A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT - SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES –AE ou SE - SISTEMAS DE BASE DE CONHECIMENTO –SIG ou SAD - SISTEMAS GERENCIAIS –EIS ou ESS - SISTEMAS DE SUPORTE AO NÍVEL ESTRATÉGICO E AO AMBIENTE EXTERNO.

2 Prof. Orlando Frizanco2 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Ao analisar a questão pode-se concluir que a tecnologia da informação é importante para incrementar a competitividade das organizações e o ambiente empresarial para ser bem sucedido envolve as inovações tecnológicas.

3 Prof. Orlando Frizanco3 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Os SIs apoiam o gerenciamento, a organização e operação das empresas. A facilidade das redes de computadores trouxe mudanças fundamentais no modo como as atividades eram executadas. Com as telecomunicações, as tarefas podem estar distribuídas em várias companhias e envolver os clientes e os fornecedores e de forma efetivamente gerenciada. (LAUDON, 1999, p. 26).

4 Prof. Orlando Frizanco4 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Usando as facilidades das telecomunicações muitos trabalhos das empresas podem ser efetuados independente de limitações geográficas. Aí a tecnologia da informação (IT) surge não só como transformador de processos na prática da qualidade, mas também como suporte ao gerenciamento da qualidade (CORTADA,1998).

5 Prof. Orlando Frizanco5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS As organizações estão buscando implantar sistemas que agilizem e remodelem processos para tornar o ambiente mais dinâmico e produtivo. É uma decorrência dos conceitos de sistemas de nível estratégico que apoiam os gerentes no planejamento e na tomada de decisões, de sistemas táticos que auxiliam a gerência intermediária a supervisionar e controlar e de sistemas de conhecimento que apoiam os especialistas nas suas tarefas e os sistemas operacionais automatizam rotinas de serviço e produção (LAUDON, 1999, p. 27).

6 Prof. Orlando Frizanco6 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Novas aplicações direcionadas para o negócio da empresa envolvem tratamento de informações estruturadas e dados informais não estruturados em apoio tático ao gerenciamento de atividades e contatos com clientes. A aplicação dos conceitos de bancos de dados é estendida para a resolução de problemas com projeto de aplicativos especializados que eliminam a confusão dos dados, organizam e facilitam o acesso e uso das informações (RETALLICK, 1998).

7 Prof. Orlando Frizanco7 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Dados existentes em diversos bancos de dados (operacionais e de produção) podem ser melhor aproveitados pela empresa se forem tratados por sistemas que utilizam ferramentas e técnicas modernas para selecionar informações de valor gerencial para a tomada de decisão (LAUDON, 1999 p.137). O processo de aquisição do conhecimento (KDD - Knowledge discovery in database), com o uso de algoritmos para reconhecer padrões e redes neurais, combinados com comandos SQL possibilitam minerar os dados (data mining) e obter informações valiosas para a empresa (QUINTELA).

8 Prof. Orlando Frizanco8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO –Debater sobre os sistemas de informação criados para apoiar administrativamente ou operacionalmente um processo do negócio da empresa. –Como a qualidade dos produtos e serviços podem se valer da tecnologia da informação? –Que tipos de problemas podem ser resolvidos com o uso da tecnologia de telecomunicações?

9 Prof. Orlando Frizanco9 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: –Comentar sobre técnicas modernas de obtenção de dados em ambientes onde se utilizam vários tipos de bancos de dados. –A aquisição das modernas tecnologias de hardware e de software básico é a solução para os problemas da empresa?

10 Prof. Orlando Frizanco10 Referências Bibliográficas CORTADA, James W. At the Crossroads of Computing and Quality. Quality Progress, ASQ. Milwaukee, V. 31, n. 7, p July LAUDON, Kenneth C. e Jane Price Laudon. Sistemas de Informação com Internet. 4 a edição. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos S.A., QUINTELLA, Heitor et al. Usando o conhecimento para incrementar as vendas. Developers CIO Magazine. Disponível em:. Acesso em: 18 fev RETALLICK, Robin et al. Enterprise knowledge sharing, activity management, and a fabric for commitment. IBM, Systems Journal. San Francisco, V. 37; n. 2, Disponível em:. Acesso em: 18 fev


Carregar ppt "Prof. Orlando Frizanco1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS LAUDON(1991), enfatiza que existem existem 4 tipos de sistemas de informações gerenciais: –SPT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google