A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL"— Transcrição da apresentação:

1 DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL
Treinamento é a soma de solicitações corporais repetidas, executadas em espaços de tempo determinados, destinadas a aumentar o rendimento, as quais levam a modificações morfológicas e funcionais do organismo (Hollman apud Tubino e Moreira 2003). Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades físicas (Andrivet, Leclerq e Chignom – França apud Tubino e Moreira 2003). O Treinamento ou “aperfeiçoamento” é o coroamento da aprendizagem propriamente dita e da fixação. É a especialização, e como tal, é condicionado ao grau de formação integral (intelectual, física, emocional e social), e nunca apenas em relação ao grau de formação técnica ou de capacidade individual (Daiuto – Brasil).

2 No treinamento os atletas preparam-se para atingir um objetivo específico, fisiológico, isto é, melhorar as funções orgânicas, aprimorando o desempenho. Dessa forma, busca-se que o atleta aumente suas habilidades e capacidades de trabalho e desenvolva, também fortes traços psicológicos, muitas variáveis fisiológicas, psicológicas e sociológicas estão envolvidas no treinamento, que é, em geral, uma atividade sistemática de longa duração, graduada de forma individual e progressiva (Bompa 2002). O treinamento desportivo é o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (Dantas 1995).

3 O treinamento desportivo é o conjunto de procedimentos utilizados na preparação de pessoas/atletas para as diversas perspectivas de exercício do direito às práticas esportivas: Esporte educação - Esporte educacional. - Esporte escolar. No esporte lazer. No esporte rendimento (Tubino e Moreira 2003). E também no fitness. Segundo Mantivéiev (1986, p. 32), "[...] é a forma básica de preparação do atleta. É a preparação sistematicamente organizada por meio de exercícios que de facto constitui um processo pedagogicamente estruturado de condução de desenvolvimento do atleta [...]".

4 O treino desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções: fisiológicas e psicológicas, com  o objetivo de superar tarefas mais exigentes do que as habituais (Bompa 2002). A explicação de treinamento desportivo de Weineck "[...] sugere a definição de ‘treinamento esportivo’ como sendo o processo ativo complexo regular planificado e orientado para melhoria do aproveitamento e desempenho esportivo" (WEINECK 1999). O treinamento corporal é um conjunto de procedimentos pedagógicos, metodológicos e organizacionais que visam levar o indivíduo a sofrer “adaptações”: motoras, fisiológicas e psico-sociais, buscando de forma sistemática atingir um objetivo previamente proposto (Cruz 2011).

5 Ciências aplicadas ao desenvolvimento do treinamento.


Carregar ppt "DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google