A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sublime tarefa de evangelizar. Compromisso dos pais... Compromisso do evangelizador...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sublime tarefa de evangelizar. Compromisso dos pais... Compromisso do evangelizador..."— Transcrição da apresentação:

1 Sublime tarefa de evangelizar

2 Compromisso dos pais... Compromisso do evangelizador...

3 Evangelizar O que é?

4 Jesus, primeiro e maior dos evangelizadores. Proclamou a Boa-Nova Jesus, primeiro e maior dos evangelizadores. Proclamou a Boa-Nova

5 EVANGELIZAR É procurar infatigavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. É quando, sem reservas, decidimos dar o testemunho, comunicando e expressando, com conhecimento e equilíbrio, as boas-novas. Testemunhar expressando as boas palavras e acima de tudo, as boas atitudes. Com ações...

6 EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA CRISTÃ Transmissão dos conhecimentos da moral evangélica pregada por Jesus aclarados sob a luz da doutrina dos espíritos, de forma a promover a transformação moral de cada ser.

7 "alguns abandonaram essas coisas E se perderam em discussões inúteis" (1Tm 1:6) Paulo lembra a Timóteo a razão de sua permanência em Éfeso - advertir alguns a não modificarem a doutrina (O Evangelho) ensinada; a não ficarem em discussões intermináveis (especulações judaicas relativas à genealogia dos Patriarcas e heróis do Antigo Testamento), coisas que não realizam os desígnios de Deus sobre os homens, mas, ao invés, deveriam cultivar a caridade, a consciência sadia e a fé.

8 POR QUE EVANGELIZAR? Aquele que conhece tem oportunidade de buscar, primeiro, a transformação de si mesmo. Oferecer ao evangelizando a condição de:

9 reconhecer-se Espírito reconhecer-se Espírito sentir-se filho de Deus sentir-se filho de Deus Valorizar a reencarnação como oportunidade de reacerto com a Lei Valorizar a reencarnação como oportunidade de reacerto com a Lei Responder as perguntas: Responder as perguntas: De onde viemos? O que fazemos aqui? Para onde retornaremos?

10 O EVANGELIZADOR Quem é

11 Introdução

12 Aqueles a quem cabe alta missão a alta missão de esclarecer e guiar a alma humana ignorar parecem ignorar sua natureza e seus verdadeiros destinos seus verdadeiros destinos.

13 Qual a nossa natureza? Qual nosso verdadeiro destino? SOMOS ESPÍRITOS. EVOLUIRMOS.EVOLUIRMOS.

14 EVANGELIZAR? EDUCAR ou INSTRUIR EVANGELIZAR? EDUCAR ou INSTRUIR Do ponto de vista Espírita, a Educação não começa no berço nem termina no túmulo, mas antecede o nascimento e sucede à morte do corpo físico. É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade". (Allan Kardec, em Obras Póstumas)

15 conta-nos o seguinte fato sobre a educação: lição "As gerações futuras",

16 Licurgo, célebre orador ateniense, fora, certa ocasião, convidado a falar sobre a Educação a falar sobre a Educação. Aceitou o convite, sob a condição de lhe concederem três meses de prazo. Findo esse tempo, apresentou-se perante numerosa e seleta assembléia, que aguardava, ávida de curiosidade, a palavra do consagrado tribuno.

17 Licurgo apareceu, então, trazendo consigo dois cães e duas lebres. Soltou, em seguida, o segundo cachorro e a outra lebre. Aquele pôs-se a brincar com esta amistosamente. Ambos os animais corriam de um lado para o outro, encontrando-se aqui e acolá para se afagarem mutuamente. Soltou o primeiro mastim e uma das lebres. A cena foi chocante e bárbara. O cão avança furioso sobre a lebre e a despedaça.

18 Ergue-se, então, Licurgo na tribuna e conclui, dirigindo-se ao seleto auditório: "Eis aí o que é a educação.

19 O primeiro cão é da mesma raça e idade que o segundo. Foi tratado e alimentado em idênticas condições. A diferença entre eles é que... um foi educado e o outro não."

20

21 108. Onde a base mais elevada para os métodos de educação? As noções religiosas, com a exemplificação dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda a educação no sagrado instituto da família.

22 Importância da Evangelização Inútil improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo. É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior. (Leopoldo Machado, Campo Fértil)

23

24 109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa? O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo.

25 Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. S SS Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando- se mais suscetível de renovar o caráter e a estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, s ss se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio familiar.

26 Eis por que o oo o lar é tão importante para a edificação do homem, e por que tão profunda é a missão da mulher perante as leis divinas. Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,...

27 ...e, atingida a maioridade, se a educação não se houver feita no lar, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o então, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas se lhe faltou a Luz interior dos sagrados princípios educativos quedas, se lhe faltou a Luz interior dos sagrados princípios educativos.

28 110. Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra? A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem i ii instruir, mas só o instituto da família pode e ee educar. É por essa razão que a aa a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.

29 tarefa de cristianização Na sua grandiosa tarefa de cristianização, profunda finalidade do essa é a profunda finalidade do Espiritismo evangélico iluminar a consciência da criatura Espiritismo evangélico, no sentido de iluminar a consciência da criatura, o lar se refaça a fim de que o lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens, em lares cristãos, para a nova era da Humanidade.

30 Evangelização na Casa Espírita Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas A tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem.

31 sua missão envidar todos os esforços sua importância formação moral das novas geraçõespreparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita A Casa Espírita; consciente de sua missão, deve envidar todos os esforços, não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para o seu pleno funcionamento, considerando a sua importância em termos de formação moral das novas gerações e de preparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita. O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Criança e do Jovem. ed. FEB, Rio de Janeiro, p. 38.

32

33 Ante os Pequeninos Não existe criança - nem uma só - que não solicite amor e auxilio, educação e entendimento.

34 observador rigorista de tudo o que você fala e faz. Cada pequenino, conquanto seja, via de regra, um espírito adulto, traz o cérebro extremamente sensível pelo fato de estar reiniciando o trabalho da reencarnação, tornando-se, por isso mesmo, um observador rigorista de tudo o que você fala e faz.

35 A mente infantil dar-nos-á de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermos agora. solicitando material digno Toda criança é um mundo espiritual em construção ou reconstrução, solicitando material digno a fim de consolidar-se. dialogando com eles Ajude os meninos de hoje a pensar com acerto dialogando com eles, dentro das normas do respeito e sinceridade que você espera dos outros em relação a você.

36 Capítulo XIV – Honrai vosso pai e vossa mãe – Item 9

37 Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; vossos deveres inteirai-vos dos vossos deveres... aproximar de Deus essa almamissão e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes.

38 Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?

39 Se por culpa Vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação melhores cuidados Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor.

40 Fim Fonte:


Carregar ppt "Sublime tarefa de evangelizar. Compromisso dos pais... Compromisso do evangelizador..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google