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Psicoacústica Histórico Fga. Pierangela Nota Simões.

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Apresentação em tema: "Psicoacústica Histórico Fga. Pierangela Nota Simões."— Transcrição da apresentação:

1 Psicoacústica Histórico Fga. Pierangela Nota Simões

2 Biblioteca de sons O homem herdou de seus antepassados, na escala filogenética, todos os significados dos sons naturais, desde o medo de ruídos intensos até a atração por sons harmônicos e melódicos

3 Trovão Som de baixa frequência e muita pressão sonora

4 Rugido do leão Ressonância no peito e nas vísceras

5 Biblioteca de sons Reações gravadas geneticamente Aumenta indefinidamente Varia com as experiências individuais

6 Som Como fenômeno existe desde sempre Relacionado intrinsecamente à música Danças, rituais, atividades de magia

7 Evolução Postura ereta e mãos livres: construção de instrumentos, inclusive musicais Sedentarização e domínio da agricultura: música como entretenimento Invenção da escrita: maior organização da sociedade, inclusive em relação à música

8 Dilúvio Catástrofes naturais e artificiais provocaram o desaparecimento de registros que poderiam confirmar suposições atuais Textos descrevem o Dilúvio como um castigo divino devido ao ruído intenso

9 Pitágoras Há cerca de anos atrás dedicou-se ao estudo dos intervalos musicais e suas relações Criou os conceitos de consonância e dissonância Estabeleceu a relação entre a frequência do som e o comprimento da onda sonora

10 Monocórdio

11 Pitágoras Abriu as portas para especulações filosóficas e matemáticas no estudo do som Durante muitos séculos o som continuou sendo visto como uma fusão mística entre a Aritmética e a Música

12 Música das Esferas Se as distâncias entre os objetos celestes obedeciam a certas razões, elas também gerariam música ao girar pelos céus, a Música das Esferas. O Sol, a Lua e os planetas possuíam energias vibratórias, correspondentes a oitavas. Não ouvimos essa Música porque não estamos harmonizados. Esse ouvir não deve ser concebido no sentido físico.

13 130 a.C. Ptolomeu Construiu um diagrama geométrico pretendendo estabelecer relações harmônicas entre as cores e os tons musicais Newton Procurou mostrar relações numéricas entre as cores do arco íris e as notas de um acorde musical (século XVII)

14 Aristóteles a.C. Também ocupou-se do estudo do som relacionado à Música Responsável por uma coletânea que expõe modelos sobre a propagação das ondas sonoras no ar Sua influência prosseguiu até a segunda metade do século XVII (Idade Média)

15 Nova era de Investigações

16 Galileu Galilei ( ) Físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano.

17 Galileu Os experimentos com o som passaram a ser feitos sem que, necessariamente, estivessem relacionados à Música Inaugurou a Acústica Experimental

18 Galileu Descobriu o fenômeno da ressonância, antecipando a idéia de que cada corpo vibra em sua frequência natural Deduziu as leis completas sobre as cordas vibrantes, embora essa descoberta seja também atribuída a Mersenne

19 Martin Mersenne Matemático francês Realizou os primeiros estudos experimentais sobre a velocidade do som Associou definitivamente a altura do som à frequência de vibração

20 Robert Boyle 1600 Demonstrou a necessidade de um meio para a propagação do som

21 Velocidade do som Século XVIII A partir de estudos realizados por Mersenne, os pesquisadores italianos Borelli e Viviani e o inglês Derham chegaram ao valor de 340 metros por segundo, a uma temperatura de 20° centígrados, para a velocidade do som

22 Sensações Robert Hooke (1681) matemático inglês e secretário da Royal Society of London foi o primeiro cientista a procurar a relação ente a frequência objetiva de um som e a altura subjetiva em que ele é ouvido

23 Faixa audível 1830 Félix Savart estabeleceu o valor de 8 Hz para a frequência mínima audível e Hz para a frequência máxima

24 Nesta época os estudos do som se intensificaram resultando no que se tornaria a Acústica atual

25 Centro da audição 1851 Alfonso Corti descobriu o verdadeiro centro da audição e, examinando a cóclea com um poderoso microscópio, percebeu sua milhares de células ciliadas

26 Células ciliadas

27 Herman von Helmholtz Filósofo, anatomista, matemático e físico alemão Contribuições com teorias da percepção visual, percepção espacial e percepção do som

28 Percepção do som On the Sensations of Tone, 1852 Importantes contribuições na área da fisiologia acerca da sensibilidade do sistema auditivo Helmholtz trouxe à discussão os fatores físico, fisiológico e psicológicos envolvidos na percepção do som

29 Momento histórico Iluminismo Defesa do conhecimento racional Visão matemática e objetiva Romantismo Ideais utópicos e tendências idealistas Subjetividade

30 Estudos acerca da sensibilidade do sistema auditivo contribuíram para consolidar as bases da Acústica e começaram a ser trilhados os primeiro passos da PSICOACÚSTICA

31 Gustav Fechner O psíquico e o físico são dois aspectos diferentes da mesma realidade Estabeleceu que a relação entre a intensidade física e a sensação psicológica não é linear

32 Elementos de Psicofísica Elementos de psicofísica, 1850 Lei de Fechner-Weber Relação logarítmica das sensações

33 Inventos Sir Charles Wheatstone ( ) fez vários experimentos relacionados à audição utilizando algo semelhante a um estetoscópio e inventou um aparelho que deu origem ao microfone

34 Inventos Lord Kelvin ( ) construiu o primeiro analisador harmônico Graham Bell (1861) Edison (1862) criou o fonógrafo, que deu origem aos sistemas de gravação e reprodução

35 Acústica Arquitetônica Em 1895, Wallace Sabine foi chamado para corrigir a acústica de um salão de conferências em Harvard Medindo pela primeira vez a reverberação e preocupando-se especialmente com a inteligibilidade do som, iniciou a época da Acústica de Espaços

36 Final do século XIX Profissionais que trabalhavam em Eletricidade e eletrônica passaram a interessar-se por Acústica Invenção do 1° audiômetro

37 Titanic 1912 Levou investigadores a fazer várias tentativas para detecção de objetos submersos Os primeiros resultados começaram a aparecer apenas ao final da I Guerra Mundial

38 Ultra som Aperfeiçoado para detecção de objetos submersos na II Guerra Mundial Desenvolvimento de técnica ultra sônicas com aplicação na Medicina

39 Especialidades Como causa e efeito do próprio desenvolvimento, a partir dos anos 30 diferenciaram-se as diversas especialidades da Acústica – Acústica fisiológica – Acústica arquitetônica – Acústica ambiental – Fonética acústica

40 No campo da Psicoacústica, pesquisadores deram continuidade aos importantes trabalhos realizados por Helmholtz Eles garantiram a continuidade dos estudos nessa área, apresentando dados perfeitamente válidos ainda nos dias de hoje

41 1926: a Warner Bross apresenta o primeiro filme sonoro, com equipamentos dos laboratórios Bell 1965: os laboratórios Dolby introduzem técnicas de redução de ruído para as gravações de audio 1982: é editado o primeiro Compact Disc 1987: começaram os estudos de compressão em audio que originaram o formato MP3

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