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1. 2 3 4 Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância da projeção de vendas e como posicionar uma.

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5 Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância da projeção de vendas e como posicionar uma empresa em relação aos 4Ps. Ao final dessa unidade, você será capaz de: reconhecer a importância da projeção de vendas; e compreender como posicionar uma empresa em relação aos 4Ps. 5

6 Olá! É uma alegria ter você aqui, na minha fábrica, seja muito bem vindo(a). Utilizarei como exemplos a Brinqueduc, minha fábrica, e a empresa de Neide, a qual temos acompanhado durante as unidades. 6

7 Olá, Henrique. Como você está? Vim aqui hoje acompanhar o trabalho dos funcionários da limpeza. Como eles estão indo? 7

8 Ora, Branca, estão impecáveis, não tenho do que reclamar. Também, pudera, não é? Tendo você como gerente, já era de se esperar. 8

9 Ai, ai, Henrique! Menos, por favor! O que você estava falando sobre Projeção de Vendas? Quando eu cheguei, escutei só o finalzinho. A Projeção de Vendas indica o tamanho do mercado a ser explorado e permite que o empreendedor defina, com precisão, o local, as máquinas, móveis, equipamentos e o quadro de empregados da empresa. Além disso, dependem dela as estimativas financeiras de custos e faturamento. 9

10 Ah, eu estava falando com nosso(a) colega participante. Estava explicando que irei falar um pouco sobre projeção e venda utilizando, como exemplo, a Brinqueduc e a empresa de Neide. 10

11 Ah, que legal, Henrique. Projetar as vendas é determinar a quantidade de produtos ou serviços que será vendida dentro de um espaço de tempo, ou estou enganada? 11

12 Exatamente, Branca, você está certíssima. Eu, por exemplo, tenho sempre que projetar as vendas da fábrica para não correr o risco de ter uma superprodução e sobrar produtos no estoque; ou ter uma produção aquém do que o mercado procura. 12

13 Na Limpmais, nós também temos que estar sempre atentos ao quadro de funcionários e produtos de limpeza gastos. Tentamos manter sempre a qualidade do serviço prestado a nossos clientes e não esquecendo da possibilidade de atender a novos. 13

14 Por que a projeção de vendas é importante? 1. Porque dependem dela as estimativas financeiras de custos e faturamento. Sabendo a quantidade projetada de vendas, o empreendedor terá condições de calcular os custos de aquisição e/ou de fabricação, além dos custos fixos e saberá antecipadamente quanto poderá ser o seu faturamento. 2. Porque ela indica o tamanho do mercado a ser explorado. Uma empresa precisa atender uma quantidade de clientes que não seja muito grande em relação à sua estrutura. 3. Porque ela permite que o empreendedor defina, com precisão, o local, as máquinas, móveis, equipamentos e o quadro dos empregados da empresa. Todos os itens precisam estar adequados à quantidade que será produzida e/ou vendida. 14

15 E no caso da Neide, Henrique, como ficou a projeção que ela e Francisco fizeram? 15

16 Eles entrevistaram algumas pessoas que tinham perfis e hábitos semelhantes ao possível público consumidor e encontraram o seguinte resultado: 16

17 PROJEÇÃO DE VENDAS Os números da pesquisa de Francisco e Neide: Trabalhadores na empresa de ônibus = 480 pessoas Trabalhadores nos escritórios do centro = pessoas Número de entrevistas realizadas = 130 pessoas ou 5% do universo total Número de concorrentes identificados = 05 lanchonetes Tamanho do mercado de Francisco e Neide: clientes/dia em potencial para consumirem em 06 estabelecimentos (incluindo os lanches de Francisco e Neide) 2.480/6 = 413 clientes/dia para cada estabelecimento Considerando 20 dias úteis/mês (413x20) = clientes/mês Projeção de vendas de salgados e sucos/mês unidades Cinco lanchonetes disputariam os clientes de Francisco e Neide com eles. Francisco e Neide seriam a 6ª empresa disputando um mercado estimado de clientes. Cada empresa teria um mercado potencial a explorar de 413 clientes por dia. Com base nas informações pesquisadas, a projeção de vendas de salgados e sucos de Francisco e Neide seria de unidades de cada um por mês, considerando 20 dias úteis. Então, estimaram que não devem conseguir atingir o mercado pretendido. 17

18 Olha só, Henrique. A pesquisa deles ficou bem interessante, pois com esses dados eles possuem a noção exata de produção, minimizando os gastos e possivelmente aumentando a margem de lucro. Bacana isso, não é? Além disso, você reparou que a empresa deles está seguindo os 4 Ps? 18

19 19 PRODUTO > atende às necessidades dos clientes. PREÇO > está não só na faixa que os clientes podem, mas até abaixo do que estariam dispostos a pagar. PONTO > a distribuição corpo a corpo atende ao cliente, pois vai aonde ele está. PROMOÇÃO > é atendida por meio da própria venda corpo a corpo e também da degustação.

20 Este tipo de pesquisa pode ser aplicada a qualquer empresa, seja pequena ou grande. Nós mesmos, aqui na Brinqueduc, trabalhamos os 4 Ps e projeção de vendas, porque vemos isso como algo fundamental a qualquer negócio. 20

21 Você está certo, Henrique. A projeção de vendas e a aplicação dos 4Ps é fundamental às empresas. 21

22 Você pode debater o uso dos 4Ps e a projeção de vendas, tanto da sua empresa quanto, da empresa de Neide junto com seus colegas através de trabalhos em grupo. Com certeza você verá outras opiniões a respeito dessas aplicações em diferentes negócios e isso poderá lhe ajudar a definir o seu. 22

23 Você concluiu com sucesso o Módulo 1 - Mercado. Agora, você possui informações básicas suficientes sobre o estudo de mercado: Você viu o que é Marketing e seus 4Ps: Preço, Produto, Ponto e Promoção, para que servem e como posicionar a empresa em relação a eles; A importância da projeção de vendas e atitudes empreendedoras necessárias para realizar a pesquisa de mercado; Por que buscar informações sobre os mercados. 23

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