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NOPRED E AVADAN ANDRÉ Có Silva – Capitão Bombeiro Militar Coordenador Adjunto CEDEC- ES.

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1 NOPRED E AVADAN ANDRÉ Có Silva – Capitão Bombeiro Militar Coordenador Adjunto CEDEC- ES

2 Assunto: Apresentar instruções para o preenchimento dos formulários de NOPRED e AVADAN. NOPRED E AVADAN

3 NOPRED - objetivos e características AVADAN - objetivos e características EXERCÍCIO SUMÁRIO

4 Notificação Preliminar de Desastres NOPRED ALERTAR o SINDEC, da ocorrência de um fato anormal, informando: Magnitude Intensidade do desastre Objetivo

5 Notificação Preliminar de Desastres NOPRED Características Apresentar uma avaliação preliminar Corresponde a uma estimativa sobre as causas do desastre e seus efeitos Deve ser preenchido num prazo de 12 horas

6 1. Tipificação Código Denominação 2- Data de Ocorrência dia mês ano horário 3 - Localização UF Município Campo 1: Tipificação Campo 2: Data de Ocorrência do Desastre Campo 3: Localização Notificação Preliminar de Desastre SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL-SINDEC

7 Notificação Preliminar de Desastre SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL-SINDEC 4 - Área Afetada - Descrição da Área Afetada Delimitar com o máximo de precisão a área afetada 5 - Causas do Desastre - Descrição do Evento e suas Características Descrever o evento adverso que provocou o desastre..

8 6 - Estimativa de Danos Danos Humanos nº Pessoas Desalojados Desabrigados Deslocadas Desaparecidas Mortas Enfermas Levemente feridas Gravemente feridas Afetadas Danos Materiais nº Edificações Danif. Destr. Residenciais Públicas Comunitárias Particulares Serviços Essenciais Intensidade do Dano Danif. Destr Abast.d água Abast. energia Sist.transporte Sist.comunicações

9 7- Instituição Informante Telefone Nome do informante Cargo Assinatura data dia mês ano 8 - Instituições Informadas Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC Coordenadoria Regional de Defesa Civil - CORDEC SECRETARIA DE DEFESA CIVIL - SEDEC Telefones: Esplanada dos Ministérios - bloco E - 7 º andar 0xx Brasília - DF Fax: 0xx

10 Formulário de Avaliação de Danos - AVADAN OBJETIVOS Apresentar informações detalhadas sobre: as características intrínsecas do evento; a área afetada; Apresentar uma avaliação detalhada sobre o desastre, caracterizando perdas (danos e prejuízos); Realizar um levantamento in loco da situação; Enviá-lo num prazo máximo de 120 horas (5 dias).

11 Os Campos 1, 2 e 3 são fundamentais para identificar o desastre; Os Campos 1, 2 e 3 são fundamentais para identificar o desastre; Esse conjunto de dados é único para cada desastre; Esse conjunto de dados é único para cada desastre; Quantas vezes fizer a avaliação de danos para o mesmo desastre, esses 3 campos não se alteram. Quantas vezes fizer a avaliação de danos para o mesmo desastre, esses 3 campos não se alteram. 1. Tipificação Código Denominação 2- Data de Ocorrência dia mês ano horário 3 - Localização UF Município Avaliação de Danos - AVADAN SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL-SINDEC 1. Tipificação Código Denominação 2- Data de Ocorrência dia mês ano horário 3 - Localização UF Município

12 Descrição da Área Afetada Zona rural do município (mapa anexo) 4 - Área Afetada N ão existe/ Urbana Rural Urbana e Tipo de Ocupação Não afetada Rural residencial comercial industrial agrícola pecuária extrativismo vegetal reserva florestal ou APA mineração turismo e outras

13 IMPORTÂNCIA DOS MAPAS / CROQUIS Ter em arquivo vários mapas do município Representar em detalhe ou croqui que permita qualquer pessoa identificar o local; Delimitar a área para que as implicações jurídicas fiquem restritas à área do desastre; Não anexar mapa do estado com o município assinalado;

14 As causas do desastre são descritas para que se possa deduzir a gravidade do desastre, sem ir ao local. Exemplo: chuva de 213mm durante 24h,sendo que a média mensal é de 430mm e o nível do rio atingiu 3,17m acima da cota de alerta alcançando a cota de 12,30m (6:00h) Estação Ponte Velha. 5 - Causas do Desastre- Descrição do evento e suas características

15 Desalojadas Deslocadas Desabrigadas Desaparecidas Levemente Feridas Gravemente Feridas Enfermas Mortas Afetadas a 64 acima 65 gestantes Total anos anos anos 6- Danos Humanos Número de pessoas

16 Os danos humanos EM FUNÇÃO DO DESASTRE são coletados com os segmentos da área da saúde e ação Social. Depois, os dados serão agregados por faixa etária.

17 residenciais populares residenciais - outras públicas de saúde públicas de ensino infra-estrutura pública obras de arte estradas(km) pavimentação de vias públicas(mil m 2 ) outras comunitárias particulares de saúde particulares de ensino rurais industriais comerciais Danificadas quant mil R$ Destruídas quant mil R$ TOTAL mil R$ 7 - Danos Materiais Edificações

18 Os danos materiais são avaliados pelo valor necessário à reconstrução/ recuperação, valor de mercado. Checar custos com obras particulares. São Obras de Arte: Pontes, Bueiros, Galerias, entre outros.

19 8-Danos Ambientais Recursos Naturais Intensidade do DanoValor mil R$ Água Esgotos Sanitários Efluentes Industriais Resíduos Químicos Outros Solo Erosão Deslizamento Contaminação Outros SD B M A MA

20 Os danos ambientais devem ser coletados e calculados por pessoal capacitado (Sec. Meio Ambiente, IBAMA, Eng. Químicos, etc) pois são de difícil avaliação. Valor R$ = necessário p/ reabilitar o ecossistema. ATENÇÃO: MIL R$

21 9 - Prejuízos Econômicos Setores da Economia Quantidade Valor Agricultura Grãos/Cereais/leguminosa Fruticultura Horticultura Silvicultura/Extrativismo Comercial Outras produção Mil R$ Pecuária Grande Porte Pequeno porte Avicultura Piscicultura Outras cabeçasMil R$ tttttttttttt unid milunid unid

22 9 - Prejuízos Econômicos Setores da Economia Quantidade Valor Indústria Extração Mineral Transformação Construção Outras produçãoMil R$ Serviços Comércio Instituição Financeira Outros Prest. serviço Mil R$ t unid

23 Os prejuízos econômicos devem ser calculados pela produção estimada, durante a normalidade. Produção agrícola/pecuária : Sindicato Rural, Cooperativas, Agências BB, site do MA Produção industrial : Sec.de Indústria e Comércio Serviços : Sec. e Associação Comercial

24 10 - Prejuízos Sociais Serviços Essenciais Quantidade Valor Transporte Vias Terminais Meios Mil R$ Comunicações Rede de Comunicação Estação Retransmissora Mil R$ km unid km unid

25 10 - Prejuízos Sociais Serviços Essenciais Quantidade Valor Esgoto Rede Coletora Estação de Tratamento(ETE) Mil R$ Gás Geração Distribuição Mil R$ m unid m 3

26 10 - Prejuízos Sociais Serviços Essenciais Quantidade Valor Lixo Coleta Tratamento Mil R$ Saúde Assistência Médica Prevenção Mil R$ tttt P.dia

27 10 - Prejuízos Sociais Serviços Essenciais Quantidade Valor Educação Alunos sem dia aula Mil R$ Alimentos básicos Aluno. dap Estabelecimentos armazenadores Estabelecimentos comerciais t estab.

28 Os prejuízos sociais referem-se aos serviços essenciais que deixaram de ser prestados. OBS.: Geralmente, a Defesa Civil não recupera os serviços essenciais cobrados dos consumidores (são recuperados pelas Empresas prestadoras de serviços).

29 11 - Informações sobre o Município Ano Atual Ano anterior População Orçamento PIB(*) Arrecadação hab Mil R$ Mil R$ Mil R$

30 Não se justifica este campo vazio. Cada Município tem fontes diferentes. Pode-se aprimorar os dados disponíveis do IBGE p/ conhecer melhor o Município (pop. rural e urbana, densidade demográfica, etc). População : último Censo IBGE

31 CRITÉRIOS PREPONDERANTES Intensidade dos Danos Humanos Materiais Ambientais PImpM/SigImpMImp Vulto dos Prejuízos Econômicos Sociais Necessidade de recursos suplementares PImpM/SigImpMImp PVulMV/SigVDisp MV NDisp 12 - Avaliação Conclusiva sobre a intensidade do Desastre Ponderação

32 12 - Avaliação Conclusiva sobre a intensidade do Desastre Ponderação CRITÉRIOS AGRAVANTES Importância Desastres Secundários Despreparo da DC Local Vulnerabilidade do Cenário Vulnerabilidade da Comunidade Padrão Evolutivo do Desastre Nível intensidade desastre PImpM/SigImpMImp IIIIII GPrvGIprvSPrvSIprv Tendência p/ agravamento NÃOSIM CONCLUSÃO Porte do Desastre ACIDENTE Pequeno MédioGrande Muito Grande IV

33 Este campo é a conclusão, resumo de todos os anteriores. Deve ser considerado o contexto global dos dados e a situação antes do desastre.

34 13 – Instituição Informante Nome da Instituição Responsável Cargo Assinatura Telefone Data dia mês ano 14 – Instituições Informadas Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Coordenadoria Regional de Defesa Civil 15 – Informações Complementares Moeda utilizada no preenchimento: Taxa de conversão para o dólar Americano:

35 No campo 13 registra-se a data de preenchimento do Formulário. Demais campos legíveis para facilitar o contato e checagem dos dados se for o caso.

36 OBSERVAÇÕES Pode-se ter mais de um AVADAN; Os campos devem estar legíveis para facilitar o contato e checagem dos dados, se for o caso; Não pode existir rasuras

37 Modelo de Decreto Titulação Ementa Fundamentação Legal Considerandos Artigos Fechamento

38 André Có Silva (27) / 4440 A defesa civil é uma obrigação para com a humanidade, que não pode ser abdicada por nenhuma nação, comunidade ou indivíduo Winston Churchill


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