A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem-vindo/a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem-vindo/a."— Transcrição da apresentação:

1 Bem-vindo/a

2 Liturgia II

3 Os acessórios de culto Os vasos sagrados
Cálice e Patena - servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Píxide ou cibório - vaso com tampa, destinado a conservar as hóstias consagradas no sacrário. Caixa-cibório - espécie de caixa utilizada para levar o viático aos doentes. Custódia - destinada à exposição solene do Santíssimo Sacramento. Lúnula - faz parte da custódia. Trata-se de um pequeno círculo, geralmente de metal precioso, que serve para segurar a hóstia.

4 Os acessórios de culto Outros vasos
Âmbulas - vasos destinados a conterem os santos óleos (dos catecúmenos, do Santo Crisma, dos Doentes). Galhetas - para apresentar no Altar o vinho e a água. Turíbulo e Naveta - para incensações litúrgicas. Vaso de Abluções - para purificação dos dedos do sacerdote (lavandas pequenas) Caldeira e Hissope - para as aspersões com água benta. Purificador - encontra-se, com água, junto do Sacrário, para o sacerdote purificar os dedos Lavandas - jarro com base e água para o sacerdote lavar as mãos.

5 Os acessórios de culto Panos de Altar Toalhas de Altar
Crismal - pano que, nos altares consagrados, em sinal de respeito pelas unções, se coloca entre o Altar e a toalha. Corporal - pano quadrado sobre o qual são colocados directamente a patena e o cálice, e também a custódia durante a exposição do Santíssimo Sacramento. Quando não está a ser utilizado, pode guardar-se, devidamente dobrado, na bolsa. Pala - é um resto do corporal que pode colocar-se, facultativamente, sobre o cálice. Sanguíneo - pano destinado a enxugar o cálice depois das abluções, bem como a boca e os dedos do sacerdote que o Sangue e o Corpo de Cristo tocaram. Manustérgio - toalha apresentada pelo acólito ao sacerdote no momento do Lavabo.

6 Os acessórios de culto As vestes sagradas
Alva - veste comum a todos os ministros. Cíngulo - cordão que ajusta a alva à cintura. Amito - espécie de lenço, utilizado para envolver o pescoço, caso a alva seja decotada. Casula - é, por excelência, a veste do sacerdote para a celebração da Missa. Estola - os bispos e os padres colocam-na deixando-a cair sobre o peito; os diáconos põem a estola a tiracolo, atravessando-a do ombro esquerdo, sobre o peito, e prendendo-a do lado direito do corpo. Dalmática - é a veste própria do diácono.

7 Os acessórios de culto As vestes sagradas
Véu de Ombros ou Umeral - os sacerdotes utilizam-no na bênção e procissão do Santíssimo Sacramento. Pluvial ou Capa de Asperges - é usada pelo sacerdote nas procissões e outras funções sagradas, segundo o que as rubricas prevêem. Roquete e Sobrepeliz - espécie de alva mais curta que os sacerdotes usam sobre a batina, quando em funções litúrgicas.

8 Os acessórios de culto Outros objetos de culto
Pálio - é um sobre-céu portátil, suspenso por meio de varas, que serve nas procissões para cobrir o Santíssimo Sacramento ou o Santo Lenho. Umbela - espécie de pálio redondo, parecido a uma sombrinha. A batina não é um paramento ou veste litúrgica. Varia de cor: preta para os padres e diáconos, roxa para os bispos, vermelha para os cardeais e branca para o Papa.

9 Os acessórios de culto As cores litúrgicas Usa-se cor branca
Tempo Pascal e Natal Festas do Senhor (excepto a Paixão, Domingo de Ramos e a Exaltação da Santa Cruz). Festas e Memórias de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos (excepto os Apóstolos e Evangelistas e os Mártires). Festa de Todos-os-Santos, nascimento de S. João Baptista, S. João Evangelista, Cadeira de S. Pedro e Conversão de S. Paulo. Usa-se cor verde Durante o Tempo Comum ou Per Annum

10 Os acessórios de culto As cores litúrgicas Usa-se cor vermelha
Domingo de Ramos e Sexta-Feira Santa Domingo de Pentecostes · Exaltação da Santa Cruz Festas dos Apóstolos e Evangelistas Festas e Memórias dos Mártires Usa-se cor roxa Tempo do Advento e Quaresma Missas de Defuntos. Podem usar-se paramentos cor-de-rosa nos Domingos "Gaudete" (III do Advento) e "Laetare" (IV da Ouaresma), e, por antigo privilégio, nalgumas Igrejas, paramentos azuis na solenidade da Imaculada Conceição.

11 Atitudes durante a celebração
De pé desde o início do cântico de entrada, até à oração colecta, inclusive; durante o Aleluia, ou outro cântico que preceda o Evangelho, e a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração dos fiéis; desde a oração sobre as oblatas até ao fim da Missa, salvo nos momentos adiante indicados.

12 Atitudes durante a celebração
 De joelhos durante a Narração da Instituição da Eucaristia e da Consagração. Sentados durante as leituras que precedem o Evangelho e Salmo responsorial; durante a homilia; durante a preparação dos dons até "orai irmãos..."; durante o silêncio após a comunhão (se o sacerdote se sentar).

13 Atitudes durante a celebração
Genuflexão Se o Sacrário com o Santíssimo estiver no presbitério, faz-se genuflexão antes e depois da Missa e todas as vezes que se houver de passar diante do Santíssimo Sacramento; Quando o Sacrário não estiver no presbitério, faz-se genuflexão sempre que for necessário passar diante do Altar entre a Consagração e a Comunhão; Desde a cerimónia da adoração da Cruz (em Sexta-Feira Santa) até à Vigília Pascal, faz-se genuflexão à Cruz; Faz-se igualmente genuflexão sempre que se entra e se sai de uma Igreja cujo Sacrário com o Santíssimo esteja visível, ou quando está exposto o Santíssimo Sacramento.

14 Atitudes durante a celebração
Como se genuflete Com a cabeça e o tronco bem direitos, leva-se a perna direita um pouco atrás e dobra-se o joelho direito até que toque no chão, exactamente ao lado do calcanhar esquerdo. A genuflexão faz-se pausadamente, mas levantamo-nos logo que o joelho toque no chão. Não se inclina a cabeça nem nos devemos benzer durante a genuflexão. Não se fazem genuflexões oblíquas... Chegados ao lugar da genuflexão, pára-se, genuflecte-se, levantamo-nos completamente e continua-se o caminho.

15 Atitudes durante a celebração
Inclinação profunda Quando o Sacrário com o Santíssimo não está no presbitério, faz-se inclinação profunda (inclinação do corpo) antes e depois da Missa e sempre que se houver de passar diante do Altar; quando na profissão de fé dizemos "e incarnou pelo Espírito Santo..."; quando, antes de comungar, o sacerdote genuflecte; se o sacrário estiver no presbitério; durante a bênção com o Santíssimo Sacramento; à Cruz da sacristia, antes e depois da Missa.

16 Atitudes durante a celebração
Pequena inclinação durante a incensação da Cruz; quando, na "confissão" se diz "minha culpa, minha..."; sempre que seja necessário passar diante do sacerdote; sempre que se recebe ou entrega algum objecto das mãos do sacerdote (turíbulo, lavabo, etc.); ao leitor (acólito com a função de o receber e conduzir à entrada do presbitério) ; no momento da Comunhão, ao dizer, "Ámen"; para saudar aquele de quem se recebe a paz e depois deste gesto.

17 O Ano litúrgico

18 Oração Eu tinha fé, mesmo ao dizer: «Que desgraçado sou!» É valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Eu sou teu servo, Senhor, teu servo e filho da tua serva. Tu rompeste os meus grilhões. Vou oferecer-Te um sacrifício de louvor, invocando o Teu nome, Senhor.

19 Oração Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém!

20 “Reza quando estás preocupado. A oração ajuda-te a encontrar
Compromisso Escolher uma peça de roupa em bom estado, colocar na Arca do Amor e rezar por aqueles que têm frio. “Reza quando estás preocupado. A oração ajuda-te a encontrar a serenidade.” domingo segunda terça quarta quinta sexta sábado

21 Boa semana


Carregar ppt "Bem-vindo/a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google