentes...
Será que podem existir separadas? Escola Educação Alunos Educação Família

9 Escola Alunos Família Educação 3 Realidades Diferentes...
Será que podem existir separadas? Escola Alunos Educação Família

10 Não, não podem! Porque ambas, em conjunto, contribuem para a educação e formação das crianças e jovens! Alunos Escola Família

11 Encontros de Educação / Reflexão
3) Como, Quando e Onde? Encontros de Educação / Reflexão A partir de Janeiro vão realizar-se encontros de Educação/Reflexão com a presença dos seguintes elementos: Pais, Encarregados de Educação, Professores, Psicólogo da Escola e outros convidados. Uma vez por mês a escola estará aberta para todos aqueles que queiram participar nestes encontros de partilha e reflexão. Cada encontro terá a seguinte estrutura: 1º) Abordagem de um tema específico do interesse dos Pais e Encarregados de Educação; 2º) Momento de debate e troca de experiências.

12 Não me posso esquecer! Quero mesmo estar presente!
3) Como, Quando e Onde? 3ª Quinta-feira de cada Mês Não me posso esquecer! Quero mesmo estar presente! Datas dos Encontros: 19 de Janeiro 16 de Fevereiro 16 de Março 20 de Abril 18 de Maio 22 de Junho Ano Lectivo 2005/2006 É uma boa oportunidade para ir à Escola e aprender a ajudar ainda melhor os meus filhos!

13 Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família
Para reflectir… “O meu filho é tão difícil agora... Desafia-me, dá problemas de comportamento na escola... Às vezes penso que se é assim com esta idade, como vai ser quando ele for mais crescido, adolescente?” (mãe de um rapaz de 11 anos)

14 Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família
Para reflectir… “O meu filho sempre teve uma relação muito franca para comigo. Não havia segredos. Agora fecha-se no quarto, não deixa que entre na casa de banho, fica lá horas. Tenho dificuldade em aceitar isso...” (mãe de um rapaz de 14 anos)

15 Casos da Vida que preocupam a Escola e a Família
Para reflectir… “Ele queria tanto aquele jogo novo que eu não resisti. Só para o calar, dei-lho logo. Claro que depois não lhe ligou nenhuma, aquilo já estava gasto ao fim do primeiro dia, e eu dei comigo a pensar para que gastei aquele dinheiro todo. Mas, coitado, ele queria tanto não é? Tinha medo de o magoar se dissesse que não...” (pai de um rapaz de 13 anos)

16 Já fizemos… A Árvore da Educação de uma Criança Feliz Na fruta…
Resultados de uma Boa Educação Nos troncos podados… Perigos do Crescimento Saudável No tronco… A Escola: Estudar e Aprender Nas ervas daninhas… A Família: Práticas Parentais Negativas Nas raízes… A Família: Práticas Parentais Positivas

17 Projecto “Saberes com Sentidos: A Escola com a Família!”
Parabéns por serem pais e Encarregados de Educação tão dedicados! A Escola com a Família Estamos felizes por saber que se preocupam com a educação dos vossos filhos! Sejam Bem Vindos à Escola e ao Projecto!


Carregar ppt "Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google