A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.  Salmo 23.1  “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.  Salmo 23.1  “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Davi Oliveira Boa Sorte

2  Salmo 23.1  “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”.

3  Vamos iniciar hoje, uma série de estudos sobre as chamadas crises existenciais.  A Bíblia fala sobre três tipos de crises:  As crises acidentais ou situacionais – Jó perdeu sua família, riqueza, saúde e posição.  As crises de desenvolvimento – Abraão e Sara enfrentaram mudanças críticas, anos de esterilidade, tensões familiares e a ordem de sacrificar o filho Isaque.  As crises existenciais – quando somos forçados a enfrentar verdades perturbadoras.

4  Na lista abaixo, o que lhe deixa sob pressão ou ansiedade no seu dia-a-adia? Como você costuma reagir? Trânsito Finanças Trabalho Estudos Família Igreja

5  Ansiedade é um estado emocional que ocorre com algumas as pessoas, quando elas se vêem diante de situações, tais como:  expectativas frente a algo desejado;  a espera de uma resposta ou uma definição;  uma decisão a tomar;  antes e após uma situação de risco e perigo;  durante uma cirurgia; um exame clínico, entre outros.

6 AmbientaisPsicológicasQuímicas Pré- Disposição Hereditária Outras

7  Estresse Pós Traumático  Síndrome do Pânico  Fobia simples  Fobia Social  Transtorno Obsessivo-Compulsivo

8  A ansiedade pode ser definida como:  Angústia  Inquietação  Preocupação exagerada  Ela se tornou um dos problemas mais sérios de nossa época, levando milhares de pessoas ao estresse e depressão.  Felizmente, Deus tem a saída para nossas crises existenciais.

9  Psicológicos: nervosismo, irritação, sensação de insegurança, medo de ficar só, dificuldade de concentração, agitação motora, insônia, agressividade constante, sobressaltos freqüentes, todos movidos por esse grau de ansiedade existente.  Físicos: taquicardia, respiração ofegante, problemas circulatórios, rubores, alteração pupilar, tensão muscular (dor no corpo, nuca, ombro, coluna, dores de cabeça), movimentos peristálticos (problemas no aparelho digestivo e intestinal), sudorese excessiva, etc.

10  O Salmo 23.1, é um antídoto contra a ansiedade.  O que o salmista Davi está tentando nos dizer ao comparar Deus com um pastor de ovelhas?  O que esta figura de linguagem nos ensina sobre nossa dependência de Deus?

11  O Salmo 23 é o favorito entre os salmos. É chamado o “Salmo do Pastor”.  “A Pérola dos Salmos”  “O Hino dos Mártires”  “O Salmo do Rouxinol”  “O Salmo da Segurança”  A palavra SENHOR ou Jeová é tradução do tetragrama hebraico YHWH e do grego IAHWEH (Javé). Ela aparece mais de vezes na Bíblia.

12  SENHOR, grafado com todas as letras maiúsculas, como no Salmo 23.1, identifica o Deus Eterno como “Eu Sou o Que Sou” ou “Eu Serei Aquilo Que Serei”.  Para você qual o significado da frase: “nada me faltará”?  Isto significa que estamos livres de problemas e que todas as nossas necessidades serão atendidas?

13  Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;  e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

14  Experiências científicas foram feitas com dois cordeiros gêmeos, objetivando descobrir suas reações sob circunstâncias estressantes.O primeiro foi colocado sozinho numa pequena arena e logo passou a correr de um lado para o outro. A cada canto que ia recebia choques elétricos. Após alguns minutos, foi para o centro, local isento dos choques; ali permaneceu imóvel e visivelmente vencido emocionalmente. Já o segundo cordeiro foi colocado juntamente com sua mãe; assim como o primeiro, logo passou a correr, só que a cada choque, corria para próximo da mãe, buscando proteção, para logo recompor-se e voltar a correr. Os cientistas perceberam que os choques já não mais incomodavam e que o cordeiro já não mais demonstrava medo, tensão e ansiedade.

15  Sendo que o Bom Pastor pode suprir todas as nossas necessidades, qual deve ser nossa postura em relação à oração para superar a ansiedade?  I Pd 5.7  “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

16  Aumente sua auto- estima.  Mt 6.26  Dê prioridade as primeiras coisas.  Mt 6.39  Viva um dia de cada vez.  Mt 6.34  Relaxe no poder de Deus.  Sl 46.10; 55.22

17  Se o SENHOR, o Eterno Deus, Criador e Mantenedor do Universo, se digna em ser o nosso Pastor; sobre o que devo estar ansioso?  Nada, nada é a resposta, e sabe porquê? Porque nada me faltará.


Carregar ppt "Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.  Salmo 23.1  “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google