Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
TEORIA DO ESPORTE Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
2
Profª. Dra. Elizabeth Teixeira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
OFICÍO DO ESTUDANTE Profª. Dra. Elizabeth Teixeira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
3
POR QUE ESTUDAR TEORIA DO ESPORTE? Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
4
Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
HISTORIA DOS ESPORTES Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
5
Chinesa – lutas chinesas, tiro ao arco chines, esgrima de sabre, T’su-Chu e artes marciais chinesas;
Egipcia – arco e flecha, corrida, saltos, arremessos, equitacao, esgrima, luta, boxe, natacao, remo, corridas de carros e jogos de pelota; Etrusca – duelos armados; Hitita – equitacao, natacao, remo, esgrima, tiro e luta; Japonesa – Artes marciais.
6
Esportes Autótonos Podem ser considerados “esportes puros”, isto é, esportes que continuaram a ser praticados ao longo do tempo sem receber influencias de outras culturas. Quando os Esportes Autótonos permanecem como prática, mas com modificações de outras culturas, geralmente de nações colonizadoras, passam a ser chamados Esportes ou Jogos Tradicionais.
7
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
GRÉCIA ANTIGA O humanismo foi reconhecido por Jaegger (1945) como uma das principais marcas da sociedade grega. Para esse autor, o humanismo explica a educação dos gregos, que visava formar pessoas autônomas e fundamentalmente com idéias. Os Jogos Gregos, para Jaegger, realizavam-se na perspectiva do humanismo grego. Os Jogos Gregos eram festas populares, religiosas, verdadeiras cerimonias pan-helenicas. Breve histórico do esporte Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
8
Coroa traçada por ramos de oliveira Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Premiação Coroa traçada por ramos de oliveira Como exemplo dos Jogos Gregos, pode-se citar os Jogos Fúnebres, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos, as Panatenéias, outros Jogos e principalmente os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
9
Jogos Fúnebres: Jogos Píticos: Jogos Ístmicos:
Eram em homenagem a figuras de destaque nas cidades gregas que haviam morrido. Jogos Píticos: Eram celebrados em homenagem a Apolo e foram criados em 528 a.C., em Delfos. Jogos Ístmicos: Tinham as mesmas competições dos Jogos Olímpicos e eram celebrados em Corinto, de dois em dois anos.
10
Pode-se concluir, em relação aos Jogos Gregos, que representaram os primeiros fatos esportivos, já que anteriormente o que aconteceram foram praticas pré-esportivas.
11
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
DECADÊNCIA DOS JOGOS Livro O que é Educação Física Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
12
RECRIAÇÃO DO ESPORTE INSTITUCIONALIZADO
Séc. XIX Inglaterra Thomas Arnold Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
13
REFORMA DOS JOGOS OLÍMPICOS
Pierre Fredy, o Barão de Coubertin; 1896; Reforma do sistema educativo francês; Estender para o campo internacional; Resgate do ideal olímpico; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
14
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A partir da instalação das Olimpíadas Modernas, o movimento esportivo internacional cresceu em torno dessas competições promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional e nas atividades das federações internacionais de cada modalidade esportiva, criadas já no século XX.
15
O esporte na perspectiva da alta competição permaneceu até 1964, quando, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em documento assinado por Noel Baker, o esporte passou a ser estendido também para o homem comum, isto é, o não-atleta, na expectativa da utilização esportiva para a qualidade de vida.
16
Este renovado entendimento do fato esportivo, depois de referendado pelo Conselho da Europa em 1966 e por organismos internacionais, como a UNESCO, através de importantes documentos filosóficos, interferiu inclusive com as responsabilidades sociais do Estado diante do esporte.
17
Desse modo, uma teoria geral para o esporte, considerando toda a sua modernidade, e colocando-o nas suas interseções efetivas com a Sociedade e o Estado, pôde contribuir para novas reflexões sobre este fenômeno, sem dúvida, um dos mais importantes deste final de século XX.
19
REFLEXÃO DA AULA
20
POR HOJE!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.