A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho

2 Percepção… Realidade!

3 Histórico e Evolução Missão da ABRACE: preservar e promover ações de educação e a integração cultural e social da comunidade brasileira, para fortalecer sua identidade e efetiva atuação nos Estados Unidos A semente do nosso orgulho: Início Pré-escola 1 turma, 8 alunos Encontros semanais nas casas das mães Início Alfabetização 1 turma, 10 alunos Encontros semanais em escola alugada, contratação de professoras Fundação formal Membros do conselho: Aline Brito, Dalton Luz, Leila Ribeiro e Teresa Souza Dois novos chegando: Amauri Costa e Sônia Mendonça Pré-escola e alfabetização, 11 turmas, 135 alunos

4 Visão Geral Aula semanal, dois semestres por ano letivo:
setembro a dezembro fevereiro a junho Média de 32 – 34 semanas por ano Turmas formadas conforme critério combinando idade e proficiência em português Um professor + 1 mãe assistente (voluntário; sistema de rodízio) Turmas com 13 alunos ou mais: Professor titular + professor assistente + mãe assistente Recreio, 10 min; turmas alternam diferentes horários Abrace, Inc.

5 Retrato da prática Pré-escola 3, 4 e 5 (2 anos e meio a 5 anos e meio)
Pré-alfabetização (5 a 7 anos) Alfabetização A1, A2, A3, A4/A5 ( 6 a 17 anos) 65% 15% Abrace, Inc.

6 Famílias de alunos 3% 80% Abrace, Inc.

7 Língua de herança: contexto
PREPARAÇÃO DO TERRENO Importância na transmissão de conhecimentos e valores Baú de identidades: nossas heranças imateriais – origens, histórias e tradições da família Propósito da família de manter vivas suas raízes culturais e sociais O processo de desestrangeirização Sentido de grupo, desejo de pertencer Valorização da identidade como cidadãos brasileiros Dos pais Dos filhos

8 Língua de herança: contexto
COMO SEMEAMOS Tudo começa na família... Orientação inicial, atenção individual Oportunidades de sociabilização Criação do ambiente de vivência da língua (em casa, com amigos) Papel do professor Cria ambiente de vivência em sala de aula Multiplicador dentro e fora dela Ponto de ligação e integração da comunidade Eventos de cunho sócio-histórico-culturais Oportunidades de convivência (almoços, passeios, festas) Atividades coletivas, abertas para brasileiros de todas as origens e regiões

9 Mitos – Por que não falo português com meu filho
atrapalha o aprendizado na escola é falta de educação na frente dos outros é estranho, me sinto desconfortável os outros não entendem meu marido não quer/não gosta... meu filho não gosta... pra meu filho não se sentir mal... Abrace, Inc.

10 Aspectos positivos Porque...
é benéfico biologicamente (segundo resultados de pesquisas recentes, diminui risco de Alzheimer) ajuda no aprendizado de outras línguas contribui para o entendimento e respeito a outras culturas e valores tem vantagens sócio-econômicas (Brasil em alta!) é a semente para valorizar quem você é, de onde veio e como chegou até aqui (para o adulto) é saudável emocionalmente, ajuda a criança a entender a dinâmica da família... Abrace, Inc.

11 Materiais didáticos e metodologia
Linha construtivista Planos de aula elaborados a partir de eixo de conteúdo básico por nível escolar Temas transversais, baseados na História, Geografia, cultura e costumes brasileiros Material de consulta/uso em sala de aula: livros didáticos e materiais educativos do Brasil Pesquisa em sites de ensino e educação na internet Livros de literatura da biblioteca da ABRACE Jogos e materiais pedagógicos do acervo da ABRACE Abrace, Inc.

12 Programa de aula Pré-escola Alfabetização/letramento
O quê: pouco conteúdo acadêmico; muita interação e conVIVÊNCIA Como: Aprendizado pelas brincadeiras Foco em interação e atividades em grupo Desafios: Envolvimento da família na proposta geral e pedagógica Criação de laços de amizade e confiança no ambiente Ganho de vocabulário e prática em brincar em português Alfabetização/letramento O quê: mais conteúdo acadêmico, interação e conVIVÊNCIA médias Aprendizado de regras gramaticais e desenvolvimento de leitura e escrita Boa dose de exercícios e atividades lúdicas Desafios Comprometimento da família com a proposta pedagógica (ex. Lição de casa, atividades extra-classe) Enorme heterogeneidade de nível acadêmico e maturidade social Diversidade de origem e ambiente familiar Abrace, Inc.

13 Evolução do programa de ensino
Abrace, Inc.

14 Estuda em ambiente formal x informal
Abrace, Inc.

15 Papel pais assistentes
Antes da aula Avisar responsável (Priscila) se não puder comparecer no dia escalado Durante a aula Professora é a autoridade (não interromper, não interferir na aula) Atenção e respeito com o grupo todo, conforme orientação da profa Atividades manuais, idas ao banheiro e possíveis dificuldades (choro, etc) Ajuda durante o lanche, conduzindo, servindo e monitorando as crianças Após a aula Sugestões para a turma ou ideias de atividades devem ser conversadas com a profa de cada turma primeiro. Abrace, Inc.

16 Pais/professores por turma
Pre-3a – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-3b – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-4 – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-5a – profa titular + mãe voluntária Pre5b – profa titular + mãe voluntária Pre-alfa – profa titular + professor assistente + mãe voluntária A1 – profa titular + mãe voluntária A2 – profa titular + professor assistente + mãe voluntária A3 – profa titular + mãe voluntária A4/A5 – profa titular + mãe voluntária Abrace, Inc.

17 Programas por área de atuação
Abrace, Inc.

18 Desafios Gestão Sustentabilidade Materiais
Comitês de trabalho e voluntários Biblioteca (contínuo): infantil e adulto Feira do Livro (bianual): abril e novembro Feira Cultural (anual): maio Lanche/cafezinho (semanal; rodízio): 4 pessoas Arrecadação de fundos (contínuo) Sustentabilidade Captação de recursos com empresas brasileiras e americanas e governo Materiais Recursos didático-pedagógicos que considerem o contexto de contato com o Brasil e a enorme diversidade sócio-econômico-educacional em que se encontram os alunos e suas famílias no exterior Abrace, Inc.

19 ABRACE em números Desde que primeiro programa de ensino teve início em 2006, já tivemos: mais de 550 crianças em aulas de português 37 professores, entre titulares e substitutos 17 voluntários em atividades diversas 360 livros e gibis vendidos em feiras do livro quase mil participantes em duas feiras culturais anuais Abrace, Inc.

20 Depoimentos de pais de alunos…
“A ABRACE mudou a nossa vida, já estávamos morando aqui por 9 anos, e só tínhamos alguns poucos amigos brasileiros, que não tinham filhos da idade da minha filha. Depois da ABRACE podemos mostrar melhor mais da nossa cultura para nossa filha de 7 anos, hoje temos vários amigos, planejamos fim de semana juntos, passeios, almoços e até férias... o que me deixa mais feliz é que, apesar da minha filha só ir uma vez por semana na ABRACE, é lá que ela encontra as melhores amiguinhas e não na escola em que vai todos os dias...” “Para mim, a ABRACE representa um vínculo com a língua e a cultura brasileira. Minhas filhas podem não só praticar o português, mas também conviver com outras crianças brasileiras. Tanto eu como as minhas filhas nos sentimos parte de uma nova comunidade, a da ABRACE. Isso representa mais uma estrutura de suporte, tão necessária para situações como a nossa, de estar sempre mudando de país e passando por transições.” “Criança não gosta de ser diferente. Este é um dos principais desafios de quem mora fora do Brasil e tenta ensinar português para os filhos. Na ABRACE, as criancas vêem outras crianças que normalmente falam inglês falando português também. Eu considero este um aspecto importantissimo do aprendizado da língua. Além de ser um lugar onde filhos de brasileiros podem aprender português, eu acho que eu aprendo tanto ou mais do que meu filho porque há um sistema de apoio aos pais de como continuar a educação em casa.” Abrace, Inc.

21 Depoimentos de pais de alunos…(2)
“Todos os sábados, a alegria das minhas filhas começa ao saber que elas vão para a ABRACE! Elas adoram ir para a aula de português e como diz a minha filha de 4 anos: "brincar com meus amigos que falam português como eu!“ Elas adoram as atividades escolares e agora, por causa da ABRACE, elas ligam o portugues à diversão!!! Eu, como mãe orgulhosa que sou, AMO A ABRACE!” “Eu não posso falar o suficiente bom sobre a ABRACE. Não só as criancas, minha filha de 8 anos e meu filho de 5, estão se beneficiando do programa, mas eu também. Todo sábado de manhã a gente está louco para chegar em McLean e participar das atividades da escolinha. Meu filho tem amiguinhos na classe e, com essas amizades, o português dele está crescendo bastante, e agora já entende que a "mamãe" dele é do Brasil. Minha menina também tem amiguinhas e está aprendendo bastante sobre a cultura, incluindo esportes, animais e festas durante o ano. Eu tenho a oportunidade de ajudar numa boa causa, voluntariando quando posso, seja como ajudante na aula ou com outras atividades. A ABRACE está ajudando todos da minha família a ter a conexão com o Brasil, e tem me completado muito. As crianças tem identidade e estão aprendendo que são Brasileiros primeiro!” Abrace, Inc.

22 Depoimentos de pais de alunos…(3)
“Para nossa família, a ABRACE representa uma pequena parte do Brasil no nosso país adotivo - os Estados Unidos. Nossas manhãs de sábado são muito mais que uma simples “aula de Português”, são uma mistura de cultura, histórias, amizades, comidas, arte, folclore e convivência que demonstra aos nossos filhos de 8, 4 e 2 anos, que “ser Brasileiro” é muito mais que falar português. A ABRACE nos ensina a cada dia que “ser Brasileiro” é um sentimento que começa na cabeça, mas que vive no coração!” “Meus dois filhos costumavam achar que falar português e aprender sobre a cultura brasileira era uma obrigação, portanto eram resistentes à língua. Depois que eles entraram na ABRACE e viram que há centenas de crianças e adultos que também falam português, que eles têm várias oportunidades para aprender brincadeiras e participar em atividades culturais brasileiras, eles passaram a ter orgulho da língua, da cultura, e dos novos amiguinhos brasileiros, além de se sentirem mais à vontade para conversar comigo em português na frente de outras pessoas.” "Educar, ensinar, orientar e encorajar nossos filhos para a vida não é tarefa fácil ainda mais quando se fala dois idiomas dentro de casa. Achamos o português fundamental na educação dos nossos filhos nascidos aqui. A Abrace é a nossa maior parceira pois adota valores que reforçam o que acreditamos e queremos para os nossos meninos. Eles se encantam com as atividades desenvolvidas durante o ano que envolvem a participação da família: dia das mães, dia das crianças, festa junina, teatros de final de ano, tudo sempre com ensinamentos que certamente ajudarão na formação dos meus cidadãos brasileiros. Eu, meu esposo e meus filhos agradecemos por fazer parte desta história de sucesso chamada Abrace!" Abrace, Inc.


Carregar ppt "Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google