A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE

3 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho OFICÍO DO ESTUDANTE Profª. Dra. Elizabeth Teixeira

4 POR QUE ESTUDAR TEORIA DO ESPORTE? Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

5 HISTORIA DOS ESPORTES Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

6 Chinesa – lutas chinesas, tiro ao arco chines, esgrima de sabre, Tsu-Chu e artes marciais chinesas; Egipcia – arco e flecha, corrida, saltos, arremessos, equitacao, esgrima, luta, boxe, natacao, remo, corridas de carros e jogos de pelota; Etrusca – duelos armados; Hitita – equitacao, natacao, remo, esgrima, tiro e luta; Japonesa – Artes marciais.

7 Esportes Autótonos Podem ser considerados esportes puros, isto é, esportes que continuaram a ser praticados ao longo do tempo sem receber influencias de outras culturas. Quando os Esportes Autótonos permanecem como prática, mas com modificações de outras culturas, geralmente de nações colonizadoras, passam a ser chamados Esportes ou Jogos Tradicionais.

8 GRÉCIA ANTIGA O humanismo foi reconhecido por Jaegger (1945) como uma das principais marcas da sociedade grega. Para esse autor, o humanismo explica a educação dos gregos, que visava formar pessoas autônomas e fundamentalmente com idéias. Os Jogos Gregos, para Jaegger, realizavam-se na perspectiva do humanismo grego.. Os Jogos Gregos eram festas populares, religiosas, verdadeiras cerimonias pan-helenicas. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

9 Como exemplo dos Jogos Gregos, pode-se citar os Jogos Fúnebres, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos, as Panatenéias, outros Jogos e principalmente os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Coroa traçada por ramos de oliveira Premiação

10 Jogos Fúnebres: Eram em homenagem a figuras de destaque nas cidades gregas que haviam morrido. Jogos Píticos: Eram celebrados em homenagem a Apolo e foram criados em 528 a.C., em Delfos. Jogos Ístmicos: Tinham as mesmas competições dos Jogos Olímpicos e eram celebrados em Corinto, de dois em dois anos.

11 Pode-se concluir, em relação aos Jogos Gregos, que representaram os primeiros fatos esportivos, já que anteriormente o que aconteceram foram praticas pré-esportivas.

12 DECADÊNCIA DOS JOGOS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Livro O que é Educação Física

13 RECRIAÇÃO DO ESPORTE INSTITUCIONALIZADO Séc. XIX Inglaterra Thomas Arnold Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

14 REFORMA DOS JOGOS OLÍMPICOS Pierre Fredy, o Barão de CoubertinPierre Fredy, o Barão de Coubertin; 1896; Reforma do sistema educativo francês; Estender para o campo internacional; Resgate do ideal olímpico; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

15 A partir da instalação das Olimpíadas Modernas, o movimento esportivo internacional cresceu em torno dessas competições promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional e nas atividades das federações internacionais de cada modalidade esportiva, criadas já no século XX. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

16 O esporte na perspectiva da alta competição permaneceu até 1964, quando, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em documento assinado por Noel Baker, o esporte passou a ser estendido também para o homem comum, isto é, o não-atleta, na expectativa da utilização esportiva para a qualidade de vida.

17 Este renovado entendimento do fato esportivo, depois de referendado pelo Conselho da Europa em 1966 e por organismos internacionais, como a UNESCO, através de importantes documentos filosóficos, interferiu inclusive com as responsabilidades sociais do Estado diante do esporte.

18 Desse modo, uma teoria geral para o esporte, considerando toda a sua modernidade, e colocando-o nas suas interseções efetivas com a Sociedade e o Estado, pôde contribuir para novas reflexões sobre este fenômeno, sem dúvida, um dos mais importantes deste final de século XX.

19

20

21


Carregar ppt "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google