A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT - SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES –AE ou SE - SISTEMAS DE BASE DE CONHECIMENTO –SIG ou SAD - SISTEMAS GERENCIAIS –EIS ou ESS - SISTEMAS DE SUPORTE AO NÍVEL ESTRATÉGICO E AO AMBIENTE EXTERNO.

2 Prof. Orlando Frizanco2 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Ao analisar a questão pode-se concluir que a tecnologia da informação é importante para incrementar a competitividade das organizações e o ambiente empresarial para ser bem sucedido envolve as inovações tecnológicas.

3 Prof. Orlando Frizanco3 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Os SIs apoiam o gerenciamento, a organização e operação das empresas. A facilidade das redes de computadores trouxe mudanças fundamentais no modo como as atividades eram executadas. Com as telecomunicações, as tarefas podem estar distribuídas em várias companhias e envolver os clientes e os fornecedores e de forma efetivamente gerenciada. (LAUDON, 1999, p. 26).

4 Prof. Orlando Frizanco4 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Usando as facilidades das telecomunicações muitos trabalhos das empresas podem ser efetuados independente de limitações geográficas. Aí a tecnologia da informação (IT) surge não só como transformador de processos na prática da qualidade, mas também como suporte ao gerenciamento da qualidade (CORTADA,1998).

5 Prof. Orlando Frizanco5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS As organizações estão buscando implantar sistemas que agilizem e remodelem processos para tornar o ambiente mais dinâmico e produtivo. É uma decorrência dos conceitos de sistemas de nível estratégico que apoiam os gerentes no planejamento e na tomada de decisões, de sistemas táticos que auxiliam a gerência intermediária a supervisionar e controlar e de sistemas de conhecimento que apoiam os especialistas nas suas tarefas e os sistemas operacionais automatizam rotinas de serviço e produção (LAUDON, 1999, p. 27).

6 Prof. Orlando Frizanco6 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Novas aplicações direcionadas para o negócio da empresa envolvem tratamento de informações estruturadas e dados informais não estruturados em apoio tático ao gerenciamento de atividades e contatos com clientes. A aplicação dos conceitos de bancos de dados é estendida para a resolução de problemas com projeto de aplicativos especializados que eliminam a confusão dos dados, organizam e facilitam o acesso e uso das informações (RETALLICK, 1998).

7 Prof. Orlando Frizanco7 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Dados existentes em diversos bancos de dados (operacionais e de produção) podem ser melhor aproveitados pela empresa se forem tratados por sistemas que utilizam ferramentas e técnicas modernas para selecionar informações de valor gerencial para a tomada de decisão (LAUDON, 1999 p.137). O processo de aquisição do conhecimento (KDD - Knowledge discovery in database), com o uso de algoritmos para reconhecer padrões e redes neurais, combinados com comandos SQL possibilitam minerar os dados (data mining) e obter informações valiosas para a empresa (QUINTELA).

8 Prof. Orlando Frizanco8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO –Debater sobre os sistemas de informação criados para apoiar administrativamente ou operacionalmente um processo do negócio da empresa. –Como a qualidade dos produtos e serviços podem se valer da tecnologia da informação? –Que tipos de problemas podem ser resolvidos com o uso da tecnologia de telecomunicações?

9 Prof. Orlando Frizanco9 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: –Comentar sobre técnicas modernas de obtenção de dados em ambientes onde se utilizam vários tipos de bancos de dados. –A aquisição das modernas tecnologias de hardware e de software básico é a solução para os problemas da empresa?

10 Prof. Orlando Frizanco10 Referências Bibliográficas CORTADA, James W. At the Crossroads of Computing and Quality. Quality Progress, ASQ. Milwaukee, V. 31, n. 7, p.53-57. July 1998. LAUDON, Kenneth C. e Jane Price Laudon. Sistemas de Informação com Internet. 4 a edição. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos S.A., 1999. QUINTELLA, Heitor et al. Usando o conhecimento para incrementar as vendas. Developers CIO Magazine. Disponível em:. Acesso em: 18 fev. 2001. RETALLICK, Robin et al. Enterprise knowledge sharing, activity management, and a fabric for commitment. IBM, Systems Journal. San Francisco, V. 37; n. 2, 1998. Disponível em:. Acesso em: 18 fev. 2001.


Carregar ppt "Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google