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ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas Prof. Carlos Alexandre.

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Apresentação em tema: "ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas Prof. Carlos Alexandre."— Transcrição da apresentação:

1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas Prof. Carlos Alexandre

2 Orçamento de Vendas O orçamento de vendas constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.

3 Orçamento de Vendas RESTRIÇÕES INTERNAS: capacidade produtiva insuficiente; estrutura administrativa inadequada; pessoal interno inabilitado; e insuficiência de capital de giro.

4 Orçamento de Vendas RESTRIÇÕES EXTERNAS: política de comércio exterior desfavorável; política monetária (crédito e taxa de juros) desfavorável; mercado fornecedor precário; e restrição de mão-de-obra externa.

5 FATORES E FONTES DE INFORMAÇÕES - dados históricos, como tendências de vendas da empresa, competidores e a indústria (se disponíveis); - tendências econômicas gerais ou fatores como taxas inflacionárias, taxas de juros, crescimento da população e gasto pessoal etc.; - fatores regionais e locais que afetam as vendas; - mudanças de preço previstas, em custos de compras e de vendas; - planos de marketing previstos; - o impacto de novos produtos ou mudanças na linha de produtos inteira; e - outros fatores, como eventos políticos e legais e mudanças de tempo.

6 Orçamento de Vendas Orçamento de vendas são as previsões de vendas para um determinado período orçamentário. Estima: - as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar; - define o preço a ser praticado; - impostos incidentes; - a receita a ser gerada; - a quantidade de clientes a serem atendidos; - as condições básicas das vendas, a vista ou a prazo, entre outras informações.

7 Orçamento de Vendas Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo.

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9 Orçamento Global Já vimos que o orçamento é um conjunto de previsões quantitativas apresentadas de forma estruturada, uma materialização em valores dos projetos e dos planos. Ele é composto por dados financeiros e não financeiros (Boisvert,1999). Também estudamos que muitas vezes ele serve de guia para direcionar a empresa em um período futuro, além de poder ser utilizado como parâmetro para avaliação.

10 O objetivo principal do orçamento é aperfeiçoar as diferentes atividades empresariais, sendo eficiente na alocação de recursos disponíveis e ainda relacionar-se com as duas funções administrativas: o planejamento e o controle. Orçamento Global

11 A estrutura básica do orçamento é formada por peças, isto é, projeções financeiras dos orçamentos individuais de cada unidade da empresa, que abrangem o impacto tanto das decisões operacionais quanto das decisões financeiras. Normalmente, o orçamento tem partida em um orçamento global (ou orçamento-mestre), que pode ser subdividido em orçamentos operacional e orçamento fi nanceiro. Orçamento Global

12 despesas departamentais O orçamento operacional, que abrange decisões de aquisição e uso de recursos é composto pelo orçamento de vendas, orçamento do estoque final, orçamento de fabricação, orçamento de custo dos materiais, orçamento de mão-de-obra, orçamento dos custos indiretos de fabricação e orçamento de despesas departamentais. Já o orçamento financeiro é formado pelo orçamento de capital, orçamento de caixa, balanço patrimonial e demonstração de resultados projetados, concentra suas decisões nos meios para obter os recursos necessários. No momento da elaboração do orçamento, os orçamentos específicos, se relacionam entre sim. Orçamento operacional e financeiro

13 Relacionamento entre os orçamentos específicos

14 Por onde começar um orçamento? O departamento financeiro deve ser o responsável por implementar e controlar o orçamento. Normalmente em empresas de grande porte, o departamento financeiro é subdividido em duas áreas:

15 Por onde começar um orçamento?

16 Etapas para operacionalização do Orçamento Etapas para a condução e operacionalização do orçamento: 1. A área de orçamento solicita ao departamento comercial a projeção anual de vendas; 2. A projeção de vendas é repassada aos outros departamentos, para que eles a utilizem como base para projetar seus gastos anuais; 3. Utilizando-se as projeções de receitas e de gastos, o departamento de orçamento elabora a projeção da DRE para o ano seguinte; 4. A DRE projetada é levada à alta administração para a aprovação. Mudanças podem ser sugeridas. 5. A projeção da DRE é aprovada pela alta administração e os orçamentos são distribuídos aos departamentos; 6. A execução dos orçamentos pelos departamentos é acompanhada pela área de orçamento durante todo o exercício contábil


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