A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E B 2, 3 Padre Alberto Neto Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3 Trabalho realizado para a disciplina de História. Professora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E B 2, 3 Padre Alberto Neto Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3 Trabalho realizado para a disciplina de História. Professora."— Transcrição da apresentação:

1 E B 2, 3 Padre Alberto Neto Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3 Trabalho realizado para a disciplina de História. Professora Luísa Jesus

2 O início da reforma protestante deu-se pois: »Os papas viviam no meio de luxo; »O alto clero vivia com muita corrupção e imoralidade; »O baixo clero vivia na imoralidade e ignorância; Na CONTESTAÇÃO À IGREJA CATÓLICA destacaram-se: »João Huss ( ) um sacerdote checo; »Savonarola( ) que era monge dominicano italiano; »Erasmos de Roterdão ( ) que era um Humanista holandês; Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam directamente os interesses da monarquia britânica. A monarquia Tudor, que na época controlava o trono inglês, procurava meios para reforçar a autoridade real frente à forte influência das autoridades eclesiásticas. Tal disputa se sustentava principalmente no facto da Igreja ter em mãos uma grande superfície de terras sob o seu controle.

3 Com isto o Papa Leão X mandou pregar as Indulgências, fazendo com que o monge Agostinho alemão Martinho Lutero, afixa-se na porta do castelo de Wittenberd as suas 95 declarações contra as indulgências. O Papa revoltado excomunga Lutero através de bula EXsurge Domine, fazendo com que Lutero fizesse protesto contra a excomunhão. Neste protesto criaram-se 3 reformas protestantes: Luteranismo; Calvinismo e o Anglicanismo, sendo o Anglicanismo o mais importante para este grupo.

4 Em Inglaterra, o rei Henrique VIII teve grande importância na consolidação da reforma religiosa. Henrique VIII e a Igreja já tinham uma relação pouco harmoniosa quando, no ano de 1527, o rei inglês exigiu que o papa anulasse seu casamento com a rainha espanhola Catarina de Aragão. Henrique VIII alegava que sua esposa não teve condições para lhe oferecer um herdeiro forte e saudável que desse continuidade à sua dinastia. O papa Clemente VII resolveu não atender as súplicas do monarca britânico. Isso porque o tio de Catarina de Aragão, o rei Carlos V, estava auxiliando a Igreja contra o avanço dos luteranos no Sacro Império Romano Germânico. Inconformado com a indiferença papal, Henrique VIII obrigou o Parlamento britânico a votar uma série de leis que colocavam a Igreja sob o controle do Estado. No ano de 1534, o chamado Ato de Supremacia criou a Igreja Anglicana. Os Países que aderiram a esta religião foram a Grã-Bretanha e as Colónias Inglesas. Os Princípios religiosos defendidos pela Igreja Anglicana foram a Salvação pela predestinação,o monarca é o chefe religioso e o cerimonial e a hierarquia são idênticos aos da Igreja Católica.

5 Henrique VIII de Inglaterra nasceu a 28 de Junho de 1491 e morreu a 28 de Janeiro de Foi rei de Inglaterra a partir de 21 de Abril de 1509 (coroado a 24 de Junho de 1509) até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lorde da Irlanda. Foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo a seu pai, Henrique VII, e pretendente ao trono francês. Henrique VIII foi uma figura marcante na História, famoso por ter se casado seis vezes e por exercer o poder mais absoluto entre todos os monarcas ingleses. Entre os feitos mais notáveis de seu reinado se inclui sua ruptura com a Igreja Católica Romana, e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos monastérios, e a união da Inglaterra com Gales.

6


Carregar ppt "E B 2, 3 Padre Alberto Neto Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3 Trabalho realizado para a disciplina de História. Professora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google