A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Três “Funções” do Estado Manter as leis e a Ordem Prestar serviços não prestados eficientemente pelo mercado Garantir redistribuir renda e garantir um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Três “Funções” do Estado Manter as leis e a Ordem Prestar serviços não prestados eficientemente pelo mercado Garantir redistribuir renda e garantir um."— Transcrição da apresentação:

1

2 Três “Funções” do Estado Manter as leis e a Ordem Prestar serviços não prestados eficientemente pelo mercado Garantir redistribuir renda e garantir um mínimo social.

3 Por que surgiu o “Estado de Bem Estar Social” Surgimento do capitalismo A burocracia como uma forma de organização racional, universalista e eficiente. Interpretação marxista: o Estado de Bem Estar Social veio para impedir a revolta do proletariado.

4 Por que surgiu o “Estado de Bem Estar Social”

5

6 Abordagem Pluralista: a ação política do proletariado e dos pobres fez surgir o Estado de bem Estar. Abordagem Institucionalista: o estado social deve surgir mais facilmente nas democracias ou em lugares onde há organizações sindicais fortes. Aborgagem Keynesiana: o estado de bem estar social existe para ampliar a demanda.

7 Por que surgiu o “Estado de Bem Estar Social”

8

9

10

11 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo “Liberal” ou “Residual” – Estados Unidos – Inglaterra – Austrália

12 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo “Liberal” ou “Residual” – Auxílio apenas aos que não podem se sustentar no mercado de trabalho. – Poucos benefícios e de menor qualidade – Exemplo no Brasil: bolsa família.

13 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo “Conservador” ou “Corporativo” – Alemanha – Itália – França – Espanha

14 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo “Conservador” ou “Corporativo” – Crença que a família tradicional deve garatir o bem estar. Poucos benefícios para a mulher trabalhadora Benefícios aos trabalhadores empregados. Benefícios diferenciados de acordo com a categoria profissional. Ex Brasil: previdência social.

15 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo Social Democrata – Suécia – Finlância – Noruega – Dinamarca

16 Modelos de “Welfare State” (Sping Andersen) Modelo Social Democrata – Benefícios que visam “substituir” a família e o mercado. “Desmercadorização”. – Benefícios universalistas, financiados por impostos. – Ex Brasil: SUS

17 Crise do Estado de Bem estar 1970: globalização e neoliberalismo

18 Crise do Estado de Bem estar 1970: globalização e neoliberalismo

19 Crise do Estado de Bem estar 1970: globalização e neoliberalismo Monetarismo: crise do “modelo keynesiano” No mundo subdesenvolvido: crise da “industrialização promovida pelo Estado”. Competitividade internacional e diminuição da autonomia nacional.

20 Crise do Estado de Bem estar Crítica da crítica: os serviços públicos como forma de ampliar a competitividade do país. Readaptação do sistema de gerência do Estado.

21 Trabalho Optatório Explique por que surgiu o cada um dos modelos de Bem estar social segundo o artigo “As Três Economias Políticas do Estado de Bem Estar Social” de Gosta Esping-Andersen Bibliografia: ESPING-ANDERSEN, Gosta. "As Três Economias Políticas do Welfare State", in: Lua Nova, nº 24, set, 1991:

22


Carregar ppt "Três “Funções” do Estado Manter as leis e a Ordem Prestar serviços não prestados eficientemente pelo mercado Garantir redistribuir renda e garantir um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google