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Escola Secundária de Odivelas. PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1) Medidas a tomar Escola Secundária de Odivelas PLANO DE.

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1 Escola Secundária de Odivelas

2 PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1) Medidas a tomar Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

3 Escola Secundária de Odivelas ORIENTAÇÕES GERAIS – 1/2. Manter a ESO em funcionamento.. Combater o pânico e/ou a desorientação com medidas que contribuam para a informação de alunos, encarregados de educação, professores e outros funcionários e que garantam a normalidade do ano lectivo. Aconselhar a linha saúde Distribuir cartazes e folhetos (concurso interno com discentes - grupos 550-Informática e 600-Artes Visuais e outros).. Contactos com instituições: CSO, (Centro de Saúde de Odivelas.). Torna-se necessário relembrar, de forma sistemática, hábitos normais de higiene (lavar as mãos, utilização de solução adequada para limpeza de superfícies e objectos de grande utilização: corrimão, computador, maçaneta, tampos de mesa, telefone, …). Fase 1 de 3 – PLANIFICAÇÃO – de Julho a Setembro 09 PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

4 Escola Secundária de Odivelas ORIENTAÇÕES GERAIS – 2/2. Nesta fase, não se prevê gastos pecuniários significativos; existe uma verba atribuída, específica para o efeito; advoga-se a aquisição atempada e em quantidade de lenços de papel, toalhas de papel, sabonete líquido e sabão azul e branco;. Ver que serviços terão de se manter em funcionamento (telefone, portão, cozinha, reprografia, pavilhões, …), no caso de 20% ou mais dos funcionários não comparecer no local de trabalho. PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

5 Escola Secundária de Odivelas ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS – 1/3. Em caso de suspeita ou de caso confirmado de doença, deve o mesmo ser conduzido ao gabinete de saúde. De seguida, ligar para a linha Saúde 24 ( ) e para o CSO ( ; ou CSO Pontinha - Drª Ana Verde ).. Se um aluno/professor/funcionário apresentar sintomas de gripe, deve permanecer em casa e contactar a linha Saúde 24.. Criar ponto de isolamento: gabinete de saúde (adaptação; limpeza; certificação da existência de mobiliário adequado e se os materiais indispensáveis estão disponíveis).. Criar posto de socorros alternativo, para eventualidades que não digam respeito à gripe A. PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

6 Escola Secundária de Odivelas ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS – 2/3. Material necessário (lenços de papel, rolos de papel, toalhetes para limpar as mãos, soluções bactericidas (com ou sem água), álcool a 60%, lixívia, sabão azul e branco, …). Elenco de empresas fornecedoras, já contactadas (ofício de 30JUL09): CONTINENTE AMADORA, LIDL Alvaláxia, LIDL Alvalade, LIDL Carnide, COTRAPAL, CONTINENTE LOURES, CONTINENTE LOURES SHOPPING, CONTINENTE TELHEIRAS, PÃO DE AÇÚCAR DAS AMOREIRAS, JUMBO DE ALFRAGIDE.. Torna-se necessário distribuir os alunos pelos diferentes espaços da ESO (os quais devem ser frequentemente arejados), para evitar grandes aglomerados (especialmente em caso de chuva ou frio). PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

7 Escola Secundária de Odivelas ORIENTAÇÕES GERAIS – 3/3. Nesta fase, não se prevê gastos pecuniários significativos; existe uma verba atribuída, específica para o efeito; advoga-se a aquisição atempada e em quantidade de lenços de papel, toalhas de papel, sabonete líquido e sabão azul e branco;. Ver que serviços terão de se manter em funcionamento (telefone, portão, cozinha, reprografia, pavilhões, …), no caso de 20% ou mais dos funcionários não comparecer no local de trabalho. PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

8 Escola Secundária de Odivelas Fase 2 de 3 Execução Execução – de Setembro a Outubro 09 A NÍVEL GERAL PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10

9 Escola Secundária de Odivelas A NÍVEL PEDAGÓGICO 1/2 PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10. De forma sucinta, explicar, aos diferentes grupos-alvo, o contexto, os sintomas e as medidas preventivas adoptadas; torna-se conveniente desdramatizar sem, no entanto, irresponsabilizar.. De acordo com a disciplina, cada professor transportará consigo, no início de cada aula, dois ou três pacotes de lenços de papel; o fornecimento dos pacotes será feito pelos assistentes operacionais. O objectivo é fornecer ao aluno que apresenta sinais da doença (forte febre, tosse, dores musculares acentuadas) o mínimo indispensável antes de ser, se necessário, encaminhado para o ponto de isolamento (gabinete de saúde). Esta situação deve ser acautelada, de modo a evitar eventuais abusos ou casos de alarmismo.

10 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10. Cada professor, em qualquer momento julgado adequado, deve relembrar as medidas de prevenção existentes, na escola e fora dela, nomeadamente a necessidade de combater o pânico e a utilização correcta de instrumentos como o lenço de papel. A NÍVEL PEDAGÓGICO 2/2. Aconselha-se a realização de trabalho lectivo (Ensinos Básico e Secundário), ao longo do ano, tanto quanto possível integrado nos conteúdos programáticos a leccionar, designadamente: grupos 300, Português, Francês), 320 (Inglês, Alemão), 510 (Física e Química), 520 (Biologia), 600 (Artes Visuais), entre outros, Áreas de Projecto, …; tanto quanto possível, os diferentes grupos e departamentos deverão actuar em articulação, sem esquecer a complementaridade de trabalho entre professores da mesma turma.

11 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 DEZ PERGUNTAS E RESPOSTAS P1 – No início de cada aula, como deve proceder o professor? R1 – O professor deverá levar consigo um pacote de lenços de papel (facultado pela ESO) para fornecer um lenço ao aluno que possa espirrar, caso este não o possua já. Deve ainda indicar a cada aluno que proceda à limpeza superficial do tampo da mesa e da cadeira, com material fornecido pelo ESO. Aos alunos devem ser relembrados, constantemente, hábitos frequentes de higiene. P2 – Se um aluno demonstrar ou aparentar sintomas de Gripe A, que deve o docente fazer? R2 – O docente deve chamar o/a Assistente Operacional; Das 08h15 até às 15h30 – D. Lourdes; das 15h30 até às 24H00 – D. Nilda

12 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 P3 – O que acontece ao aluno quando chega ao ponto de isolamento? R3 – É-lhe indicado que retire indumentária de agasalho desnecessária; é-lhe medida a temperatura; se estiver com febre, é- lhe administrado um antipirético, sob autorização do Encarregado de Educação (ver declaração para o efeito); é comunicado ao Encarregado de Educação o estado do educando, indicando que terá de o vir buscar e levá-lo para casa; o/a AO acompanha-o e certifica-se que o aluno foi bem encaminhado. P4 – Onde se situa o ponto de isolamento? R4 – O ponto de isolamento situa-se no Posto de Primeiros Socorros; haverá um posto de Primeiros Socorros alternativo (para os casos extra-Gripe A), o qual ficará situado no pavilhão A3A, na sala dos AO, junto aos laboratórios de Biologia.

13 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 P5 – Está previsto que a escola encerre por motivos relacionados com Gripe A? R5 – Não se prevê qualquer encerramento dos estabelecimentos escolares, nesta fase. P6 – Em caso de ausência prolongada de alunos e de professores, como se deve proceder, no que diz respeito à gestão dos conteúdos? R6 – Cada grupo de recrutamento deve organizar-se para que, do ponto de vista, didáctico, o aluno, ausente por doença, não deixe de ser alvo de avaliação. Da mesma forma, o professor deve saber prever uma eventual ausência. Assim, advoga-se a elaboração de fichas e de outros meios de avaliação. O objectivo principal é permitir que o aluno se sinta próximo da matéria leccionada.

14 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 P7 – De que formas se poderá manter o contacto didáctico- pedagógico entre o professor e o aluno? R7 – Existem várias formas: através do sítio electrónico da escola, da plataforma moodle, de correio electrónico, de blogs, etc.. P8 – Onde estão publicadas as informações do Plano de Contingência desta escola? R8 – No sítio electrónico da ESO:

15 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 P9 – Como aceder a informação geral actualizada? R9 – O micro-site da DGS proporciona informação, actualizada diariamente (www. dgs.pt). P10 – Nesta escola, quem é o responsável pelo Plano de Contingência? R10 – Durante o dia: professor Mário Furtado; de noite: professora Maria João Campos.

16 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10. De forma não exaustiva mas rigorosa, prevê-se a avaliação da forma como as medidas foram aplicadas, nas diferentes fases e níveis. O objectivo é fazer face a eventuais situações futuras semelhantes, com mais facilidade e eficácia. Fase 3 de 3 Avaliação – Janeiro 2010

17 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10. De forma não exaustiva mas rigorosa, prevê-se a avaliação da forma como as medidas foram aplicadas, nas diferentes fases e níveis. O objectivo é fazer face a eventuais situações futuras semelhantes, com mais facilidade e eficácia. Fase 3 de 3 Avaliação – Janeiro 2010

18 Escola Secundária de Odivelas PLANO DE CONTINGÊNCIA ESCOLAR PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)- 2009/10 E S T E P L A N O N Ã O E S T Á E N C E R R A D O, Q U A L Q U E R C R Í T I C A E / O U S U G E S T Ã O D E M E L H O R I A É B E M - V I N D A.


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