A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto Saberes com Sentidos: A Escola com a Família! Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? Filipe Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto Saberes com Sentidos: A Escola com a Família! Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? Filipe Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Saberes com Sentidos: A Escola com a Família! Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa A Escola com a Família Um projecto a pensar nos Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 do Caniçal

2 Dificuldades sentidas pelos pais no acompanhamento do processo de educação escolar dos filhos 1) Porque surgiu? O Problema... - Pai: Parece que nunca tem trabalhos de casa e nunca o vejo a estudar... - Mãe: Como posso ajudá-lo se só tenho a 4ª classe? - Mãe: Chega sempre triste a casa, será que está tudo bem na escola?

3 Dificuldades sentidas pelos professores em lidar com as dificuldades / problemas dos seus alunos - Professor: Sinto-o sempre tão no mundo da lua... Será que se passa alguma coisa em casa? - Directora de Turma: Gostava de o poder ajudar mas não consigo falar com os pais... 1) Porque surgiu? O Problema...

4 Uma grande maioria dos pais não comparece à escola voluntariamente - Mãe: A minha vida é sempre num corre corre... Com o horário que tenho acabo por nunca ter tempo para ir para a escola! - Pai: Cada vez que venho à escola perco um dia de trabalho e ganho dores de cabeça! 1) Porque surgiu? O Problema...

5 Muitos pais vão à escola apenas quando surge um problema com os filhos - Aluno do 6º ano: Já sei como é... A minha mãe só vem à escola quando eu me porto mal. De resto não quer saber! - Aluno do 9º ano: Como já sou grande a minha mãe acha que só é preciso vir receber as notas 1) Porque surgiu? O Problema...

6 Dificuldades de comunicação entre professores e encarregados de educação - Professor: Já enviei algumas cartas para casa e nunca tive resposta dos pais. Precisava de uma autorização - Pais: O nosso filho tem dificuldades no estudo. Não haverá ninguém que o possa ajudar? 1) Porque surgiu? O Problema...

7 Criar um espaço para trazer os pais à escola regularmente, por motivos positivos; 2) O que vai ser feito? Para resolver o problema surgiu uma ideia... Melhorar a ligação entre a família e a escola; Contribuir para uma participação mais activa e interessada dos pais na vida escolar dos filhos; Alertar para alguns problemas/desafios relacionados com o seu crescimento e percurso escolar; Ajudar os pais na educação dos filhos.

8 Família Escola Alunos 3 Realidades Diferentes... Será que podem existir separadas? Educação Educação

9 Família Escola Alunos 3 Realidades Diferentes... Será que podem existir separadas? Educação

10 Família Escola Alunos Não, não podem! Porque ambas, em conjunto, contribuem para a educação e formação das crianças e jovens!

11 A partir de Janeiro vão realizar-se encontros de Educação/Reflexão com a presença dos seguintes elementos: Pais, Encarregados de Educação, Professores, Psicólogo da Escola e outros convidados. 3) Como, Quando e Onde? Encontros de Educação / Reflexão Uma vez por mês a escola estará aberta para todos aqueles que queiram participar nestes encontros de partilha e reflexão. Cada encontro terá a seguinte estrutura: 1º) Abordagem de um tema específico do interesse dos Pais e Encarregados de Educação; 2º) Momento de debate e troca de experiências.

12 3) Como, Quando e Onde? 3ª Quinta-feira de cada Mês Datas dos Encontros: 19 de Janeiro 16 de Fevereiro 16 de Março 20 de Abril 18 de Maio 22 de Junho Ano Lectivo 2005/2006 É uma boa oportunidade para ir à Escola e aprender a ajudar ainda melhor os meus filhos! Não me posso esquecer! Quero mesmo estar presente!

13 Casos da Vida q Casos da Vida q ue preocupam a Escola e a Família Para reflectir… O meu filho é tão difícil agora... Desafia-me, dá problemas de comportamento na escola... Às vezes penso que se é assim com esta idade, como vai ser quando ele for mais crescido, adolescente? (mãe de um rapaz de 11 anos)

14 O meu filho sempre teve uma relação muito franca para comigo. Não havia segredos. Agora fecha-se no quarto, não deixa que entre na casa de banho, fica lá horas. Tenho dificuldade em aceitar isso... (mãe de um rapaz de 14 anos) Casos da Vida q Casos da Vida q ue preocupam a Escola e a Família Para reflectir…

15 Ele queria tanto aquele jogo novo que eu não resisti. Só para o calar, dei-lho logo. Claro que depois não lhe ligou nenhuma, aquilo já estava gasto ao fim do primeiro dia, e eu dei comigo a pensar para que gastei aquele dinheiro todo. Mas, coitado, ele queria tanto não é? Tinha medo de o magoar se dissesse que não... (pai de um rapaz de 13 anos) Casos da Vida q Casos da Vida q ue preocupam a Escola e a Família Para reflectir…

16 Já fizemos… A Árvore da Educação de uma Criança Feliz Nas raízes… A Família: Práticas Parentais Positivas No tronco… A Escola: Estudar e Aprender Na fruta… Resultados de uma Boa Educação Nos troncos podados… Perigos do Crescimento Saudável Nas ervas daninhas… A Família: Práticas Parentais Negativas

17 Projecto Saberes com Sentidos: A Escola com a Família! A Escola com a Família Parabéns por serem pais e Encarregados de Educação tão dedicados! Estamos felizes por saber que se preocupam com a educação dos vossos filhos! Sejam Bem Vindos à Escola e ao Projecto!


Carregar ppt "Projecto Saberes com Sentidos: A Escola com a Família! Apresentação : 1 - Porque surgiu? 2 - O que vai ser feito? 3 - Como, Quando e Onde? Filipe Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google