A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação Álvaro Chrispino

2 O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”. Os resultados mostram quanto a escola e a educação ainda povoam o imaginário dos jovens.

3 Tempos de escolarização obrigatória...
Conflito escolar Tempos de escolarização obrigatória... A seqüência de episódios violentos no espaço escolar Os acontecimentos nos diversos pontos do país...  Dificuldade brasileira pela qual já passaram outros países (EUA, França, Reino Unido, Espanha, Argentina, Chile). A educação vem sofrendo com a falta de políticas públicas de longo prazo e efetivas no atendimento das necessidades da comunidade, vem sendo esvaziada pelo afastamento de bons docentes por conta do desprestígio e perda de salários, vem sendo ‘sucateada’ pela ineficácia dos sistemas de gestão e por recursos cada vez mais reduzidos, vem se tornando cada vez mais ‘profanada’ quando a história nos ensinou sobre uma escola cercada de respeito, pertencimento e ‘sacralidade’.(Chispino,2007)

4 Educação, juventude e violência . 1
Os dois problemas mais graves do Brasil

5 Educação, juventude e violência . 2
Responsável pelo bom futuro dos jovens

6 Educação, juventude e violência .3
Grau de confiança nas pessoas e instituições INSTITUIÇÕES CONFIA % NÃO CONFIA % NÃO TEM OPINIÃO Professores 84% 13% 3% E. particular 77% 18% 5% E. Pública Médicos Religião Católica I. Evangélica Televisão Rádio Jornal 76% 75 71 66 61 60 62 59 19% 21 23 26 30 36 35 37 4 6 8

7 Educação, juventude e violência .4
Proposições Concorda Discorda 1. A educação dos jovens deve ter limites bem definidos 2. No Brasil é possível melhorar a condição social através do voto 3. Um cidadão não tem só direitos, tem deveres com a sociedade 4. O voto pode mudar a situação de um país ..... 5. O importante para os jovens é viver o presente, sem pensar no futuro 6.Os jovens são desmotivados, nada lhes interessa 7. Experiência profissional é mais importante que a educação 8. No Brasil só se protege os direitos de quem não respeita os direitos dos outros 82% 73% 70% 64% 57% 50% 49% 14% 21% 24% 30% 40% 46% 44%

8 Educação, juventude e violência .5
Uma boa escola deve estar voltada

9 Conceito de Conflito Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito

10 Conflito Interpessoal
Nos deteremos aqui sobre os conflitos interpessoais. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos

11 Origem dos Conflitos Se originam na diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Não existe no texto a posição de erro e de acerto, mas de posições que são defendidas frente a outras, diferentes.

12 Dificuldades das Escolas:
Para lidar com o conflito; Incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele

13 Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.

14 Algumas Conclusões A) Se o conflito se manifesta de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-los; B) Toda vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta. E neste caso esquecemos que problemas mal resolvidos se repetem!

15 Conflitos e movimentos
autor tipo de conflito processo resultante síntese Freud Darwin Marx Piaget Conflito entre desejo e proibição Conflito entre o sujeito e o meio Conflito entre classes sociais Conflito nas decisões e experiências Repressão e defesa Diferenciação e adaptação Estratificação social/hierarquia Aprendizagem/ resolução de problemas Luta pelo dever Luta por existir Luta pela igualdade Luta por ser

16 Gravidade da violência taxa alta (68/48); média (47/31); baixa(menor que 30)
atitude Escola pública E. particular opinião aluno - docente Aluno bate em colega menor Briga entre alunos Toque de mão na colega com sentido sexual Insulto de aluno a aluno.. 47.4(m) – 64.6(a) 38.1(m) – 60.5(a) 32.0(m) – 60.5(a) 32.0(m) – 56.5(a) 51.6(a) – 61.2(a) 52.9(a) – 55.8(a) 27.2(b) – 54.9(a) 31.8(m) – 54.9(a)

17 Tipos de conflito Tipos de conflito Causas dos conflitos Estruturais
De valor De relacionamento De interesse Qto aos dados Padrões destrutivos de comportamento ou interação; posse ou distribuição desigual de recursos; poder e autoridade desiguais; fatores geográficos, físicos ou ambientais que impeçam a cooperação; pressões de tempo. Critérios diferentes para avaliar idéias ou comportamentos -objetivos exclusivos intrinsecamente valiosos; modos de vida, ideologia ou religião diferente. Emoções fortes; percepções equivocadas ou esteriótipos; comunicação inadequada ou deficiente; comportamento negativo repetitivo. Competição percebida ou real sobre interesses fundamentais (conteúdo); interesses pessoais. Falta ou erro de informação; pontos de vista distintos, interpretação diferente dos dados, procedimentos de avaliação distintos.

18 Ocorre quando disputamos.....
Tipos de conflitos Ocorre quando disputamos..... De recursos escassos .... De poder De auto-estima De valores De estrutura De identidade De norma De expectativas De inadaptação De informação De interesses De atribuição De relações pessoais... De inibição De legitimação - Algo não existe suficiente para todos... - Algum de nós quer comandar/dirigir/controlar... - Porque meu orgulho se sente ferido... - Meus valores ou crença estão em jogo... - Por um problema cuja solução requer longo prazo, esforços de muitos e meios... - Pq o problema afeta minha maneira de ser... - Meus valores ou crença estão em jogo... - Não se cumpriu ou se fraudou o que cada um esperava do outro... - Modificar as coisas produz tensão que não desejo... - Por algo que disse ou não ou se entendeu errado... - Meus interesses ou desejos são contrários ao do outro... - Pq o outro não assume sua culpa ou responsabilidade por uma situação... - Não nos entendemos como pessoas... - Pq a solução do problema depende do outro... - O outro não está autorizado a agir como faz...

19 Conflitos escolares São os provenientes das ações próprias dos sistemas escolares ou oriundos das relações que envolvem os atores da comunidade educacional. Entre docentes  comunicação, interesses, disputa de poder, valores, competição, divergência de posições políticas e ideológicas. Entre alunos e docentes  não entender o que explicam, notas arbitrárias, falta de material, desinteresse, não serem ouvidos... Entre pais, docentes e gestores  agressão entre alunos e professores, perda de material, cantina, critérios de avaliação, uso de uniforme escolar, não atendimento a requisitos ‘burocráticos’ e administrativos da gestão. (MARTINEZ ZAMPA,2005)

20 MEDIAÇÃO DE CONFLITO Os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador – colocam as questões em disputa com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo mutuamente aceitável. Induzir a: reorientação das relações sociais, novas formas de cooperação, de confiança e solidariedade; formas mais maduras, espontâneas e livres de resolver as diferenças pessoais e grupais; atitudes de tolerância, responsabilidade, iniciativa. PERCEBER O CONFLITO E A CAPACIDADE DE LIDAR POSITIVAMENTE COM ELE  diálogo.

21 Opção : 1) Lidar positivamente com o conflito ou 2) com a manifestação violenta do conflito  violência As escolas que valorizam o conflito e aprendem a trabalhar com essa realidade, são aquelas em que o diálogo é permanente, objetivando ouvir as diferenças para melhor decidirem; onde a explicitação do pensamento é incentivada, objetivando o aprendizado da exposição de idéias por meio de assertividade e comunicação eficaz; onde o currículo considera as oportunidades para discutir soluções alternativas para os conflitos no campo das idéias, das ideologias, do poder, da posse, das diferenças de toda ordem; onde as regras são explícitas, faladas e discutidas.


Carregar ppt "O sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SINEPE RIO – Solicitou ao IBOPE uma pesquisa intitulada “O jovem, a sociedade e a ética”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google