A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica Escolar Rosana Fachada Daniela Marcondes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica Escolar Rosana Fachada Daniela Marcondes."— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica Escolar Rosana Fachada Daniela Marcondes

2 História da Ginástica Pré-históriaAntiguidadeIdade Média Idade Moderna (1453 ) Idade Contemporânea SobrevivênciaLutas, natação,Preparação Militar Soldados (cruzadas) Tomada de Constantinópolis pelos Turcos: Início do Sec. XIX Atacar/defenderRemo, hipismo, tiro com arco; Esgrima e Equitação. 1. Movimento educacional da Educação Física com estudos: 4 grandes Escolas: Jogos, rituaisJogos, rituais religiosos. Preparação para a guerra. Jogos: arco e flecha, escaladas, nado, corrida, Pedagogia, Fisiologia e da Técnica - Movimento de Sistematização da Ginástica. Inglesa; Alemã; Sueca; Francesa FestividadesGrécia e RomaSalto, caça e pesca, jogos de pelota e de raquete. Jogos Populares, danças folclóricas regionais e o atletismo.

3 4 ( quatros) Grandes Escolas Inglesa – Jogos, atividades atléticas e Esportes. Alemã–––––––––––Sueca–––––––––––––Francesa Responsáveis pelos principais métodos Ginásticos ( Grandes movimentos Gímicos – Primeira Lingiada Estocolmo em 1939 até os dias de Hoje) influências recíprocas e Universalização dos conceitos Ginásticos. * Influência nas sociedades Industriais : apresentando- se como capaz de corrigir vícios posturais – medicina e tendo status.

4 Conceito 1- Aurélio : Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos etc. 2- Enciclopédia Britânica: Sistema de exercícios físicos praticados com o objetivo de promover o desenvolvimento físico e o esporte. 3- Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: Uma forma ou modalidade da Educação Física, isto é, uma maneira de formar fisicamente o corpo humano, sendo as restantes, além dela, os jogos e os desportos. 4- Definição Científica: É a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto ( movimento e atitude) por intermédio de exercícios corporais, de forma precisamente determinada e ordenados sistematicamente, de modo a solicitar não a todas as partes do corpo, com grandes funções orgânicas vitais e sistemas anatômicos: respiratório, cardiocirculatório, nutrição ( assimilação e desassimilação). Nervoso, os órgãos de secreção interna etc.

5 Campos de Atuação 1- Ginástica de Condicionamento Físico : englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo normal e /ou atleta. 2- Ginástica de Competição: reúnem todas as modalidades competitivas. 3- Ginástica Fisioterápica: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. 4- Ginástica de Conscientização Corporal: reúnem as Novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves, e que foram introduzidas no Brasil na década de 70 ( anti-ginástica). Soluções para os problemas posturais e físicos. 5- Ginástica de Demonstração: é representante deste grupo a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não-competitividade, tendo como função principal a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos : motor, cognitivo, afetivo e social.

6 Conteúdo Movimentos naturaisMovimentos Construídos ou Habilidades Culturalmente Determinadas

7 Estrutura no Mundo Modalidades Competitivas Federação Internacional de Ginástica Comitê Olímpico COIFIG G.Artistica M e F G.R Orientar, regulamentar, Controlar e difundir G.A Atlanta

8 Outras Modalidades Competitivas 1- Trampolim Acrobático – FIT – Federação Internacional de Trampolim. Ginástica Acrobática : trampolim, Duplo mini-trampolim e Tumbling 2- Esportes Acrobáticos ( IFSA) – Federação Internacional de esporte acrobático. CBTEA – fiscaliza, regulamenta e divulga a Ginástica e o Esporte Acrobático no Brasil ( em 2000 o esporte tornou-se olímpico) Demonstração – Ginástica Geral – Gymnasestrada.

9

10

11

12 Bibliografia O Universo da Ginástica: Evolução e Abrangência. Professora Elizabeth Machado de Souza – UNICAMP.


Carregar ppt "Ginástica Escolar Rosana Fachada Daniela Marcondes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google