A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO 1.1. O que existe no Universo n Observação do céu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO 1.1. O que existe no Universo n Observação do céu."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO 1.1. O que existe no Universo n Observação do céu

2 Filipa Vicente

3 O Sol – astro com luz própria de cor amarelo-alaranjada. É um corpo luminoso que produz energia - é uma estrela – a nossa estrela.

4 Nota: A estrela mais brilhante na escuridão do céu chama-se Sírio. As estrelas são constituídas fundamentalmente por átomos de hidrogénio e hélio.

5 A Lua – é um corpo iluminado, que pode ter vários aspectos (fases) consoante é iluminado pelo Sol.

6 Filipa Vicente A Lua é um satélite – o nosso único satélite natural.

7 Filipa Vicente Vénus – O planeta mais próximo de nós.

8 Marte – O segundo planeta mais próximo de nós.

9 Mercúrio – O terceiro planeta mais próximo de nós.

10 Júpiter

11 Saturno

12 Urano

13 Neptuno

14 Professora de CFQ - Filipa Vicente O nosso Sistema Solar tem oito planetas que giram à volta do Sol. Os planetas dividem-se em: Planetas interiores - Rochosos e pequenos Planetas exteriores - Gasosos e gigantes

15 Filipa Vicente Asteróide

16 Entre Marte e Júpiter existem milhares de asteróides – formam a cintura de asteróides.

17 Quando um cometa se aproxima do Sol surge uma cauda brilhante. Cometa Halley. Recebemos a sua visita de 76 em 76 anos.

18 Filipa Vicente As estrelas cadentes não são estrelas a cair para a Terra, mas sim meteoros. Como são incandescentes deixam um rasto luminoso à sua passagem. MeteorosMeteorito

19 Filipa Vicente

20

21 Para identificar melhor as estrelas, estas foram agrupadas formando desenhos no céu. Esses grupos de estrelas são designados por constelações.

22 Filipa Vicente As estrelas parecem estar à mesma distância, mas isso é uma ilusão óptica. As estrelas da constelação parecem-nos estar projectadas num ecrã gigante. Os astrónomos chamam Esfera Celeste a esse ecrã imaginário que envolve a Terra e onde se projecta a luz das estrelas. 1 Terra Os astrónomos recorrem a mapas celestes para localizarem mais facilmente alguns objectos celestes.

23 Filipa Vicente Há dezenas de constelações facilmente identificadas nomeadamente: a Ursa Maior, a Ursa Menor e a Cassiopeia, no hemisfério norte. 1

24 Filipa Vicente Prolongando cinco vezes a distância entre as estrelas “guardas” (assinaladas a azul, na figura) da Ursa Maior, encontra-se a última estrela da cauda da Ursa Menor – a Estrela Polar. guardas Como localizar no céu a Estrela Polar?

25 Filipa Vicente A Estrela Polar encontra-se junto ao pólo norte celeste; indica, por isso, o Norte. No hemisfério norte, podemo-nos orientar pela Estrela Polar. No hemisfério sul, podemo-nos orientar pela constelação Cruzeiro do Sul; o seu braço maior aponta para o pólo sul. 2

26 Filipa Vicente n FIM sairinício


Carregar ppt "Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO 1.1. O que existe no Universo n Observação do céu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google