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CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – Décima Revisão) - Cap.XX Acidente de transporte é todo acidente.

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2 CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – Décima Revisão) - Cap.XX Acidente de transporte é todo acidente que envolve um veículo destinado, ou usado no momento do acidente, principalmente para o transporte de pessoas ou de mercadorias de um lugar para outro. Acidente de trânsito é todo acidente com veículo ocorrido na via pública.

3 A doença Lenta Pessoas idosas Efeito psicológico... As pessoas da família aceitam com resignação... O acidente Inesperado Jovens Brusco... As pessoas não aceitam... O Trauma, os efeitos pós-traumáticos e sequelas.

4 Expectativa de vida no Brasil (2010)73 anos Idade média dos mortos no trânsito - 32 anos Faixa etária predominante - 15 a 55 anos Perda de 33 anos de produtividade (até os 65 anos) Idade média dos mortos por câncer – mais de 60 anos Perda de cerca de 5 anos de produtividade Idade média dos por doenças do coração e circulação – cerca de 65 anos Perda de produtividade próxima de zero Mortos ( em 2010) por doenças do coração e circulação – 215 mil câncer (todos os tipos) – 96 mil acidentes de trânsito – 40 mil

5 Quantificar os custos dos acidentes: evolução metodológica As técnicas usuais de estudos de acidentes Levantamento de dados de acidentes de acordo com a classificação de acidentes por tipo. Os 13 tipos adotados pelo DNER/PRF CV/SV/CF Exemplos no Brasil IPR – 2004 – Estimativa dos Custos de Acidentes de Trânsito na Malha Rodoviária Federal duração 3 anos, custo estimado R$ 2 milhões. Resultados para o ano 2000 - US$2 bilhões – sem extrapolações. IPEA|ANTP – 2004 – Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras duração 2,5 anos, custo estimado R$ 400 mil. Resultados do ano de 2001 extrapolados para 2004.

6 Da irrastreabilidade dos acidentes e a solução dada para o projeto Acidentes envolvendo múltiplos veículos e diversas pessoas, após alguns meses, são tecnicamente irrastreáveis. Estratégia adotada: decompor os acidentes de trânsito em componentes elementares de custo, identificáveis a partir dos Boletins de Acidente de Trânsito (BAT). Com base na investigação de diferentes acidentes, calculou-se o custo médio de cada um desses componentes elementares de custo.

7 Princípio da Aditividade e Solução para Irrastreabilidade Apropriação dos Elementos de Custos para cada Componente Acidente Veículos Sistema viário, meio ambiente e ambiente construído Condutores usuários e Pedestres Institucional e Social

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9 Ao final de 2011 teremos registrado 42.720 mortes no trânsito e 165.300 feridos, em todo o Brasil, com 8.544 mortos e 47.230 feridos nas BRs.. Serão envolvidos aproximadamente 310.750 automóveis e 56.240 caminhões, só nas rodovias federais. Somente com danos materiais, despesas hospitalares e previdenciárias serão gastos cerca de R$ 15,28 bilhões com os acidentes das rodovias federais. Associados aos 56.240 acidentes com caminhões serão gastos R$2,09 bilhões só de danos e perdas materiais. A cada 9 minutos e meio acontece um acidente envolvendo caminhões, nas rodovias federais do Brasil Com cerca dos 5.400 mortos e 17.300 feridos associados a esses acidentes serão gastos mais R$3.98 bilhões com hospitais e previdência, SEM CONTAR AS PERDAS DE PRODUTIVIDADE.

10 Obrigado! José Alex Sant´Anna alex.santanna@correios.net.br (19)9774-0323


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