A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: OUSAR O EVANGELHO ACOLHER E CUIDAR DOS HOMENS Lema de 2014:“Tudo o que fizerdes ao menor destes meus irmãos, é a mim que o fazeis.” (Mt 25,40)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: OUSAR O EVANGELHO ACOLHER E CUIDAR DOS HOMENS Lema de 2014:“Tudo o que fizerdes ao menor destes meus irmãos, é a mim que o fazeis.” (Mt 25,40)"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: OUSAR O EVANGELHO ACOLHER E CUIDAR DOS HOMENS Lema de 2014:“Tudo o que fizerdes ao menor destes meus irmãos, é a mim que o fazeis.” (Mt 25,40)

2 Retiro nas ENS  Idéias para trabalhar  Retiro precisa ser mais proveitoso.  Retiro não é peso e nem chateação.  Retiro precisa ser, que nem a preparação para a festa do natal e ano novo ou do padroeiro..  Proposta das ENS: Estatutos  Carta de 1947 – Diz: Fazer a cada ano um retiro fechado de 48 horas no mínimo, marido e mulher pelo menos antes do compromisso de equipe.

3 Retiro: Guia das ENS  Ter a cada ano, um retiro de tempo de 48h  Guia das equipes: um tempo suficiente para se colocar em um local isolado, diante do senhor, se possível em casal que permita uma reflexão da vida na presença de Deus.  PCEs – Por se a cada ano, diante do senhor, durante o retiro de 48h para planejar e refletir a vida em sua presença.

4 Vem e segue-me - Orientação  Também tem orientações.  Um tempo para equilibrar a vida, abrir o coração e escutar e entender a proposta de Deus  Na pratica: não basta arrumar a mala e ir para o um determinado lugar e cumprir um determinado roteiro das Ens.  Vai exigir uma atitude séria.  Sair do seus ambiente, deixar o travesseiro, o lençol, o chuveiro, os hábito.

5 Um lugar tranquilo  Onde possa estar isolado.  Deixar desligado o celular, tablet, não se preocupar, onde possa estar sozinho diante de Deus.  Levar adiante em um lugar com chalé, com equipamento de som e se encontrar somente na eucaristia e colocar depois a comida por debaixo da porta.  Esse isolamento, faz procurar um encontro especial de Deus.

6 Encontro lado a lado  Sentar-se diante de Deus  Sem medo de dizer, quais são as nossas preocupações, oração é colocar-se a boca para funcionar, contemplação de ver o sol indo embora.  Funcionamos como os computadores antigos, antes desligávamos as coisas um por um.  Precisamos de tempo, para acalmar e tranqüilizarmos, não termos pressa.

7 Retiro  Tempo de 48h, tempo adequado.  Quando você vai passear, você não percebe o tempo.  Balas antigas, quebra queixo, pelo menos umas 2h para ir mastigando.  Para preparar uma boa língua, precisa cozinhar umas 2h com um bom vinho branco.  Turista Religioso: Batemos fotos e vamos embora e o que fica, nada.

8 Ajudar......Cuidar.....  Você colabora e não atrapalha;  Coceira na língua;  Colaborar com a oração, tempo de maturação, não vá para o retiro de coração dividido.  Estabeleça silencio interior.  Acalme sua alma.  Desenvolva essa atitude de você, com sua esposa, de olhar, rezar.  Aproveite o silencio exterior para falar com Deus

9 Diálogo  Com seu esposo, manifeste o que você quer falar que há muito tempo não falou para o seu esposo, peça conselho, silêncio é comunicar-se, dialogar-se, é a melhor maneira de fazer silencio.  Evite aglomeração, passe direto, evite o bisbilhotar.  Por amor de Deus e pelos irmãos, não se esconda para manusear seu celular, como se fosse chupeta capaz de abandonar de jeito nenhum.

10 Porque Tudo isso  Para concentrar em nós as propostas de vida. Examinar o passado, ver o presente e planejar o futuro e buscar maneiras de viver.  Santo Inácio foi transformado, Santo Antão também abandonou tudo quando escutou a palavra, organizou a vida para não faltar nada para suas irmãs, Santo Afonso, Charles de Foucault.  Sem superficialidade, procurando e encontrando a verdade.

11 Curar – Tempo  Buscar soluções  Refletir  Olhar para todos os lados e ângulos, concentração e assim tomar uma decisão séria.  Antes do casamento você fez um retiro?  Se não a há silêncio, não consigo fazer discernimento.  Precisa ser bem preparado, tanto quem vai fazer, ou aplicar.

12 Orientações  Não deixe que o tema o padre diga, e sim o setor, combine o tema e o roteiro.  Que seja feito o esquema pela equipe, se não o padre vai repetindo e nunca muda.  Não queira impor as coisas.  Tem pessoas que não gosta de fazer alguma coisa, não imponha pratica de piedade popular e nem seja o ponto central do seu setor.

13 Os casais  Eles também devem fazer retiros e pregarem os retiros.  Penso que tem muita experiência, e podem fazer muito bem e não sair correndo para resolver problemas e depois voltar.  Informar os horários, o roteiro.  Fazer seu dever de sentar.  Fazer um tempo de reflexão pessoal.  Escolha bem as musicas para acalmar e animar.

14 Ambiente  Preparar o ambiente, paz, sossego.  Tema: Variação imensa, tema do ano, no contexto da espiritualidade conjugal.  Inspirado pela espiritualidade conjugal.  Salientar os pontos característico da espiritualidade conjugal.  Como vou viver de maneira que esse homem ou mulher vai ser pra mim, salvação.  Como viver o amor, dor, alegrias que Deus nos deu.

15 Temas próprios  Espiritualidade Conjugal  Ascese  Perdão  Sacrifício


Carregar ppt "Tema: OUSAR O EVANGELHO ACOLHER E CUIDAR DOS HOMENS Lema de 2014:“Tudo o que fizerdes ao menor destes meus irmãos, é a mim que o fazeis.” (Mt 25,40)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google