A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos missionários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos missionários"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos missionários
da Igreja

2 Carinhosamente, Graziela
Caríssimos, Neste mês de outubro, mês dedicado ao Santo Rosário e às santas missões, queremos nesta última sexta- feira, com esta meditação, encerrarmos esse ciclo de Power Points sobre missões, discípulos e missionários. O rosário é também usado como instrumento de Evangelização pois na meditação dos mistérios vamos meditando sobre Cristo e a missão de Cristo e do Espírito passa a ser a missão da Igreja: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (Jo 20,21) . O Rosário, com efeito, embora se distinga por seu caráter mariano, é uma oração centrada na cristologia. Na sobriedade de suas partes, concentra em si a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é como um compêndio.” Meditemos. Carinhosamente, Graziela

3 "Enviada por Deus às nações para ser 'o sacramento universal da salvação', a Igreja, em virtude das exigências íntimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens. "Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20).

4 "O Espírito Santo é o protagonista de toda a missão eclesial
"O Espírito Santo é o protagonista de toda a missão eclesial. "É ele quem conduz a Igreja pelos caminhos da missão”. "Esta missão, no decurso da história, continua e desdobra a missão do próprio Cristo, enviado a evangelizar os pobres. Eis por que a Igreja, impelida pelo Espírito de Cristo, deve trilhar a mesma senda de Cristo, isto é, o caminho da pobreza, da obediência, do serviço e da imolação de si até a morte, da qual Ele saiu vencedor por sua Ressurreição.”

5 “Cristo enviou seus apóstolos para que "em seu Nome fosse proclamado a todas as nações o arrependimento para a remissão dos pecados" (Lc 24,47). "Fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). A missão de batizar, portanto a missão sacramental, está implícita na missão de evangelizar, pois o sacramento é preparado pela Palavra de Deus e pela fé, que é assentimento a esta Palavra.”

6 A fidelidade dos batizados é condição primordial para o anúncio do Evangelho e para a missão da Igreja no mundo. Para manifestar diante dos homens sua força de verdade e de irradiação, a mensagem da salvação deve ser autenticada pelo testemunho de vida dos cristãos: "O próprio testemunho da vida cristã e as boas obras feitas em espírito sobrenatural possuem a força de atrair os homens para a fé e para Deus.”

7 “O mandato missionário do Senhor tem sua fonte última no amor eterno da Santíssima Trindade: "A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai". E o fim último da missão não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor.”

8 São características do Missionário:
Ad Gentes: anunciar o Evangelho aos que não são cristãos. Ad Extra: sair do nosso país de origem e ir aonde o Senhor nos envia, até os confins da Terra. Ad Vitam: ser missionário por toda nossa vida.

9 O Documento final de Aparecida apresenta a exigência do "compromisso missionário de toda a comunidade. Ela sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a novamente se envolverem com ela" (DA 226).

10 O documento fala de uma Igreja em estado permanente de missão (DA 144)
O documento fala de uma Igreja em estado permanente de missão (DA 144). De um afã e anúncio missionários passando de pessoa a pessoa, de casa em casa, de comunidade a comunidade, porque o povo pobre das periferias urbanas ou do campo necessita sentir a proximidade da Igreja (Cf. DA 550).

11 “Ao chamar os seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações. Por isso, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão, ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão.”

12 Rezando o Rosário, “o povo cristão aprende de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor." "O Rosário, compreendido em seu pleno significado, conduz ao coração da vida cristã e oferece uma oportunidade cotidiana e fecunda espiritual e pedagógica, para a contemplação pessoal, a formação do Povo de Deus e da nova evangelização."

13 Texto – Catecismo da Igreja Católica Documento de Aparecida
Imagem – Google Música – Jesus o chama, meu amigo – Agnus Dei Formatação - Graziela Visite-nos em: Para receber novos pps, envie para:


Carregar ppt "Aspectos missionários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google