A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XL."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XL

2 POVO DE DEUS ATIVO NA OBRA DE DEUS LITURGIA IGREJA Na tradição cristã, Liturgia significa que o povo de Deus toma parte na obra de Deus. Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção. Liturgia é vida, Deus no homem e o homem em Deus, perenemente na Criação.

3 CELEBRAÇÃO LITÚRGICA IGREJA SERVA No Novo Testamento, a palavra liturgia é empregada para designar não somente a celebração do culto divino, mas também o anúncio do Evangelho e a caridade em ato. Em todas essas situações, trata-se do serviço de Deus e dos homens. Na celebração litúrgica, a Igreja é serva à imagem do seu Senhor, o único liturgo, participando de seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e régio (serviço de caridade) JESUS CRISTO, ÚNICO LITURGO

4 MÚNUS SACERDOTAL DE JESUS CRISTO A liturgia é tida como o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificação do homem, e é exercido o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros. Disto se segue que toda a celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo titulo e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. SANTIFICAÇÃO DO HOMEM

5 PROLONGA MAS NÃO SUBSTITUI A VIDA LITÚRGICA DA IGREJA RELIGIOSIDADE POPULAR Além da liturgia sacramental e dos sacramentais, a catequese tem de levar em conta as formas da piedade dos fiéis e da religiosidade popular. O senso religioso do povo cristão encontrou, em todas as épocas, sua expressão em formas diversas de piedade que circundam a vida sacramental da Igreja, como a veneração de relíquias, visitas a santuários, peregrinações, procissões, via-sacra, danças religiosas, o rosário, as medalhas etc. Estas expressões prolongam a vida litúrgica da Igreja, mas não a substituem. Considerando os tempos litúrgicos, estes exercícios devem ser organizados de tal maneira que condigam com a sagrada liturgia, dela de alguma forma derivem, para ela encaminhem o povo, pois que ela, por sua natureza, em muito os supera.

6 Padre Ederaldo da Mata Silveira Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Amazônia do Brasil FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO CONHEÇA-SE, CONHECENDO A BÍBLIA Formatação: Diácono Eliezer de Oliveira Martins Musical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky Os textos são do Catecismo da Igreja Católica (§ 1069s, 1674s). Fotos do arquivo particular.


Carregar ppt "DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google