A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Francielle Lemes Jaqueline R. Gonçalves Juliana Soares Z. Patricia Ataíde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Francielle Lemes Jaqueline R. Gonçalves Juliana Soares Z. Patricia Ataíde."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Francielle Lemes Jaqueline R. Gonçalves Juliana Soares Z. Patricia Ataíde

2 História da tecnologia da computação Como seria o mundo se os ingleses tivessem perdido a batalha de Warteloo para Napoleão, ou se os japoneses tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial? Em The Differencew Engine, os autores William Gibson e Bruce Sterling fazem uma pergunta semelhante: o que teria acontecido se, no século X1X, o inventor Charles Babbage tivesse tido êxito ao criar o primeiro computador automático do mundo?

3 Os Primeiros Computadores Na antiguidade, do Egito a China, os comerciantes utilizavam um computador chamado ábaco, para fazer contas. Com um ábaco, você utiliza as contas em um fio para representar os números ( dados) e segue as regras de adição, subtração, multiplicação ou divisão. O ábaco continuou sendo utilizado até a invasão mundial das calculadoras baratas d bolso, o que inutilizou o ábaco, depois de 4000 anos de uso.

4 Ábaco

5 O tear de Jacquard Na Europa, os matemáticos fizeram experiências com calculadoras desenvolvidas com engrenagens de relógio. Para a computação moderna, a inovação mais importante não foi a calculadora com mecanismo de relógio, mas um outro desenvolvimento em uma área diferente: a tecelagem. O tear utilizava grandes cartões perfurados par controlar o padrão do tecido do material. O resultado era um pano bom e grosso com padrões florais ou geométricos. Antes da invenção desse tear, apenas os mais ricos podiam comprar roupas com padrões elaborados. Os padrões de Jacquard ainda são produzidos até hoje.

6 A loucura de Babbage Babbage estudou matemática na Cambridge University e, desde cedo, tinha interesse na utilização de máquinas para calcular e para imprimir tabelas matemáticas. Depois de uma tarde estafante elaborando essas tabelas, dizem que Babbage afirmou: Gostaria que esses cálculos fossem feitos a vapor.

7 Hollerith e o escritório automatizado de censo Herman Hollerith ( ), um inventor americano, tinha trabalhado no censo de 1880 e sabia muito bem da dificuldade de classificar os resultados. Ele ficou intrigado com a idéia de que uma máquina de classificação pudesse obter resultados de maneira mais rápida. Como Babbage, Hollerith obteve inspiração nos cartões de tecelagem de Jacquard. Ele desenvolveu um plano para codificar as respostas ás perguntas do censo em cartões perfurados.

8 Princípios das Computação Moderna Em 1973, a justiça norte-americana declarou John Atanasoff, um professor da Iowa State University, como o inventor do computador eletrônico, baseando-se em uma calculadora eletrônica que Atanasoff fez no final dos anos 30. A decisão pode ter sido resolvido a questão juridicamente, mas não é significativa para os historiadores nem para a maioria dos cientistas da computação. Eles acreditam que os princípios da computação moderna foram estabelecidos por muitos inventores, cada um fazendo uma contribuição importante. Nos anos precedentes e também durante a Segunda Guerra Mundial, muitos inventores criaram máquinas eletrônicas que poderiam ou não reivindicar a posição de serem consideradas o primeiro computador do mundo, dependendo da maneira como você define o termo.

9 O Eniac A Segunda Guerra Mundial criou no exército americano a necessidade de calcular rapidamente as trajetórias dos mísseis. Embora autorizado pelo exército para ser utilizado na guerra, o ENIAC não foi concluído até 1946, depois do término da guerra,fosse principalmente utilizado para resolver problemas matemáticos desafiantes. O ENIAC era um computador digital programável e não uma calculadora eletrônica. Mil vezes mais rápido que qualquer calculadora existente, o ENIAC dominava a imaginação do público depois que as reportagens nos jornais o descreveram como um cérebro eletrônico. O ENIAC levou apenas 30 segundos para calcular as trajetórias que teriam requerido 40 horas de cálculos manuais.

10 Eniac

11 O Conceito de Programa Armazenado Com o conceito do programa armazenado, o programa de computador e os dados são armazenados na memória do computador. Uma vantagem chave dessa técnica é que o computador pode voltar facilmente para uma instrução anterior e repeti-la. A maior parte das interessantes tarefas executadas pelos computadores de hoje se origina das diversas repetições de determinadas ações. Sem o conceito do programa armazenado, os computadores estariam vinculados a trabalhos específicos, tais como elaboração de tabelas de balística. Todos os computadores comercializados utilizam o conceito de programa armazenado

12 A Àrvore Genealógica do Computador O PC que está em sua escrivaninha é, sob muitos aspectos, um descendente direto da pesquisa inspirada no ENIAC, incluindo o conceito de programa armazenado. Quando estamos falando sobre um PC, o computador, propriamente dito, estamos nos referindo ao chip microprocessador que tem, aproximadamente, o tamanho de um selo postal e que consome menos energia que uma das lâmpadas da sala de operação do ENIAC. Os computadores de hoje não atingiram apenas um processo evolutivo gradual, mas ultrapassaram uma série de etapas tecnológicas, cada uma das quais se tornou possível pelos novos e importantes desenvolvimentos em hardware e software. Para descrever cada etapa do desenvolvimento da computação moderna, os cientistas e historiadores do computador falam de gerações de computador.

13 A Primeira Geração Erickert e Mauchly forão os primeiros a tentar criar um computador digital eletrônico para as empresas. Tiveram a ideia de transformar o ENIAC em um computador comercial. Demitiram-se da empresa onde trabalhavam e formaram a própria empresa Erickert- Mauchly Computer Company

14 História Demitiram-se da empresa onde trabalhavam e formaram a própria empresa Erickert- Mauchly Computer Company Ganharam bolsa do governo e o suporte (R$) de Remington Rand, um fabricante de barbeadores elétricos.

15 Erickert e Mauchly Erickert

16 UNIVAC Com o auxilio financeiro de Rand, Erickert e Mauchly entregaram o primeiro computador UNIVAC ao Census Bureau dos EUA em 1951.

17 UNIVAC Ganhou fama quando previu corretamente o vencedor de eleição presidencial americana em 1952, Dwight Eisenhower.

18 UNIVAC

19 IBM A IBM reagiu rapidamente depois que os novos computadores da Rand representavam uma ameaça. IBM lançou seu primeiro computador comercial, o IBM 701, mais não foi bem aceito pois não funcionava com os próprios equipamentos de cartão perfurado da IBM.

20 IBM O 701 foi rapidamente seguido pelo IBM 650, altamente bem-sucedido. Foram vendidos mais de computadores 650 no primeiro ano.

21 IBM 650

22 A Terceira Geração (Meados dos Anos 60 até Meados dos Anos 70) É possível separamos a primeira geração da segunda, pois a transição da válvula á vácuo foi substituída por transitores, já a terceira geração vem com varias inovações chaves. A inovação do Timesharing veio para reduzir o tempo, bem diferente dos computadores da segunda geração, que traziam frustrações e que era inserido o cartão, já o timesharing o computador era projetado de forma que poderia ser usado por varias pessoas simultaneamente sem dizer que poderíamos usar equipamentos como o de vídeo e etc... Outro desenvolvimento importante na terceira geração foi o IC (Integrated Circuit) computadores baseados no circuito integrado vieram substituir transitores por chips. Com os ICS ficou mais fácil criar computadores menores, baratos que organizações poderiam comprar em seguida a Digital Eletronic Corporation (DEC) lançou minicomputadores projetados para satisfazer organizações de pequeno e médio portes.

23 A Segunda Geração (inicio dos anos 60) Os computadores da primeira geração eram conhecidos pela desconfiança por causa das válvulas e vácuos que continuavam a queimar. Para manter o ENIAC funcionando, alunos com carrinhos de supermercados estavam preparados para fazer a troca de válvulas que falhavam. Mas em 1947 uma invenção da Bell Labs, veio para mudar o jeito que os computadores eram construídos, com a troca de válvulas por transitores acabariam com todos os transtornos, e os computadores seriam mais rápidos menores e confiáveis que os da primeira geração. Os computadores de segunda geração são bem parecidos com os de hoje, a diferença é que antes eram usados cartões perfurados para entrada, armazenamento em fita, disco e em impressoras.

24 A Maravilhosa Grace Admiral Grace Hopper, a primeira mulher a receber um doutorado em matemática. Entrou para a marinha dos EUA em 1943 e foi designada para o projeto de computador Mark 1, e uniu-se com a equipe que criou o UNIVAC.

25 Grace Foi a inventora do primeiro tradutor de linguagem (também chamado de compilador). Em 1955, conduziu o esforço do desenvolvimento que criou o COBOL, que ainda é a linguagem de programação mais utilizada em todo o mundo.

26 Admiral Grace Hopper e UNIVAC


Carregar ppt "EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Francielle Lemes Jaqueline R. Gonçalves Juliana Soares Z. Patricia Ataíde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google