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Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES A IDÉIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

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1 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES A IDÉIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Segundo surgiram no início do século XX, mas somente em 1942 a idéia apareceu num manifesto subscrito por 120 industriais ingleses. É de responsabilidade dos que dirigem a indústria manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos interno e externo, tais como: consumidores, funcionários e investidores, além de dar a maior contribuição possível ao bem-estar da nação como um todo. No Brasil, tem sido debatida por Duarte e Dias (1986), Melo Neto e Fróes (1999, 2001), Instituto ETHOS e SEBRAE (2003), Patrícia Ashley (2004), entre outros.

2 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL FILANTROPIA EMPRESARIAL É o apoio, em recurso financeiro ou material, dado pela empresa a alguma ação social individual ou a entidades, sem acompanhar o uso desse recurso ou se envolver diretamente no projeto. Trata-se da ação social externa à empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas: 1. Organizações não governamentais 2. Conselhos Comunitários. 3. Associações e entidades do terceiro setor em geral.

3 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL STAKEHOLDERS Parceiros da organização/empresa e que atuam em torno do seu negócio ou atividade. São todas as partes interessadas com as quais a empresa se relaciona (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades associativas, sindicatos, concorrentes, meio ambiente). BALANÇO SOCIAL É o instrumento de divulgação dos projetos e ações sociais da empresa, seus dados concretos de uso e aplicação de recursos, além do registro dos tópicos obrigados legalmente. No Brasil surgiram os primeiros balanços sociais de empresas nos anos 80. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente. A proposta só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social.

4 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL - CONCEITO É a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo. (Instituto Ethos). A responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente (...), agindo proativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela. Patrícia Ashley

5 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ÉTICA Conjunto de princípios morais e valores que governam as ações e as decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais.

6 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL COMO A ÉTICA SE RELACIONA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL? Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não adianta uma empresa Por um lado pagar mal seus funcionários; Corromper a área de compras de seus clientes; Pagar propinas à fiscais do governo e; Desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. ESSA POSTURA NÃO CONDIZ COM UMA EMPRESA QUE QUER TRILHAR UM CAMINHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

7 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Cultura e normas societais Cultura de negócios e práticas industriais Filosofia moral pessoal e comportamento ético Fonte: Melo Neto e Fróes (1999). Cultura e normas societais Cultura de negócios e práticas industriais Cultura e expectativas organizacionais Filosofia moral pessoal e comportamento ético Estrutura do comportamento ético.

8 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Responsabilidade com lucros Proprietários/ acionistas Responsabilidade para com o stakeholder Clientes Empregados Fornecedores / distribuidores Público em geral Meio ambiente ecológico Grupos de interesse público Responsabilidade Societal Fonte: Berkowitz (2001). Três níveis da Responsabilidade Social.

9 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Três Níveis de Responsabilidade Social: 1.Responsabilidade pelo lucro - admite que as empresas tenham uma única responsabilidade - maximizar os lucros dos seus proprietários ou acionistas. 2.Responsabilidade para com o Stakeholder - se concentra nas obrigações que uma organização tem para com aqueles que podem afetar a realização dos seus objetivos. 3.Responsabilidade Societal - refere-se às obrigações que as organizações têm: na preservação do ambiente ecológico e com o público em geral.

10 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL M P E O conceito de responsabilidade social nas micro, pequenas e médias empresas, segundo a pesquisa do IPEA (2000), é muito abrangente, considerando-se qualquer atividade que elas realizam para atender às comunidades nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação e desenvolvimento comunitário, dentre outras. Essas atividades abrangem desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições, até grandes projetos mais estruturados, podendo, inclusive, estender-se aos empregados das empresas e seus familiares.

11 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL PESQUISA DO IPEA (2000) AS ATIVIDADES DAS EMPRESAS COM RELAÇÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL SÃO: Assistência social (57%) Alimentação (40%) São, de longe, as mais realizadas pelo empresariado. Esse resultado é parcialmente explicado pelo comportamento das pequenas e médias empresas, onde predomina, de forma mais acentuada, o atendimento assistencial. A segurança (17%) A educação e ações educacionais (14%).

12 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL VANTAGENS DA EMPRESA QUE ADOTA POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL? A prática demonstra que um programa de RSE só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizada de forma autêntica. A empresa precisa ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. As empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, percebem a valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação.

13 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB) 1.63% das empresas que responderam à pesquisa pretendem implementar novos projetos sociais em 2004, e aumentar os recursos em média 30% em relação ao investimento atual. 2.51% das organizações divulgam suas ações sociais. 3.86% são favoráveis à criação de leis de incentivo fiscal às empresas que investem em projetos de responsabilidade social. 4.73% não publicam o Balanço Social como forma de divulgar seus investimentos e despesas em programas de cunho social. 5.83% das empresas não conhecem a opinião do seu cliente quanto ao seu entendimento, sobre a organização atuar em Programas de Responsabilidade Social como diferencial na sua escolha para compra.

14 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB) 6.56% das empresas não conhecem a aplicação da Norma SA 8000 e sua influência na ação relacional ética no ambiente interno das organizações. 7.O Programa Fome Zero teve 24% de indicação de investimento pelas empresas. 8.72% das avaliações dos projetos sociais das empresas estão acima dos resultados esperados.

15 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL LEGISLAÇÃO BRASILEIRA As ações de responsabilidade social das empresas, não estão sendo cobradas por nenhum instrumento legal. A pressão dos consumidores, que levam as organizações a formularem seus planejamentos, privilegiando não só os ganhos econômicos/financeiros, mas também ganhos de caráter social. É a forma de demonstrar para a sociedade compromisso com todas as dimensões da RSE. Vem se tornando uma exigência para a legitimidade da organização (Orati, 2003).

16 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL HOJE EM DIA, PARECE QUE JÁ NÃO BASTA AOS CONSUMIDORES SABEREM O QUE UM PRODUTO OFERECE, OU QUE IMAGEM ELE TRANSMITE AO COMPRADOR: AGORA ELES PRECISAM SABER EM QUE A MARCA QUE ELES COMPRAM ACREDITA. NO ENTANTO, ALÉM DE INFORMAR AOS CONSUMIDORES SOBRE SEU CONJUNTO DE VALORES E NO QUE ACREDITA, UMA MARCA TAMBÉM PRECISA DAR MOSTRAS, ATRAVÉS DE AÇÕES CONCRETAS E EFETIVAS, DE QUE PRATICA O QUE PREGA

17 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO: Os 11 mandamentos da responsabilidade social Discussão e síntese dos conceitos.


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