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Administração de Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação
Professor: Ismar Kaufman

2 Equipe Emanuela Pinheiro Lins Lucy Valença Guedes

3 Análise de Propostas de Financiamento/Crédito
BANDEPE X Banco GM

4 BANDEPE Unisys Outsourcing

5 Envolvidos no SI Envolvidos Todas as áreas,
Agência que atua como órgão que recebe as solicitações de crédito do cliente/ usuário Diretoria Financeira/ Operacional ou Gerência Geral que tenha autonomia para análise e deferimento ou indeferimento do crédito solicitado

6 Funções do SI Funções Acompanhamento Análise Liberação
Fornecimento de posições contábeis/ administrativas da Instituição

7 Cliente Dir. Fin. / Operacional Diretoria Administrativa Banco Central Recursos / Linhas de Fin./Emp. SPC/SERASA Contabilidade Geral Agências Solicita empréstimo/financiamento Inf. Cadastrais Solicita liberação de crédito Verifica disponibilidade Verifica legisla;cão Posições Gerenciais Demonstrações Contábeis

8 O SI deverá dotar os usuários de mecanismos de controle, acompanhamento e análise de crédito, tais como:

9 Na Agência Real situação do cliente  SPC/ SERASA
Acesso imediato às taxas de juros praticadas Acesso a planilhas de cálculo para avaliação do cliente Facilitar o rápido cadastramento do cliente no sistema

10 Na Agência Dotar os clientes de posições atualizadas de seus empréstimos/ financiamentos Fornecer posições contábeis de forma integrada com os demais sistemas da Instituição Efetuar de forma automática a liberação dos créditos deferidos em conta corrente do cliente

11 Na Dir. Financeira/ Operacional
Emissão de posições contábeis atualizadas Dotar a direção de mecanismos eficazes de acompanhamento dos recursos liberados, bem como do retorno financeiro dos mesmos Possibilitar o acompanhamento permanente e tempestivo do fluxo financeiro da Instituição Possibilitar o acompanhamento da movimentação dos recursos liberados

12 Na Contabilidade Geral
Gerar demonstrações financeiras/ contábeis exigidas pela legislação do Banco Central Possibilitar o acompanhamento dos saldos contábeis das agências Elaborar balancetes e balanços patrimoniais, bem como as demonstrações dos resultados dos exercícios

13 No que diz respeito à qualidade dos serviços ou produto oferecidos ao cliente deverão ser obedecidas as seguintes condições:

14 Condições Os sistemas deverão atuar de forma sempre integrada evitando o desperdício de tempo no atendimento ao cliente Deverão ser emitidas posições claras e objetivas aos clientes As informações deverão estar sempre atualizadas e disponíveis para o cliente

15 No que diz respeito aos custos da organização pode-se salientar:

16 Importante !!! Seriam racionalizados com o processo de integração dos sistemas. Não só referente ao armazenamento das informações (evitando redundâncias), mas também com a operacionalização dos mesmos

17 Custo desenvolvimento, evolução/ manutenção
Custo estimado: R$ ,00 (desenvolvimento) R$9.000,00 (mensais) Pessoal 6 analistas de sistemas 2 programadores

18 Sistema Desenvolvido em: DMS II Linc Banco de Dados

19 Rotatividade Normalmente possui um ciclo de vida estimado em 5 anos
Sofre constantes mudanças Mudanças da legislação imposta pelo Banco Central Mais variadas solicitações das áreas operacionais

20 Banco General Motors (Banco GM)

21 Comprovante Quitação/
Concessionária fax CPF ou CGC Micro Cadastrado Igual a recusada, mas com entrada maior Verifica Proposta Anterior Não cadastrado diferente Nova Proposta Micro Gera um número Reanálise Consulta CPF ou CGC Sujo/Bobagem Recusa Sujo/Sério Pede para Quitar/Limpar Terminal SERASA Verifica Novamente Limpo/ Consulta CPF ou CGC Comprovante Quitação/ Consulta CPF ou CGC Terminal Banco de Dados Inadimplente Tudo Ok fax Analista Concessionária Confirmação Número da Proposta Dá Baixa na Proposta Micro

22 Antes Uma pessoa em cada concessionária
Diferentes maneiras de analisar as propostas Propostas aprovadas só ficavam juntas na contabilidade

23 Hoje Serviço centralizado Padronização da análise
A mesa tem conhecimento de todas as propostas de financiamento Resposta ao cliente mais rápida

24 Futuro Baseado num sistema de pontuação
CPF ou CGC Micro Concessionária fax Recusado Analista Aprovado/fax Proposta Analisada/fax Baseado num sistema de pontuação que contém fatores relevantes para o negócio!!!

25 Estados Unidos - Hoje Concessionárias diretamente ligadas à financeira
As propostas são cadastradas nas concessionárias São enviadas ao Banco, analisadas (baseado num Sistema de Pontuação) e devolvidas às concessionárias automaticamente Análise aprofundada

26 Equipamentos Três terminais Os servidores estão em São Paulo!!!
Um para consultar SERASA Dois para consultar o Banco de Dados do Banco GM Os servidores estão em São Paulo!!! Um micro Cadastrar propostas Dá baixa depois da análise das propostas

27 Rotatividade O Sistema foi implantado em Janeiro de 1997
Terá um treinamento em Outubro 1998 para dois funcionários da Mesa

28 Diferenças BANDEPE Banco GM Mais um serviço Terceirização PE Unisys
Custos conhecidos Processo mais burocrático Condição estática Banco GM Serviço principal Terceirização SP IDS Custos desconhecidos Procedimento mais simples Processo de transição

29 Semelhanças Consulta SPC e SERASA
Análise interna de propostas de financiamento Base de dados Centralizada Preocupação com Backups Cadastramento dos dados do cliente na agência Manutenção de cadastro do cliente para acessos futuros


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