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1. 2 3 4 Seja bem-vindo ao curso Aprender a Empreender "Aprender a Empreender" não traz receitas prontas de sucesso, mas as informações adquiridas.

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5 Seja bem-vindo ao curso Aprender a Empreender "Aprender a Empreender" não traz receitas prontas de sucesso, mas as informações adquiridas aqui no curso possibilitarão que você trace seu próprio caminho em direção ao tão ambicioso sucesso. O curso tem como propósito, desenvolver em você atitudes, habilidades e conhecimentos básicos sobre mercado, finanças e empreendedorismo para a gestão de pequenos negócios. 5

6 Apresentação O curso Aprender a Empreender é uma solução educacional, de nível básico, que oferece aos empreendedores, empresários formais e informais de pequenos negócios, atuantes na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria, a oportunidade para interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. O curso tem como propósito, que você participante desenvolva atitudes, habilidades e conhecimentos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças para a gestão de pequenos negócios. 6

7 Módulo I - Mercado Unidade 1 – Definição de mercado Unidade 2 – Descobrindo o mercado Unidade 3 – Marketing na Empresa Unidade 4 – Dimensionando o mercado Unidade 5 – Projeção de vendas Módulo II - Finanças Unidade 1 - Conceitos e elementos básicos de finanças Unidade 2 - Apuração dos resultados de um negócio Unidade 3 - Fluxo de Caixa Unidade 4 - Diagnosticando a situação Módulo III – Empreendedorismo Unidade 1 - Introdução ao Empreendedorismo Unidade 2 - Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) Unidade 3 - Plano de Negócios 7

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12 Módulo 1: Mercado Neste primeiro módulo, você compreenderá a estrutura de mercado, sua definição e seus componentes: consumidor, fornecedor e concorrente. Conhecerá, ainda, a importância das ações de pesquisa junto aos mercados para a implantação e perenidade de um negócio. Haverá uma exposição sobre a pesquisa do mercado, englobando seus aspectos constituintes: marketing, dimensão de mercado e projeção de vendas. Competências do Módulo 1: Compreender a estrutura do mercado; Entender os componentes do mercado: consumidor, fornecedor e concorrente; Compreender a importância das ações de pesquisa do mercado; Compreender o significado de marketing; Compreender a utilização de técnicas e instrumentos de marketing no seu negócio; Buscar informações sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente; Compreender a importância da projeção de vendas. 12

13 UNIDADE 1: Definição de Mercado Nesta unidade, haverá uma apresentação da história "As delícias de Neide", seguida da exposição das estruturas dos mercados: consumidor, fornecedor e concorrente buscando descobrir as atitudes comportamentais dos consumidores. Ao final dessa unidade, você será capaz de: compreender o primeiro passo para a abertura de uma empresa; compreender o conceito de mercado; despertar a necessidade de se fazer uma pesquisa de mercado; compreender o que é o estudo de mercado. 13

14 Olá! Seja bem-vindo(a) ao Jasmim Natural. É uma alegria ter a sua ilustre presença em meu restaurante. Farei o possível para que você receba o melhor atendimento enquanto estiver aqui. 14

15 Nesta primeira visita, gostaria de convidá-lo(a) a conhecer um pouco mais da minha história e do meu empreendimento. Vamos começar falando um pouco de Mercado? 15

16 A palavra "mercado" é muitíssimo utilizada no ramo dos negócios. Mas, afinal, o que ela significa? Do que constitui? Como é formado o mercado? Essas são perguntas que você, como um futuro empreendedor, deve estar se perguntando. 16

17 Gostaria de lhe apresentar uma pessoa que presta serviço para o Jasmim Natural e que é de grande importância para a manutenção do ambiente agradável do restaurante. Com você, Branca Alves! 17

18 Olá, como vai? Sou Branca Alves, proprietária da "Limpmais". Além de proprietária, coordeno as equipes de limpeza que trabalham em estabelecimentos comerciais, fábricas, hotéis, entre outros. Estou no empreendedorismo há mais de sete anos e possuo dois clientes neste bairro: a própria Jasmim e Henrique Maia, proprietário da fábrica de brinquedos Brinqueduc. 18

19 O Henrique que, por sinal, logo estará chegando para o almoço, é o meu cliente mais fiel. Mas, então, Branca, eu estava começando a falar sobre mercado. Talvez você possa me ajudar. 19

20 Claro que posso, Jasmim. A Limpmais se destacou no mercado pela qualidade do serviço de seus funcionários e pelo preço que consegue oferecer, tornando-se a empresa de limpeza com mais destaque do bairro. 20

21 Mas, Branca, o que vem a ser mercado? 21

22 Henrique! Que bom que você chegou, tinha falado de você agora há pouco. Chegou em uma hora oportuna. Vou pedir para prepararem a sua mesa favorita. 22

23 Olá a vocês! Por favor, Jasmim, estou morrendo de fome! Vim pensando na comidinha que só o Jasmim Natural sabe fazer. Eu sou Henrique Maia, proprietário da fábrica de brinquedos Brinqueduc. Estou há um bom tempo instalado aqui no Bairro Capaz e acompanhei o boom econômico que ocorreu aqui. Não tinha um restaurante decente e agora temos esta maravilha, que é o Jasmim Natural. 23

24 Olá, Henrique, você sempre surpreendendo. Estávamos conversando e gostaríamos de saber sua opinião também. Para você, o que é mercado? 24

25 Ah, sobre isso, tenho um quadrinho com uma história que é sensacional. Vejam! 25

26 Francisco e Neide estavam casados há 25 anos, desde que ele entrou como motorista de ônibus na empresa Leva e Traz Ltda. Moravam na periferia e a vida não era lá muito fácil. Nos últimos anos, Francisco, para economizar alguns trocados, passou a levar como lanche algumas delícias que Neide fazia. A variedade era enorme e o aroma chamava a atenção dos colegas. Em uma confraternização na empresa, Francisco ficou incumbido de providenciar os salgados. Todos se encantaram com as delícias de Neide e pouco a pouco as encomendas começaram a surgir. 26

27 Uma nova cozinha foi construída, de forma improvisada no fundo da humilde casa onde moravam, e funcionava dia e noite para dar conta da produção diária. Com elas, veio também a ideia de vender os bolos, pães e salgados nos terminais de ônibus e também em pequenas embalagens dentro dos próprios ônibus. O sucesso fez com que Francisco aderisse a um plano de demissão voluntária na empresa com a intenção de montar uma loja e vender os produtos fabricados por Neide. Tudo foi decidido muito rápido, não havia tempo a perder. 27

28 Decidiram procurar um contador que entendia sobre os registros e os procedimentos de formalização da futura empresa. Encontraram o Sr. Marcelo, uma pessoa que tinha muita experiência na orientação de novos empresários. Explicaram a situação de sua empresa e o desejo de ter uma loja bonita e espaçosa. Neide ficou responsável pela produção e Francisco ficou cuidando das compras e da parte financeira. Escolheram uma loja que fica bem pertinho de casa e o aluguel é bastante em conta. 28

29 Percebendo a ansiedade e o ânimo de Francisco e Neide, o Sr. Marcelo lhes fez diversos questionamentos: _ se tinham feito um estudo de mercado; qual o perfil dos seus clientes; se eram pessoas físicas ou jurídicas; que necessidades e desejos eles possuíam; se tinham analisado o mercado concorrente e se já tinham selecionado os fornecedores. 29

30 Que, por sinal, são questionamentos fundamentais que devemos fazer ao pensar em iniciar um empreendimento, não é Henrique? Eu mesma, antes de abrir o restaurante, pesquisei bastante. 30

31 Eu também já tive alguns funcionários que sequer sabiam o que significava mercado. É muito mais comum do que a gente imagina. Até me enrolo na hora de explicar. 31

32 Você tem razão, Branca. E ninguém tem que se culpar por não saber isso, nunca é tarde para aprender. No caso de Neide e Francisco, eles não sabiam o que era mercado, nem, tampouco, fazer um estudo de mercado. 32

33 Porém, conheciam seus clientes! Segundo eles, seus clientes seriam todas as pessoas que gostassem de bolos e salgados de qualidade com aquele delicioso toque caseiro. Seriam pessoas que gostassem de conforto e que precisavam se alimentar no trabalho ou a caminho para o trabalho. 33

34 Ué, Jasmim, você também conhece essa história? 34

35 Conheço sim, Branca. Henrique sempre conta, desde quando veio aqui pela primeira vez. 35

36 Desse jeito você me compromete, Jasmim. Mas, mudando um pouco de assunto, acredito que agora eu possa, finalmente, responder ao importantíssimo questionamento inicial de Branca, que gerou toda essa indagação. O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o estudo de mercado. Ou seja, para mim, Mercado é o conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e aos desejos desse último. 36

37 Memorize: O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o estudo de mercado. Mercado: é a relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços. Há, portanto, pessoas ou empresas que oferecem produtos e serviços e outras pessoas ou empresas que demandam esses produtos e serviços. 37

38 Finalmente, Henrique! Achei que você ia me enrolar e não ia responder, mas fiquei satisfeita com a explicação. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o estudo de mercado não pode ser deixado para depois, deve ser feito antes de iniciar o negócio. 38

39 Isso mesmo, Branca. Imagine se só depois de ter sido aberto o Jasmim Natural, eu fosse fazer um estudo de mercado? Investi muito nesse empreendimento, e se depois de pronto descobrisse que não tinha mercado, eu estaria em maus lençóis. Teria perdido todo o meu dinheiro. 39

40 Muito interessante isso que você mencionou, Jasmim. O estudo de mercado é uma atitude básica para alguém que deseja abrir um negócio. Principalmente para quem está iniciando, pois o risco ainda é grande, devido à instabilidade do empreendimento. Mercado é o conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e desejos desse último. O primeiro passo para abertura de uma empresa é o estudo de mercado. 40

41 Uau! Daqui a pouco meu restaurante vai se tornar um café filosófico. Quantas informações ricas extraímos de uma simples conversa. 41

42 Cada vez que venho aqui quero voltar mais, Jasmim. Sempre tenho bons momentos. Por falar nisso, acho que vou fazer o meu pedido, estou faminto! 42

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