A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 10

2 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Estamos próximos de começar nossa AV2. Cabe relembrar: As questões de Metodologia Científica são 10. Há questões objetivas e questões subjetivas. A AV2 vale 8(oito) e os 2 pontos de avaliação seguirão as normas estabelecidas pelo professor da turma. Reafirma-se que a participação é qualitativa e só será contabilizada aquela resposta que atender ao que foi proposto, não se aceitando cópia. A pesquisa deve fazer referência aos locais de busca. Qualquer problema que ocorrer durante a prova deve ser comunicado a quem estiver no laboratório e deve ser feito um requerimento no SIA narrando o problema. Aula Revisão AV2

3 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Não se esqueçam de que a média é 6 (seis), será descartada a prova cuja nota seja menor que 4 (quatro). Quem perder uma das provas terá que fazer obrigatoriamente a AV3. Para o aluno que desejar fazer as três avaliações, a média será pelas duas notas mais altas. Aula Revisão AV2

4 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Usem o fórum de dúvidas para qualquer conteúdo que não tenha sido entendido. Leiam as aulas com atenção. O material enviado é complemento das aulas e deve ser lido, pois será de grande ajuda. Na biblioteca virtual da Estácio há livros de nossa bibliografia que podem ser consultados por vocês via SIA. Aula Revisão AV2

5 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Links interessantes de Metodologia Aula Revisão AV2

6 METODOLOGIA CIENTÍFICA
1. Estudamos que toda pesquisa precisa de um marco teórico e, por isso precisamos compreender como elaborar uma citação segundo as regras da ABNT. Assim, observe a citação abaixo e marque a opção em que encontramos uma afirmação verdadeira sobre ela: Jaspers (apud HUISMAN; VERGEZ, 1967) em sua Introdução à filosofia, coloca a essência da filosofia na procura do saber e não em sua posse. A filosofia trai a si mesma e se degenera quando é posta em fórmulas. A tarefa fundamental da filosofia consiste na reflexão. a) O texto apresenta o modelo de citação indireta b) O texto apresenta o modelo de citação direta com mais de três linhas c) O texto apresenta o modelo de citação de citação indireta d) O texto apresenta o modelo de citação direta até 3 linhas e) O texto apresenta o modelo de paráfrase  Aula Revisão AV2

7 METODOLOGIA CIENTÍFICA
2. Marque a opção em que a referência usada refere-se a aqui e ali: a)CASTRO, Apud KOTAIK, I. Editoração científica. São Paulo: Ática, 1981, p.2. b. CASTRO, C.M. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: MacGraw-Hill do Brasil, Passim. c. SALOMON, D. V. Op. Cit. 1149, nota 1. d. DEMO, Pedro. Metodologia Científica: em ciências sociais. São Paulo: Atlas, P.112. Id. P. 118. e. ROPÉ, Françoise & TANGUY, Lucie (orgs.).Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997. Aula Revisão AV2

8 METODOLOGIA CIENTÍFICA
3. Marque a opção em que há citação de citação: a.Para Barrass (1979:92) “um bom estilo depende da inteligência, imaginação e bom gosto de quem escreve...” b. Galliano (1979) expõe a necessidade de se traçar um esquema para que a ideia seja desenvolvida com objetividade e clareza. c. Para Graves e Hodge, apud Barrass (1979:91) constam do estilo a eliminação de dificuldades e apresentação apropriada. d. “A clareza de raciocínio é indispensável para a aplicação do método científico e deve refletir-se na clareza com que se escreve.” (BARASS, 1979: 31) e. “Poder criar beleza”, afirma Ostrower (1998: ), “representa a realização das mais altas potencialidades espirituais do ser humano, na manifestação de sua consciência sensível”. Aula Revisão AV2

9 METODOLOGIA CIENTÍFICA
4. Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta. I – A análise textual propicia um estudo do vocabulário e dos conceitos presentes no texto. II – Na análise temática não percebemos o raciocínio do autor e sua argumentação. III - Na análise interpretativa formulamos um juízo crítico sobre a leitura. II e III estão corretas; I e II estão corretas; I e III estão corretas I, II e III estão corretas Somente a II está correta. Aula Revisão AV2

10 METODOLOGIA CIENTÍFICA
5. Identifique o melhor conceito para nota de rodapé: relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto. b. elaboração de um modelo visando à explicação de uma realidade. c. é uma parte representativa de um todo. d. informação colocada no final da página, com o objetivo de complementação. e. Leitura informada, pela consulta às fontes de apoio. Aula Revisão AV2

11 METODOLOGIA CIENTÍFICA
6. Indique a opção em que está correta a referência: a. MEDEIROS, João Bosco. 3.ed. Técnicas de redação. São Paulo: Atlas, 1988. b. MEDEIROS, João Bosco. Técnicas de redação. Atlas: São Paulo, ed. c. MEDEIROS, João Bosco. 3.ed. Técnicas de redação São Paulo: Atlas. d. MEDEIROS, João Bosco. Técnicas de redação. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1988. e. MEDEIROS, João Bosco. 3. ed.Técnicas de redação. Atlas: São Paulo, 1988. Aula Revisão AV2

12 METODOLOGIA CIENTÍFICA
7. Lendo o livro Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade, encontrei um trecho que achei interessante em que a autora Terezinha Azerêdo Rios diz “Aristóteles afirmava que a admiração é o primeiro estímulo que o ser humano tem para filosofar.” Este livro foi publicado em 2001, pela Editora Cortez , localizada em São Paulo. Segundo a ABNT, como deve ser feita a referência? RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001. Aula Revisão AV2

13 METODOLOGIA CIENTÍFICA
8. Educação da Mulher: a Perpetuação da Injustiça (1) Histórico do Papel da Mulher na Sociedade (2) TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, p.  (Tudo é História, 145) (3) Aula Revisão AV2

14 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Insere-se no campo do estudo da História e da Antropologia Social. A autora se utiliza de fontes secundárias, colhidas através de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano 1500 de nossa era. Além da evolução histórica da condição feminina, a autora desenvolve alguns tópicos específicos da luta das mulheres pela condição cidadã. Conclui fazendo uma análise de cada etapa da evolução histórica feminina, deixando expressa sua contradição ao movimento pós-feminista, principalmente às ideias de Camile Paglia. No final da obra faz algumas indicações de leituras sobre o tema Mulher. (4) Aula Revisão AV2

15 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Escreva com suas palavras a técnica de estudo empregada no exemplo e registre o significado de cada numeração. Fichamento. é uma parte importante na organização da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para o trabalho. (1) - Título do trabalho(*).      (2) - título do capítulo(*).      (3) Referências do livro     (4) - Comentários ou anotações do pesquisador sobre a obra registrada.  Aula Revisão AV2

16 METODOLOGIA CIENTÍFICA
9. Pelo conhecimento empírico o homem simples conhece os fatos e as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas ao acaso, sem método, e por investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida. Esse conceito pode ser aplicado a que situação? a. Os planetas giram em torno do Sol em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um de seus focos... b. O caiapó vê nas estrelas as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais clara. c. Observatório capta imagem de estrela muito brilhante e rara. d. A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. e. O medo das coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião. Aula Revisão AV2

17 METODOLOGIA CIENTÍFICA
10. No princípio era o Caos, o Vazio primordial, vasto abismo insondável, como um imenso mar, denso e profundo, onde nada podia existir. Dessa oca imensidão sem onde nem quando, de um modo inexplicável e incompreensível, emergiram a Noite negra e a Morte impenetrável. Da muda união desses dois entes tenebrosos, no leito infinito do vácuo, nasceu uma entidade de natureza oposta à deles, o Amor, que surgiu cintilando dentro de um ovo incandescente. Aula Revisão AV2

18 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ao ser posto no regaço do Caos, sua casca resfriou e se partiu em duas metades que se transformaram no Céu e na Terra, casal que jazia no espaço, espiando-se em deslumbramento mútuo, empapuçados de amor. Então, o Céu cobriu e fecundou a Terra, fazendo-a gerar muitos filhos que passaram a habitar o vasto corpo da própria mãe, aconchegante e hospitaleiro. (Antonio Carlos Olivieri - Página 3 Pedagogia & Comunicação) Aula Revisão AV2

19 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Lendo atentamente essa narração, podemos dizer que o conhecimento apresentado aproxima-se do: a. Filosófico. b. Científico. c. Religioso. d. Empírico. e. mitológico. Aula Revisão AV2

20 METODOLOGIA CIENTÍFICA
11. As pesquisas feitas na área da saúde têm a finalidade de entender as doenças, os processos que se passam nas pessoas, e por que as doenças acontecem com as pessoas e, com base nesses conhecimentos, buscar formas melhores de tratar os doentes. Observando o conceito, concluímos que o emprego da Metodologia Científica ajudará o pesquisador: a. a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo. b. a encontrar resultados insatisfatórios. c. a não precisar de planejamento cuidadoso. d. a utilizar conhecimentos já existentes. e. A proporcionar um conhecimento que explica o mundo a partir de criaturas mitológicas. Aula Revisão AV2

21 METODOLOGIA CIENTÍFICA
12. A Metodologia da Pesquisa visa: I. descrever princípios teóricos. II. fornecer apenas orientações práticas III. ajudar o pesquisador a aprender a pensar criticamente. IV. obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa. Identifique a opção que corresponde aos objetivos da metodologia: a. I – II – III. b. I – II – III. c. I – II – IV. d. I – III – IV. e. Todas as opções estão corretas Aula Revisão AV2

22 METODOLOGIA CIENTÍFICA
13. Descreva com suas palavras o principal objetivo do projeto político pedagógico numa universidade. O Projeto Político Pedagógico Institucional explicita os princípios básicos da missão da universidade, coerentes com a sua visão de sociedade, de homem, de mundo e de cidadania. Deste modo, destaca seu compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, bem como com o humanismo, a pluralidade e a ética, com a excelência acadêmica e com o respeito à diversidade de pensamentos e práticas pedagógicas. Aula Revisão AV2

23 METODOLOGIA CIENTÍFICA
14. Registre todos os elementos que se constituem como pré-textuais num trabalho acadêmico e que SÃO obrigatórios. Capa; Folha de Rosto; Folha de aprovação;Resumo;Abstract; Sumário. 15. Qual o objetivo da pesquisa exploratória? É a caracterização inicial do problema, sua classificação e sua definição. Explorar significa classificar um problema para que consigamos propor uma análise ou solução. Aula Revisão AV2

24 METODOLOGIA CIENTÍFICA
16. Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual? Pois ambas pertencem ao corpo do texto, da parte escrita, introduzindo o assunto e apresentando as considerações finais. O que é pré-textual ainda não possui o desenvolvimento do trabalho escrito e no pós-textuais são as referências. Aula Revisão AV2

25 METODOLOGIA CIENTÍFICA
17. Marque a única resposta verdadeira. no trabalho todas as folha devem ser contadas e numeradas a partir da folha de rosto b. os títulos, os subtítulos e as seções dos capítulos devem ser alinhados à margem direita. c. a seção secundária deve ter as primeiras letras maiúscula e sem negrito. d. As tabelas são apresentadas com o tipo escolhido pelo autor. e. as referências, na estrutura do trabalho, correspondem às partes pós-textuais, sendo um elemento obrigatório Aula Revisão AV2

26 METODOLOGIA CIENTÍFICA
18. O que é conhecimento filosófico? É fruto da reflexão e do raciocínio. O conhecimento filosófico é aquele adquirido através do conhecimento e da evolução humana 20. O que significa pesquisa pura ou básica? Desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. A ciência pura é aquela praticada pela simples atividade de gerar novos conhecimentos, sem intenção de descobrir algo específico. Aula Revisão AV2

27 METODOLOGIA CIENTÍFICA
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves ) Aula Revisão AV2


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google