A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CRISTO HOMEM IGREJA C ATOLICIDADE DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte IV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CRISTO HOMEM IGREJA C ATOLICIDADE DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte IV."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CRISTO HOMEM IGREJA C ATOLICIDADE DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte IV

2 CATOLICIDADE O MANDATO DA IGREJA A Igreja, enviada por Deus às nações para ser o sacramento universal da salvação, obedecendo à ordem de seu fundador Jesus Cristo, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens. Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28,19-20). A prática da Igreja do Oriente sublinha mais a unidade da iniciação cristã e a da Igreja latina exprime mais a comunhão do novo cristão com seu Bispo, servo da unidade de sua Igreja, de sua catolicidade e de sua apostolicidade, e, com isto, o vínculo com as origens apostólicas da Igreja de Cristo. A missão da Igreja exige o esforço rumo à unidade dos cristãos. As divisões entre cristãos impedem a Igreja de realizar a plenitude da catolicidade que lhe é própria naqueles filhos que, embora lhe pertençam pelo batismo, estão separados da plena comunhão com ela. Não só isso, mas também para a própria Igreja se torna tanto mais difícil exprimir, na realidade de sua plena catolicidade sob todos os aspectos. IGREJA MISSIONÁRIA

3 IGREJA COMUNIDADE UNIVERSAL DOS FILHOS DE DEUS A Igreja de Cristo está verdadeiramente presente em todas as legitimas comunidades locais de fiéis que, unidas a seus pastores, são também elas, no Novo Testamento, chamadas Igrejas... Nelas os fiéis são reunidos pela pregação do Evangelho de Cristo... Nelas se celebra o mistério da Ceia do Senhor... Nessas comunidades, embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está presente Cristo, por cuja virtude se constitui a Igreja una, santa, católica e apostólica. UNASANTACATÓLICAAPOSTÓLICA

4 IGREJA DE ROMA PONTO DE CONVERGÊNCIA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS PAZ UNIVERSAL NA CARIDADE Entende-se por Igreja particular uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo. Essas Igrejas são formadas à imagem da Igreja universal. É nelas e a partir delas que existe a Igreja católica una e única As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma, que preside à caridade. Todos os homens, pois, são chamados a esta católica unidade do Povo de Deus, que prefigura e promove a paz universal.

5 Desde a primeira comunidade de Jerusalém até a parusia, o mesmo mistério pascal é celebrado, em todo lugar, pelas Igrejas de Deus fiéis à fé apostólica. O mistério celebrado na liturgia é um só, mas as formas de sua celebração são diversas. A riqueza insondável do mistério de Cristo é tal que nenhuma liturgia é capaz de esgotar sua expressão. A história do surgimento e do desenvolvimento desses ritos atesta uma complementaridade surpreendente. Quando as Igrejas viveram essas tradições litúrgicas em comunhão na fé e nos sacramentos da fé, enriqueceram-se mutuamente e cresceram na fidelidade à tradição e à missão comum à Igreja toda. As diversas tradições litúrgicas surgiram justamente em razão da missão da Igreja. As Igrejas de uma mesma área geográfica e cultural acabaram celebrando o mistério de Cristo com expressões particulares tipificadas culturalmente: na tradição do "depósito da fé ", no simbolismo litúrgico, na organização da comunhão fraterna, na compreensão teológica dos mistérios e nos tipos de santidade. Assim, Cristo, luz e salvação de todos os povos, é manifestado pela vida litúrgica de uma Igreja ao povo e à cultura aos quais ela é enviada e nos quais está enraizada. A Igreja é católica: pode integrar em sua unidade, purificando-as, todas as verdadeiras riquezas das culturas.

6 Textos conforme Catecismo da Igreja Católica (§ , 849, 855, 1200ss, 1292). Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão* Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência ARQUIDIOCESE DE BELÉM, PARÁ, AMAZÔNIA DO BRASIL ECONOMIA E VIDA VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO CONHEÇA-SE, CONHECENDO A BÍBLIA Formatação: Diácono Eliezer Martins Musical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky (*)


Carregar ppt "DEUS CRISTO HOMEM IGREJA C ATOLICIDADE DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte IV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google