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Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações

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Apresentação em tema: "Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
Os ambientes de TI estão crescendo de forma heterogênea e complexa, onde o papel do especialista é simplificar o acesso e acelerar as operações garantindo a segurança e a disponibilidade da informação. Banco de Dados e Data Warehouse Diversas Aplicações Extranets Intranets Internet Redes Transações Clientes/Usuários

2 Ambientes de TI nas Organizações: Elementos básicos

3 Os Processos na Organização
Fonte: Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais: Administrando a Empresa Digital. 5a Edição Pearson - Prentice-Hall.

4 Processos de Negócio e Integração dos Sistemas - Visão Tradicional
Fonte: Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais: Administrando a Empresa Digital. 5a Edição Pearson - Prentice-Hall.

5 Processos de Negócio e Integração dos Sistemas – Visão Atual
Fonte: Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais: Administrando a Empresa Digital. 5a Edição Pearson - Prentice-Hall.

6 Modelos de maturidade CMM

7 Contextualização

8 Conceitos fundamentais sobre Processos de Maturidade
Maturidade: Analisa até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo. Organizações imaturas Organizações maduras

9 Conceitos fundamentais sobre Processos de Maturidade
Capabilidade do processo de software descreve os resultados esperados que podem ser alcançados com o uso do processo de software. capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação

10 A palavra de ordem é MELHORIA CONTÍNUA
Necessidade de fornece às organizações de software meios para obter controle em seus processos para desenvolver e manter software e como evoluir em direção a uma cultura de engenharia de software e excelência de gestão.

11 O CMM - Capability Maturity Model
É um modelo para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização e para identificação das práticas-chave que são requeridas para aumentar o nível de maturidade desses processos. Descreve “o que” e as organizações definem “o como”

12 Objetivos do CMM Diagnósticos confiáveis Previsibilidade
Linguagem comum Produtividade Contínua melhoria Qualidade

13 Inter-relação dos elementos do CMM
Compromisso p/ fazer Habilidade p/ fazer Aferição e análise

14 Níveis de maturidade

15 Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
BUSINESS INTELLIGENCE Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à tomada de decisão.

16 Uma enxurrada de dados de todos tipos oriundos de diversos meios
provenientes de diversas fontes arquivados de diversos modos

17 BUSINESS INTELLIGENCE
FERRAMENTAS E TÉCNICAS

18 Ferramentas e Técnicas de Business Intelligence
Data Mart Aplicativos Operacionais E T L Softwares de Automação de Escritórios OLAP Dados Externos Data Mining Equipamentos de Automação EXPLORAÇÃO FONTES DE DADOS EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO DATA WAREHOUSE

19 FONTES DE DADOS Ferramentas de BI FONTES DE DADOS Aplicativos
Operacionais ou Transacionais Dados Externos LIS Financeiro Interface Estoque FONTES DE DADOS Equipamentos Automação Software Automação De Escritórios

20 Ferramentas de BI ETL (Extract, Transform and Load) – EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO É a camada responsável por integrar, transformar e salvar dados, não importando sua fonte nem seu destino.

21 Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE Armazém de Dados
É um amplo e flexível repositório de dados, que aglutina dados de fontes heterogêneas, projetado de modo a suportar o processo de tomada de decisão.

22 DATA WAREHOUSE - Organização
Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE - Organização Estoque Vendas Técnico Finanças DATA MART Data warehouse departamental DATA WAREHOUSE Corporativo

23 Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE - Cubo
é uma estrutura de dados que forma um subconjunto de um banco de dados grande organiza os dados em duas categorias: - campos de dados - dimensões com múltiplos níveis resumos dos dados são previamente calculados de modo a otimizar o tempo de recuperação das informações

24 DATA WAREHOUSE - Dimensões
Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE - Dimensões Estratégia Tempo Organização Região Produto Cliente Venda Preço

25 EXPLORAÇÃO – OLAP - (On-Line Analytical Processing)
Ferramentas de BI EXPLORAÇÃO – OLAP - (On-Line Analytical Processing) Permite a recuperação de informações de forma dinâmica e flexível, através de uma interface muito simples.

26 Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”
Ferramentas de BI EXPLORAÇÃO - DATAMINING Mineração de Dados Conjunto de técnicas cuja finalidade é permitir a descoberta de relações não visíveis dos banco de dados. INDUÇÃO DE REGRAS detectam tendências dos dados, apresentando uma “lista não encomendada” REDES NEURAIS constrõem representações internas de modelos ou padrões achados nos dados ÁRVORES DE DECISÃO Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”


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