A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
TEORIA DO ESPORTE Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

2 Profª. Dra. Elizabeth Teixeira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
OFICÍO DO ESTUDANTE Profª. Dra. Elizabeth Teixeira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

3 POR QUE ESTUDAR TEORIA DO ESPORTE? Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

4 Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
HISTORIA DOS ESPORTES Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

5 Chinesa – lutas chinesas, tiro ao arco chines, esgrima de sabre, T’su-Chu e artes marciais chinesas;
Egipcia – arco e flecha, corrida, saltos, arremessos, equitacao, esgrima, luta, boxe, natacao, remo, corridas de carros e jogos de pelota; Etrusca – duelos armados; Hitita – equitacao, natacao, remo, esgrima, tiro e luta; Japonesa – Artes marciais.

6 Esportes Autótonos Podem ser considerados “esportes puros”, isto é, esportes que continuaram a ser praticados ao longo do tempo sem receber influencias de outras culturas. Quando os Esportes Autótonos permanecem como prática, mas com modificações de outras culturas, geralmente de nações colonizadoras, passam a ser chamados Esportes ou Jogos Tradicionais.

7 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
GRÉCIA ANTIGA O humanismo foi reconhecido por Jaegger (1945) como uma das principais marcas da sociedade grega. Para esse autor, o humanismo explica a educação dos gregos, que visava formar pessoas autônomas e fundamentalmente com idéias. Os Jogos Gregos, para Jaegger, realizavam-se na perspectiva do humanismo grego. Os Jogos Gregos eram festas populares, religiosas, verdadeiras cerimonias pan-helenicas. Breve histórico do esporte Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

8 Coroa traçada por ramos de oliveira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Premiação Coroa traçada por ramos de oliveira Como exemplo dos Jogos Gregos, pode-se citar os Jogos Fúnebres, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos, as Panatenéias, outros Jogos e principalmente os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

9 Jogos Fúnebres: Jogos Píticos: Jogos Ístmicos:
Eram em homenagem a figuras de destaque nas cidades gregas que haviam morrido. Jogos Píticos: Eram celebrados em homenagem a Apolo e foram criados em 528 a.C., em Delfos. Jogos Ístmicos: Tinham as mesmas competições dos Jogos Olímpicos e eram celebrados em Corinto, de dois em dois anos.

10 Pode-se concluir, em relação aos Jogos Gregos, que representaram os primeiros fatos esportivos, já que anteriormente o que aconteceram foram praticas pré-esportivas.

11 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
DECADÊNCIA DOS JOGOS Livro O que é Educação Física Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

12 RECRIAÇÃO DO ESPORTE INSTITUCIONALIZADO
Séc. XIX Inglaterra Thomas Arnold Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

13 REFORMA DOS JOGOS OLÍMPICOS
Pierre Fredy, o Barão de Coubertin; 1896; Reforma do sistema educativo francês; Estender para o campo internacional; Resgate do ideal olímpico; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

14 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A partir da instalação das Olimpíadas Modernas, o movimento esportivo internacional cresceu em torno dessas competições promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional e nas atividades das federações internacionais de cada modalidade esportiva, criadas já no século XX.

15 O esporte na perspectiva da alta competição permaneceu até 1964, quando, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em documento assinado por Noel Baker, o esporte passou a ser estendido também para o homem comum, isto é, o não-atleta, na expectativa da utilização esportiva para a qualidade de vida.

16 Este renovado entendimento do fato esportivo, depois de referendado pelo Conselho da Europa em 1966 e por organismos internacionais, como a UNESCO, através de importantes documentos filosóficos, interferiu inclusive com as responsabilidades sociais do Estado diante do esporte.

17 Desse modo, uma teoria geral para o esporte, considerando toda a sua modernidade, e colocando-o nas suas interseções efetivas com a Sociedade e o Estado, pôde contribuir para novas reflexões sobre este fenômeno, sem dúvida, um dos mais importantes deste final de século XX.

18

19 REFLEXÃO DA AULA

20 POR HOJE!!!


Carregar ppt "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google