A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA. A partir de finais do séc. XVII e durante todo o séc. XVIII, deu- se na Inglaterra um conjunto de importantes melhoramentos na agricultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO AGRÍCOLA. A partir de finais do séc. XVII e durante todo o séc. XVIII, deu- se na Inglaterra um conjunto de importantes melhoramentos na agricultura."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO AGRÍCOLA

2 A partir de finais do séc. XVII e durante todo o séc. XVIII, deu- se na Inglaterra um conjunto de importantes melhoramentos na agricultura. Também a Holanda registou um grande desenvolvimento, enquanto o resto da Europa continuou com uma agricultura atrasada até ao séc. XIX. Foi a chamada Revolução Agrícola.

3 INOVAÇÕES AGRÍCOLAS Formação de grandes explorações agro-pecuárias cercadas (as enclosures), muitas das quais funcionavam como verdadeiros laboratórios agrícolas. Eram grandes propriedades, muitas vezes formadas pela compra de parcelas de pequenos proprietários ou mesmo pela apropriação das terras comunais das aldeias.

4 Generalização de um novo sistema de afolhamento (afolhamento quadrienal) que permitia a utilização total do solo, semeando-se trevo e nabo para pastagem do gado nas parcelas que antes ficavam em pousio.

5 Vantagens do afolhamento quadrienal: Permitia ter toda a terra ocupada e a produzir; Permitia produzir alimentação para o gado; Permitia uma melhor fertilização da terra.

6 Inovações agrícolas inglesas 1714 – Máquina de cavar e semear movida por cavalo – Jethro Tull – Primeira semeadora mecânica – James Cook – Primeira máquina de debulhar – Andrew Meikle – Primeira máquina de ceifar – Joseph Boyce Aperfeiçoamento dos instrumentos agrícolas e invenção das primeiras máquinas agrícolas.

7 Máquina de semear Máquina de debulhar

8 Apuramento de raças animais e selecção de sementes.

9 Introdução de novas culturas, entre as quais a batata e a beterraba. Aumento da área cultivada, através de novos arroteamentos e drenagens. O sistema parlamentar existente na Inglaterra, favorável à livre iniciativa económica e o investimento de parte dos lucros do comércio colonial na terra, por parte da burguesia e da nobreza foram, também, responsáveis por esta revolução.

10 O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE As inovações agrícolas fizeram aumentar a produção e a produtividade da terra, o que provocou várias consequências: Aumento dos alimentos disponíveis para satisfazer uma população em crescimento. As crises de fome reduziram, o que contribuiu para reduzir a mortalidade e aumentar a esperança de vida. Obtenção de matérias-primas, capitais e mão-de-obra, essenciais para o arranque da Revolução Industrial.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO AGRÍCOLA. A partir de finais do séc. XVII e durante todo o séc. XVIII, deu- se na Inglaterra um conjunto de importantes melhoramentos na agricultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google