A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL"— Transcrição da apresentação:

1 MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL

2 IMPORTÂNCIA... PROCESSO DE DIAGNOSTICAR VALORES CONFIÁVEIS
HIPERTENSÃO ARTERIAL VALORES CONFIÁVEIS CONSEQÜÊNCIAS ERROS DIAGNÓSTICOS HIPERTENSO FALSO HIPERTENSO

3 SITUAÇÕES EMOCIONAIS VIVIDAS ESTADO DE VIGÍLIA / SONO
VARIABILIDADE PA ATIVIDADES FÍSICAS SITUAÇÕES EMOCIONAIS VIVIDAS ESTADO DE VIGÍLIA / SONO A pressão do Sangue nas artérias varia continuamente durante cada ciclo cardíaco, atingindo os valores máximos no esvaziamento ventricular e mínimos no fim da diástole. Também apresenta variações entre diferentes batimentos de acordo com as atividades físicas e emocionais vividas e com o estado de vigília e sono. A pressão arterial apresenta menores valores durante o sono e repouso físico associada a tranquilidade mental e valores mais altos na atenção e nas diversas atividades do dia-a-dia seguidas de exercícios físicos e estimulação psico-emocional. As atividades físicas e mentais provocam oscilações na pressão arterial requerendo ajustes constantes do aparelho conforme fig 5.1 Mion Jr et Al.(1998)p.54. As mudanças posturais, atividades físicas, alimentação, estados psico-emocionais, descanso e sono são os principais determinantes das flutuações que ocorrem na pressão arterial. Considera-se que haja variações individuais na intensidade das modificações da pressão arterial desencadeadas pelas atividades habituais dos indivíduos, como andar, correr, comer, falar, defecar e estados psico-emocionais, provavelmente em decorrência da ação do sistema nervoso simpático e dos pressorreceptores (Krieger,E.M. Variabilidade da pressão arterial durante a vigília e sono In: MAPA Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Mion JrD., Nobre, F, Oigman W. Atheneu. São Ppaulo, 19-20, 1995) . Durante o sono a pressão arterial tende a atingir os valores mais baixos para se elevar novamente ao despertar sendo desejável que no sono a sua redução em relação ao período de vigília seja de 10% a menos. Nos hipertensos, a ausência deste esperado descenso pode estar relacionada a mair probabilidade de lesões em órgãos alvos e eventos cardiovasculares (Bianchi S. et al. Diurnal variations of blood pressure and microalbuminúria in essential hypertension. Am J.Hypertens. 7:23-9, Verderecchia, P. et al. Circadian blood pressure changes and left ventricular hypertrophy in essential hypertension Circulation, 1990; 81:

4 EFEITO E HIPERTENSÃO DO AVENTAL BRANCO
As mudanças ocorridas na pressão intra arterial na presença do médico e da enfermeira, sendo mais altas quando verificadas pelos médicos.

5 Instrumentos Esfigmomanômetro de Coluna de Mercúrio e Aneróide

6 Instrumentos Esfigmomanômetro oscilométrico

7 Instrumentos Esfigmomanômetro oscilométrico-
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

8 Aferição do Manômetro Aneróide
Aferição do esfigmomanômetro aneróide através do esfigmomanômetro de coluna de mercúrio

9 ERROS ... INSTRUMENTOS: Largura do Manguito ( MLC= CB x 0,4 )
hipoestimação / hiperestimação Largura = 40% CB Comprimento=80% CB Tabelas de Correções - Mion et al. J.Hypertension 4 ( supl -15) : S 581, 1986. ??? ( podem provocar mais erros do que corrigir )

10 ERROS ... INSTRUMENTOS : observar periodicamente sistemas de válvulas (vazamentos). e tubos de borrachas ( integridade).

11 PROCEDIMENTO B- Localizar as artérias por palpação. Cubital Poplítea
Pediosa

12 PROCEDIMENTO C- Centralizar o meio da bolsa do manguito sobre a artéria.

13 PROCEDIMENTO D- Colocar o manguito acima do local da ausculta.

14 PROCEDIMENTO E- Determinar a PAS- Palpatória
Palpar a artéria do local de escolha a ser verificada a PA, inflar o manguito até desaparecimento do pulso para estimação do nível da PAS- Palpatória. Desinsulflar o manguito, aguardar 30 segundos e reinsulflá-lo novamente acrescentando 30 mm Hg ao valor da PAS -

15 PROCEDIMENTO F- Determinar a posição: 1- Sentado
com o tronco elevado, recostado e relaxado no encosto da cadeira, as pernas relaxadas e não cruzadas, com o braço ao nível do coração. A escala do manômetro deve estar visível aos olhos, claridade.

16 PROCEDIMENTO 2- deitado 2.1.Membros Superiores
procurar manter-se relaxado, decúbito dorsal, braço ao nível do coração, com abertura 45 graus . A escala do manômetro deve estar visível aos olhos. Luz adequada.

17 PROCEDIMENTO 2.2-Membros Inferiores - coxa
procurar manter-se relaxado, decúbito ventral ou dorsal, perna ao nível do coração. A escala do manômetro deve manter-se visível aos olhos. Local com luminosidade adequada.

18 PROCEDIMENTO 2.2-Membros Inferiores - panturrilha
procurar manter-se relaxado, decúbito ventral ou dorsal, perna ao nível do coração. A escala do manômetro deve manter-se visível aos olhos. Local com luminosidade adequada.

19 PROCEDIMENTO procurar manter-se relaxado, braço ao nível do coração.
3- Em Pé - procurar manter-se relaxado, braço ao nível do coração. Abertura de 45 graus, manter a escala do manômetro visível aos olhos. Luz adequada.

20 PROCEDIMENTO G - Utilização do esteto .
Colocá-los nos ouvidos c/ olivas p/frente Posicionar a campânula sobre a artéria (cubital, poplítea , pediosa) anteriormente definida e localizada através da palpação, evitar compressão excessiva, solicitar que o indivíduo não converse durante a verificação da PA. Inflar rapidamente o manguito e desinsulflar lentamente de 2 a 4 mm Hg/seg. Determinar a PAS e a PAD em mmHg

21 PROCEDIMENTO Posicionar a campânula sobre a artéria anteriormente definida (cubital, poplítea , pediosa) e localizada através da palpação, evitar compressão excessiva, solicitar que o indivíduo não converse durante a verificação da PA. Inflar rapidamente o manguito e desinsulflar lentamente de 2 a 4 mm Hg/seg. Determinar a PAS e a PAD em mmHg

22 PROCEDIMENTO H - Anotação Registrar valores PAS / PAD,
posição do paciente, largura do manguito , membro em que foi realizado medida, registrar valores segundo escala do esfigmomanômetro de 2/2 mmHg. Aguardar de 1 a 2 minutos para realizar outras medidas...


Carregar ppt "MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google