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Um Custo Desnecessário para a Atividade Aérea
Incidentes em Terra Um Custo Desnecessário para a Atividade Aérea
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Objetivo Valorizar as melhores práticas para evitar as ocorrências de solo com helicópteros
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Roteiro O Problema Fatores Contribuintes Os Casos e a Prevenção
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O Problema OCORRÊNCIA DE SOLO
Toda ocorrência envolvendo aeronave e não havendo intenção de vôo, da qual resulte dano ou lesão. Ocorrem em operações de solo; Entrando e saindo do hangar, e em movimentações na área operacional. Nós podemos observar que é um problema que pode impedir uma saída promissora ou estragar um regresso bem sucecedido.
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Comprometem a Missão Ofuscam o sucesso
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Fatores contribuintes
Fator humano Aspecto Psicológico Aspecto Operacional Instrução Supervisão Infra-estrutura Pessoal de apoio Outros
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Caso 1 A aeronave encontrava-se no pátio de estacionamento. Por solicitação da manutenção, a referida aeronave foi tratorada para dentro do hangar. No caminho a mangueira de uma das rodas do reboque estourou, o que resultou na queda brusca do esqui, que se arrastou por meio metro Caso reincidente.
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Caso 2 Para o deslocamento, foi instalado o “truck” no esqui do helicóptero. Ao erguer a aeronave e apoiá-la somente sobre as rodas do reboque, ocorreu a quebra do olhal do pino de fixação da roda ao esqui do lado esquerdo e a aeronave caiu. Foram encontrados problemas em outros “trucks”
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Prevenção Usar uma lista de verificações Escolher o veículo adequado
Checar a operacionalidade Rodas e pneus Fluidos e Vazamentos Conexões Equipamento de segurança Freios e “Towbar”
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Caso 3 a aeronave estava sendo rebocada para o local previsto de pernoite, quando ao passar sobre o desnível existente sofreu uma guinada, vindo a colidir com outra aeronave que já estava estacionada.
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Prevenção Planejar a rota: Proximidade Condições do piso
Aeronaves e veículos Outros serviços Pessoas Proximidade outras aeronaves outros equipamentos Condições do piso
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Caso 4 Após apoiar a partida em dois helicópteros, o motorista posicionou a fonte externa junto a outra aeronave, deixando-a conectada. Imediatamente foi solicitado apoio do trator para retirar uma aeronave de dentro do hangar.
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Caso 4 Na ânsia de atender ao chamado, o motorista movimentou o trator com a fonte externa ligada a ele, e como estava ainda conectada ao helicóptero, o deslocamento causou danos leves na estrutura da tomada e no “plug” de conexão da fonte
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Prevenção Somente pessoal treinado Aderência aos procedimentos
Checar se a área está livre para a operação Aeronave Equipamento O caminho etc.
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Caso 5 Após o engate do garfo de reboque à bequilha da aeronave, o tratorista inicia o procedimento. Quando percebe que o freio não foi liberado, atua na embreagem e acelerador de forma excessiva por duas vezes.
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Caso 5 Sem obter sucesso à ré, o motorista tenta se deslocar à frente.
O freio solta-se bruscamente partindo o garfo de reboque e danificando parte da bequilha e sua fixação à aeronave.
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Prevenção Checar os freios Pessoas de cada lado da aeronave
Antes, durante e depois Pessoas de cada lado da aeronave Sinalização, vestimentas Prevenir RI FOD NA DÚVIDA, PARE!!!!
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Prevenção Checar os freios Pessoas de cada lado da aeronave
Antes, durante e depois Pessoas de cada lado da aeronave Sinalização Vestimentas NA DÚVIDA, PARE!!!!
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Caso 6 O helicóptero estava pousado heliponto do hospital, com o motor cortado e rotores parados. Parte da tripulação guarnecia a aeronave e a outra parte acompanhava a vítima que fora transportada.
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Caso 6 Uma ambulância que estava estacionada próxima do heliponto iniciou um deslocamento de ré em direção ao helicóptero. A tripulação começou a orientar a ambulância para evitar uma colisão com a aeronave.
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Caso 6 O motorista não atendeu a solicitação para que a ambulância parasse, apesar da insistência da tripulação. O veículo veio a colidir com a aeronave, danificando a bolha direita e o farol de busca. Um dos tripulantes foi atingido pela ambulância na tentativa de para o deslocamento, sendo atendido no hospital.
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Prevenção Brifar a equipe que vai ajudar Assertividade Sinalização
Rádios Assertividade
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Caso 7 A aeronave estava sendo rebocada do interior do hangar para o pátio. Quando ao passar por cima de uma grade de escoamento de águas pluviais, onde existia um pequeno buraco, sofreu um dano na bequilha que não foi percebido no momento. Durante o vôo a bequilha não pode ser recolhida.
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Prevenção Escolher o caminho mais seguro Velocidade do homem andando
Devagar se desconfiar do terreno
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Caso 8 O helicóptero estava em manutenção no hangar.
Durante uma chuva torrencial, foi percebido que o local oferecia perigo à aeronave e tentaram retirá-la, porém não houve tempo e parte do telhado do hangar desprendeu-se e caiu sobre o estabilizador horizontal direito causando pequenos danos.
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Mobilização Geral
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cenipa.aer.mil.br Notificações Pesquisas
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flightsafety.org
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Maj Av Sidnei Velloso da Silva Junior
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