A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COERÊNCIA TEXTUAL Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo. O encadeamento das ideias não contradizem, ou seja, um fato sucede o outro. A coerência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COERÊNCIA TEXTUAL Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo. O encadeamento das ideias não contradizem, ou seja, um fato sucede o outro. A coerência."— Transcrição da apresentação:

1 COERÊNCIA TEXTUAL Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo. O encadeamento das ideias não contradizem, ou seja, um fato sucede o outro. A coerência se manifesta no plano das idéias, dos conceitos.

2 COERÊNCIA TEXTUAL – Exemplo Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a freqüentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.

3 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 1: (UDESC 2008) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.) I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. II – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro. IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, em que os períodos devem aparecer.

4 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 1: (UDESC 2008) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.) IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. II – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

5 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 2: (UFPR 2010) Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação. A)Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. B)Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. C)Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. D)Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. E)Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

6 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 3 Leia o texto a seguir e assinale a opção que dá seqüência com coerência e coesão. Em nossos dias, a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações, encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivíduo passa a aferir- se pela relação deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido. (José de Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002). a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante. b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes. c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando- se de problemas éticos e suas respectivas soluções. d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções. e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança.

7 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 4 Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opção correta. 1 - O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia. 2 - O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais. 3 - Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia. 4 - Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital. 5 - Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento. 6 - Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica. (Emerson Kapaz, Dedos cruzados in: Revista Política Democrática nº 6, p. 39)

8 COERÊNCIA TEXTUAL – Exercícios Exercício 4 Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opção correta. 2 - O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais. 5 - Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento. 6 - Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica. 4 - Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital. 1 - O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia. 3 - Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia.

9 COESÃO TEXTUAL Um texto será coeso se as suas diferentes partes constitutivas estiverem articuladas e interligadas, garantindo a sua unidade semântica. A coesão textual pode ser assegurada através dos seguintes mecanismos linguísticos: repetições; substituições; conectores ou operadores discursivos;

10 COESÃO TEXTUAL Repetição vocabular - ainda que não seja o ideal, algumas vezes há a necessidade de repetir uma palavra, principalmente se ela representar a temática central a ser abordada. Deve-se evitar ao máximo esse tipo de procedimento ou, ao menos, afastar as duas ocorrências o mais possível, embora esse seja um dos vários recursos para garantir a coesão textual. Ex.: A fome é uma mazela social que vem se agravando no mundo moderno. São vários os fatores causadores desse problema, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

11 COESÃO TEXTUAL Mecanismo de coesão textual que envolve a repetição da mesma unidade lexical ao longo do texto ou a sua substituição por outras unidades lexicais que com ela mantêm relações semânticas. Veja-se o seguinte fragmento textual: "Quando chegou a casa, o Rui viu um carro estacionado em frente da sua garagem. Ficou intrigado: o veículo não lhe era familiar." A substituição da palavra carro pela palavra veículo assegura coesão lexical e garante simultanemanente identidade referencial (o carro e o veículo designam o mesmo objeto).

12 COESÃO TEXTUAL Designa os variados tipos de interdependência semântica existente entre as frases na superfície textual. Essas relações são expressas pelos conectores ou operadores discursivos. É necessário, portanto, usar o conector adequado à relação que queremos expressar.conectores ou operadores discursivos Abaixo segue uma relação de conectores : e - liga termos ou argumentos. porque, já que, como - introduzem uma explicação ou justificativa. para, a fim de - indicam uma finalidade. porém, mas, embora, no entanto - indicam uma contraposição. como, tão... que, tão... quanto - indicam uma comparação. portanto - evidencia uma conclusão. Depois, por último, quando, já, ao longo dos meses, depois de cinco anos, em seguida, até que - servem para explicar a ordem dos fatos, para encadear os acontecimentos. então - operador que serve para dar continuidade ao texto. se - indica uma forma de condicionar uma proposição a outra. não só...mas também - serve para mostrar uma soma de argumentos. na verdade - expressa uma generalização, uma amplificação. ou - apresenta um disjunção argumentativa, uma alternativa. por exemplo - serve para especificar o que foi dito antes. também - operador para reforçar mais um argumento apresentado.

13 Seguem alguns períodos para que você complete com os conectores adequados: A baleia vem devagar, afunda a cabeça, ergue o corpanzil em forma de arco e desaparece um instante. Sua cauda, ____, ressurge gloriosa sobre a água ___se fosse uma enorme borboleta molhada. A coreografia dura segundos___ grande é a baleia ___parece um balé em câmara lenta. A jubarte é engenhosa na hora de se alimentar. __sua comida costuma ficar na superfície, ela mergulha __nada em volta dos peixes, soltando bolhas de água. Ao subir, as bolhas concentram o alimento num círculo.___, a baleia abocanha tudo, elimina a água pelo canto da boca___usa a língua como uma canaleta__jogar o que interessa goela adentro. Como guia de Paris, o livro é um embuste. Não espere,__, descobrir através dele o horário de funcionamento dos museus. A autora faz uma lista dos lugares onde o turista pode comprar roupas, óculos, sapatos, discos, livros, ___, não fornece as faixas de preço das lojas.


Carregar ppt "COERÊNCIA TEXTUAL Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo. O encadeamento das ideias não contradizem, ou seja, um fato sucede o outro. A coerência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google