A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ"— Transcrição da apresentação:

1 SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

2 As grades questões a que responde a iniciação cristã são três: a) Como Deus reúne seu povo em Cristo? b) Como Cristo edifica a sua Igreja, fazendo dela seu corpo? e c) Como os homens são construídos como templo do Espírito Santo?

3 Os sacramentos da iniciação cristã que são: Batismo,Eucaristia (primeira comunhão) e Crisma (Confirmação) são os instrumentos significativos da ação invisível da ação da Graça de Deus que nos santifica através destes sinais sensíveis. Como nos relata At 2,47, após Pentecostes o Senhor aumentava o número de pessoas que iam sendo salvas pela ação da Graça.

4 EVOLUÇÃO DO TERMO Iniciação não é um termo presente na linguagem bíblica, mas de uma linguagem religiosa, especialmente das religiões mistéricas (são religiões que se baseiam em mitos da natureza). Este termo é introduzido na Igreja pelos Santos Padres (São Santos doutores da Igreja que foram formando o pensamento da Tradição da Igreja).

5 Foi um termo utilizado por eles para significar o processo completo dos sacramentos pelos quais o homem passa da situação de não-cristão àquela de membro de pleno direito da Igreja, com a participação na Eucaristia.

6 Achamos uma boa definição de iniciação cristã na frase de Pe
Achamos uma boa definição de iniciação cristã na frase de Pe. Chenu: “A iniciação é a operação pela qual a fé realiza, por uma ação simbólica, a comunhão com o mistério”. Quando fala da fé, entende-se a fé da Igreja no ato redentor realizado pelo Salvador.

7 ELEMENTOS DE UMA INICIAÇÃO
Vamos analisar os elementos que constituem a iniciação não somente cristã mas de um processo de iniciação que são quatro: a) em primeiro lugar, o MISTÉRIO, ou seja, uma realidade com algum tido de TRANSCENDÊNCIA (quando falamos de transcendência queremos dizer uma realidade que não se detém apenas neste mundo terreno mais vai além, chega a eternidade);

8 b) Em segundo lugar, a SIMBOLOGIA, ou seja, um corpo de símbolos, que são a ponte de aproximação com o mistério e nos faz adentrar no seu significado mais profundo; c) em terceiro lugar, uma COMUNIDADE DE INICIADOS (que na igreja católica é chamada de CATECÚMENOS – aqueles que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã) e d) em quarto lugar está o SUJEITO da iniciação cristã que deve ser capaz de entrar no mistério e de aceitar suas consequências.

9 CARACTERÍSTICAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
1º) A iniciação cristã tem como finalidade a entrada num MISTÉRIO: a inserção no MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO (este mistério pascal é a PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO). Vê-se o caráter pessoal deste mistério, ou seja, está fundamento na pessoa de Jesus Cristo. Lembro que nossa Igreja é CRISTOCÊNTRICA (Jesus Cristo é o Centro). Dele tudo vem e para ele tudo vai.

10 2º) Os sacramentos da iniciação cristã não são apenas um corpo simbólico, ou melhor, uma junção de vários símbolos que nos conduzem a um significado. Os sacramentos com sinais sensíveis da graça de Deus tem uma INICIATIVA DIVIANA e requer uma RESPOSTA HUMANA. É o início de uma vida fundada em Cristo.

11 3º) A COMUNIDADE DOS INICIADOS (que nós chamamos de CATECÚMENOS) formam a Igreja. A presença ativa dos iniciados é decisiva para a iniciação cristã. Quem não participa da comunidade não pode ser iniciado, pois, não demonstra interesse em fazer parte da mesma. A iniciação requer COMPROMETIMENTO.

12 4º) O SUJEITO da iniciação é o SER HUMANO
4º) O SUJEITO da iniciação é o SER HUMANO. Aqui devemos ressaltar a peculiaridade de ser cristão, que não procede de nossa mera ação, mas da Graça de Deus. Daí a realidade da iniciação cristã não depende só das possibilidade humanas do sujeito, mas sobretudo da misteriosa ação de Deus.

13 PERGUNTAS: A) Qual a importância da INICIAÇÃO em nossa vida? Quais são outras realidades que passamos por um PROCESSO DE INICIAÇÃO? B) Você percebe que os Sacramentos são um Dom de Deus e uma Tarefa Humana?

14 CITAÇÕES COMPLEMENTARES
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA 1275 – A iniciação cristã realiza-se pelo conjunto de três sacramentos: o Batismo, que é o início da vida nova; a Confirmação, que é sua consolidação e a Eucaristia, que alimenta o discípulo com o Corpo e o Sangue de Cristo em vista da sua transformação nele.

15 SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ


Carregar ppt "SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google