A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 10."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 10

2 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Estamos próximos de começar nossa AV2. Cabe relembrar: As questões de Metodologia Científica são 10. Há questões objetivas e questões subjetivas. A AV2 vale 8(oito) e os 2 pontos de avaliação seguirão as normas estabelecidas pelo professor da turma. Reafirma-se que a participação é qualitativa e só será contabilizada aquela resposta que atender ao que foi proposto, não se aceitando cópia. A pesquisa deve fazer referência aos locais de busca. Qualquer problema que ocorrer durante a prova deve ser comunicado a quem estiver no laboratório e deve ser feito um requerimento no SIA narrando o problema.

3 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Não se esqueçam de que a média é 6 (seis), será descartada a prova cuja nota seja menor que 4 (quatro). Quem perder uma das provas terá que fazer obrigatoriamente a AV3. Para o aluno que desejar fazer as três avaliações, a média será pelas duas notas mais altas.

4 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Usem o fórum de dúvidas para qualquer conteúdo que não tenha sido entendido. Leiam as aulas com atenção. O material enviado é complemento das aulas e deve ser lido, pois será de grande ajuda. Na biblioteca virtual da Estácio há livros de nossa bibliografia que podem ser consultados por vocês via SIA.

5 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Links interessantes de Metodologia

6 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 1. Estudamos que toda pesquisa precisa de um marco teórico e, por isso precisamos compreender como elaborar uma citação segundo as regras da ABNT. Assim, observe a citação abaixo e marque a opção em que encontramos uma afirmação verdadeira sobre ela: Jaspers (apud HUISMAN; VERGEZ, 1967) em sua Introdução à filosofia, coloca a essência da filosofia na procura do saber e não em sua posse. A filosofia trai a si mesma e se degenera quando é posta em fórmulas. A tarefa fundamental da filosofia consiste na reflexão. a) O texto apresenta o modelo de citação indireta b) O texto apresenta o modelo de citação direta com mais de três linhas c) O texto apresenta o modelo de citação de citação indireta d) O texto apresenta o modelo de citação direta até 3 linhas e) O texto apresenta o modelo de paráfrase

7 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 2. Marque a opção em que a referência usada refere-se a aqui e ali: a)CASTRO, Apud KOTAIK, I. Editoração científica. São Paulo: Ática, 1981, p.2. b. CASTRO, C.M. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: MacGraw-Hill do Brasil, Passim. c. SALOMON, D. V. Op. Cit. 1149, nota 1. d. DEMO, Pedro. Metodologia Científica: em ciências sociais. São Paulo: Atlas, P.112. Id. P e. ROPÉ, Françoise & TANGUY, Lucie (orgs.).Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997.

8 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 3. Marque a opção em que há citação de citação: a.Para Barrass (1979:92) um bom estilo depende da inteligência, imaginação e bom gosto de quem escreve... b. Galliano (1979) expõe a necessidade de se traçar um esquema para que a ideia seja desenvolvida com objetividade e clareza. c. Para Graves e Hodge, apud Barrass (1979:91) constam do estilo a eliminação de dificuldades e apresentação apropriada. d. A clareza de raciocínio é indispensável para a aplicação do método científico e deve refletir-se na clareza com que se escreve. (BARASS, 1979: 31) e. Poder criar beleza, afirma Ostrower (1998: ), representa a realização das mais altas potencialidades espirituais do ser humano, na manifestação de sua consciência sensível.

9 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 4. Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta. I – A análise textual propicia um estudo do vocabulário e dos conceitos presentes no texto. II – Na análise temática não percebemos o raciocínio do autor e sua argumentação. III - Na análise interpretativa formulamos um juízo crítico sobre a leitura. a)II e III estão corretas; b)I e II estão corretas; c)I e III estão corretas d)I, II e III estão corretas e)Somente a II está correta.

10 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 5. Identifique o melhor conceito para nota de rodapé: a.relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto. b. elaboração de um modelo visando à explicação de uma realidade. c. é uma parte representativa de um todo. d. informação colocada no final da página, com o objetivo de complementação. e. Leitura informada, pela consulta às fontes de apoio.

11 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 6. Indique a opção em que está correta a referência: a. MEDEIROS, João Bosco. 3.ed. Técnicas de redação. São Paulo: Atlas, b. MEDEIROS, João Bosco. Técnicas de redação. Atlas: São Paulo, ed. c. MEDEIROS, João Bosco. 3.ed. Técnicas de redação São Paulo: Atlas. d. MEDEIROS, João Bosco. Técnicas de redação. 3.ed. São Paulo: Atlas, e. MEDEIROS, João Bosco. 3. ed.Técnicas de redação. Atlas: São Paulo, 1988.

12 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 7. Lendo o livro Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade, encontrei um trecho que achei interessante em que a autora Terezinha Azerêdo Rios diz Aristóteles afirmava que a admiração é o primeiro estímulo que o ser humano tem para filosofar. Este livro foi publicado em 2001, pela Editora Cortez, localizada em São Paulo. Segundo a ABNT, como deve ser feita a referência? RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

13 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 8. Educação da Mulher: a Perpetuação da Injustiça (1) Histórico do Papel da Mulher na Sociedade (2) TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, p. (Tudo é História, 145) (3)

14 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Insere-se no campo do estudo da História e da Antropologia Social. A autora se utiliza de fontes secundárias, colhidas através de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano 1500 de nossa era. Além da evolução histórica da condição feminina, a autora desenvolve alguns tópicos específicos da luta das mulheres pela condição cidadã. Conclui fazendo uma análise de cada etapa da evolução histórica feminina, deixando expressa sua contradição ao movimento pós- feminista, principalmente às ideias de Camile Paglia. No final da obra faz algumas indicações de leituras sobre o tema Mulher. (4)

15 Fichamento. é uma parte importante na organização da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para o trabalho. (1) - Título do trabalho(*). (2) - título do capítulo(*). (3) Referências do livro (4) - Comentários ou anotações do pesquisador sobre a obra registrada. Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Escreva com suas palavras a técnica de estudo empregada no exemplo e registre o significado de cada numeração.

16 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 9. Pelo conhecimento empírico o homem simples conhece os fatos e as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas ao acaso, sem método, e por investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida. Esse conceito pode ser aplicado a que situação? a. Os planetas giram em torno do Sol em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um de seus focos... b. O caiapó vê nas estrelas as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais clara. c. Observatório capta imagem de estrela muito brilhante e rara. d. A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. e. O medo das coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião.

17 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 10. No princípio era o Caos, o Vazio primordial, vasto abismo insondável, como um imenso mar, denso e profundo, onde nada podia existir. Dessa oca imensidão sem onde nem quando, de um modo inexplicável e incompreensível, emergiram a Noite negra e a Morte impenetrável. Da muda união desses dois entes tenebrosos, no leito infinito do vácuo, nasceu uma entidade de natureza oposta à deles, o Amor, que surgiu cintilando dentro de um ovo incandescente.

18 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Ao ser posto no regaço do Caos, sua casca resfriou e se partiu em duas metades que se transformaram no Céu e na Terra, casal que jazia no espaço, espiando-se em deslumbramento mútuo, empapuçados de amor. Então, o Céu cobriu e fecundou a Terra, fazendo-a gerar muitos filhos que passaram a habitar o vasto corpo da própria mãe, aconchegante e hospitaleiro. (Antonio Carlos Olivieri - Página 3 Pedagogia & Comunicação)

19 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA Lendo atentamente essa narração, podemos dizer que o conhecimento apresentado aproxima-se do: a. Filosófico. b. Científico. c. Religioso. d. Empírico. e. mitológico.

20 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 11. As pesquisas feitas na área da saúde têm a finalidade de entender as doenças, os processos que se passam nas pessoas, e por que as doenças acontecem com as pessoas e, com base nesses conhecimentos, buscar formas melhores de tratar os doentes. Observando o conceito, concluímos que o emprego da Metodologia Científica ajudará o pesquisador: a. a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo. b. a encontrar resultados insatisfatórios. c. a não precisar de planejamento cuidadoso. d. a utilizar conhecimentos já existentes. e. A proporcionar um conhecimento que explica o mundo a partir de criaturas mitológicas.

21 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 12. A Metodologia da Pesquisa visa: I. descrever princípios teóricos. II. fornecer apenas orientações práticas III. ajudar o pesquisador a aprender a pensar criticamente. IV. obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa. Identifique a opção que corresponde aos objetivos da metodologia: a. I – II – III. b. I – II – III. c. I – II – IV. d. I – III – IV. e. Todas as opções estão corretas

22 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 13. Descreva com suas palavras o principal objetivo do projeto político pedagógico numa universidade. O Projeto Político Pedagógico Institucional explicita os princípios básicos da missão da universidade, coerentes com a sua visão de sociedade, de homem, de mundo e de cidadania. Deste modo, destaca seu compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, bem como com o humanismo, a pluralidade e a ética, com a excelência acadêmica e com o respeito à diversidade de pensamentos e práticas pedagógicas.

23 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 14. Registre todos os elementos que se constituem como pré-textuais num trabalho acadêmico e que SÃO obrigatórios. Capa; Folha de Rosto; Folha de aprovação;Resumo;Abstract; Sumário. 15. Qual o objetivo da pesquisa exploratória? É a caracterização inicial do problema, sua classificação e sua definição. Explorar significa classificar um problema para que consigamos propor uma análise ou solução.

24 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 16. Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual? Pois ambas pertencem ao corpo do texto, da parte escrita, introduzindo o assunto e apresentando as considerações finais. O que é pré-textual ainda não possui o desenvolvimento do trabalho escrito e no pós- textuais são as referências.

25 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 17. Marque a única resposta verdadeira. a.no trabalho todas as folha devem ser contadas e numeradas a partir da folha de rosto b. os títulos, os subtítulos e as seções dos capítulos devem ser alinhados à margem direita. c. a seção secundária deve ter as primeiras letras maiúscula e sem negrito. d. As tabelas são apresentadas com o tipo escolhido pelo autor. e. as referências, na estrutura do trabalho, correspondem às partes pós-textuais, sendo um elemento obrigatório

26 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 18. O que é conhecimento filosófico? É fruto da reflexão e do raciocínio. O conhecimento filosófico é aquele adquirido através do conhecimento e da evolução humana 20. O que significa pesquisa pura ou básica? Desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. A ciência pura é aquela praticada pela simples atividade de gerar novos conhecimentos, sem intenção de descobrir algo específico.

27 Aula Revisão AV2 METODOLOGIA CIENTÍFICA " O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves )


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google