A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia"— Transcrição da apresentação:

1 Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia PROFª CAROLINE MAGALHÃES

2 MICRO E MACROECONOMIA A ciência descritiva possui duas dimensões de análise: a economia descritiva, que descreve e mensura os fatos econômicos; e a teoria econômica, que é constituída pelas teorias e modelos que são formalmente construídos com base nos princípios estabelecidos pela economia descritiva.

3 MICRO E MACROECONOMIA As duas dimensões da ciência econômica podem ser estudadas sob dois enfoques distintos, mas complementares entre si: A Microeconomia e A Macroeconomia

4 A MICROECONOMIA é a parte da economia que estuda as relações individuais dos agentes econômicos - consumidor e vendedor -, de um lado, e mecanismos de funcionamento dos mercados, de outro. O foco da análise situa-se em uma visão microscópia das inter-relações de trocas.

5 MICROECONOMIA Entre outras inter-relações, destacam-se:
O comportamento do consumidor e seus desejos ilimitados em face das suas restrições de renda; As reações dos compradores em relação aos movimentos de preços e de renda; O comportamento do vendedor e a busca por maximização do lucro; A composição dos custos, a determinação dos preços e as estruturas de mercado; A reação dos vendedores diante o movimento dos preços e mudanças tecnológicas.

6 MICROECONOMIA Teoria elementar do funcionamento do mercado – a procura (demanda) é a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor estaria disposto a consumir em um período de tempo. Podemos dizer que a demanda é o desejo de comprar.

7 MICROECONOMIA A demanda individual é determinada pelo preço do bem; o preço de outros bens; a renda do consumidor; e sua preferência. Quase todas as mercadorias obedecem à lei da procura decrescente, segundo a qual a quantidade procurada diminui quando o preço aumenta.

8 MICROECONOMIA Os vendedores possuem uma atitude diferente da dos compradores, frente aos preços altos. Quanto maior o preço, maior a quantidade ofertada. O equilíbrio da oferta e da procura num mercado concorrencial é atingido com um preço que faz igualar as forças de oferta e procura.

9 MICROECONOMIA Relação entre a procura de um bem e o preço de outros bens: Aumento no preço do bem Y acarreta em aumento na demanda do bem X (Bens substitutos); Aumento no preço do bem Y ocasiona queda na demanda do bem X (Bens complementares).

10 MICROECONOMIA Relação entre a procura e a renda: Bem normal
Bem de luxo Bem de primeira necessidade Bem inferior

11 MICROECONOMIA CONCEITO DE ELASTICIDADE
Bens de demanda elástica – aqueles dispensáveis à subsistência do consumidor (Bens de luxo); Bens de demanda inelástica – aqueles indispensáveis à subsistência do consumidor (Bens de primeira necessidade).

12 A MACROECONOMIA é a parte da economia que estuda as inter-relações de trocas em níveis mais abrangentes. Analisa o comportamento da atividade econômica de forma agregada e leva em consideração a reação da maioria dos agentes econômicos.

13 MACROECONOMIA A CONTABILIDADE NACIONAL é a técnica que objetiva quantificar a atividade econômica de um país em um determinado espaço de tempo. Principais agregados econômicos: PIB, RN, Renda per capita, taxa de desemprego, Balança Comercial, etc.

14 Bom descanso! “Para ser jornalista é preciso ouvir muito,
questionar sempre e acreditar de vez em quando” Fernanda Reck Bom descanso!


Carregar ppt "Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google