A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa."— Transcrição da apresentação:

1 Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa

2  Introdução  Objetivo  Motivação  Coleção de Documentos  Aplicação  Trabalhos Futuros

3  Sistemas de Recuperação da Informação (SRI) são aplicações com o objetivo de satisfazer a necessidade de informação do usuário através de consultas.  Mapas de documentos são redes neurais artificiais do tipo Mapas Auto-organizáveis treinados com vetores documentos.

4  Agregar um mapa de documento ao SRI com o intuito de auxiliar o usuário em suas buscas.  Disponibilizar a consulta tanto através de palavras-chaves, como através da navegação pelo mapa.

5  Crescente número de documentos (teses e dissertações) em meio digital.  Tornar universal o acesso a esses documentos.  Dificuldade do usuário em expressar a sua necessidade da informação através de palavras- chaves.

6  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE (BDTD-UFPE)  Acervo do material produzido nos programas de pós-graduação da universidade.  Cerca de 6 mil documentos.  Vinculada a BDTD nacional e ao NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations)

7  Arquitetura

8  Aquisição dos documentos  Através do protocolo OAI-PMH  Colheita de arquivos XMLs contendo metadados dos documentos  Extração dos dados através da biblioteca JColtrane

9  Indexação  Uso da biblioteca em Java, Lucene.  Operações de Stemming, eliminação de pontuação, dígitos e stopwords.  Geração do índice invertido através do modelo espaço vetorial.

10  Construção do Mapa  Representação dos documentos como vetores compondo uma matriz esparsa.  Treinamento do mapa auto-organizável com essa matriz.  Rotinas de treinamento realizadas em MATLAB, resultado do trabalho de (CORRÊA, 2008).

11  Construção da Interface  Terminado o treinamento, rotula-se os neurônios com as palavras-chaves mais significativas.  Geração de uma imagem representando o mapa no formato 10 x 12  Relação das áreas da imagem com a lista de documentos pertencentes a mesma.

12

13  Comparar e analisar o desempenho de variantes do SOM, além de outros modelos aplicados ao sistema.

14  CARDOSO JUNIOR, M. J. M. Clio-i: Interoperabilidade entre repositórios digitais utilizando o protocolo OAI-PMH Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.  JCOLTRANE. Portal de informações e tutoriais da ferramenta JColtrane. Disponível em:  WIKI LUCENE. Enciclopédia digital da ferramenta Lucene. Disponível em:.  CORRÊA, R. F. Sistemas Baseados em Mapas Auto-organizáveis para Organização Automática de Documentos Texto. Tese de Doutorado. Centro de Informática da UFPE, Recife, 2008.

15  À FACEPE pelo fomento através da bolsa PIBIC e o apoio financeiro ao projeto “Mapeador de Teses e Dissertações da UFPE (MTD-UFPE)”.  À atenção de todos. OBRIGADO!


Carregar ppt "Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google