A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA CURSO DE ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER - UNIDADE II: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA CURSO DE ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER - UNIDADE II: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA CURSO DE ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER - UNIDADE II: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIAL DEMOCRACIA PROF. OSWALDO DEHON R. REIS

2 SOCIAL-DEMOCRACIA CONCEITO: IDEOLOGIA POLÍTICA QUE DEFENDE UMA TRANSIÇÃO PACÍFICA PARA O SOCIALISMO, ATRAVÉS DO PROCESSO POLÍTICO ELEITORAL. A PROPOSTA SE BASEIA EM UMA RE- VISÃO/ABANDONO DO MARXISMO QUE PREVIA A REVOLUÇÃO COMO ME-IO DE SE CHEGAR A SOCIEDADE SOCIALISTA.

3 HISTÓRICO: AS IDÉIAS SOCIAIS- DEMOCRATAS SURGEM COM O NASCIMENTO DO PARTIDO SOCIAL- DEMOCRATA DOS TRABALHADORES DA ALEMANHA, EM FUNDADO POR AUGUST BEBEL, SENDO QUE AS IDÉIAS CENTRAIS SÃO DEFENDIDAS POR EDUARD BERNSTEIN: OS PRES- SUPOSTOS DO SOCIALISMO E AS TAREFAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA.

4 IDÉIAS DE BERNSTEIN: LIGADAS A NOÇÃO DE QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA SOCIAL-DEMO- CRACIA ALEMÃ MELHORARAM A VIDA DOS TRABALHADORES, SENDO IMPROVÁVEL A CRISE FATAL DO CAPITALISMO.. ABANDONO DA VISÃO DE DEMOCRACIA POLÍTICA BURGUESA, FEZ COM QUE A SOCIAL-DEMOCRACIA OPTASSE PELA PARTICIPAÇÃO ELEITORAL E VENCESSE ELEIÇÕES NA EUROPA, ESPECIALMENTE APÓS A II GUERRA.

5 ECONOMIA: USO DO KEYNESIANISMO (CORRENTE DA ECONOMIA QUE DEFENDE A DEMANDA E O PLENO EMPREGO). ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL. REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA. MODELO DE ESTADO: INTERVENCIO- NISMO

6 ECONOMIA E POLÍTICA DOS GOVERNOS SOCIAIS-DEMOCRATAS. PARTIDO E SINDICATO: FORTE RELAÇÃO.. NEOCORPORATIVISMO: ARRANJO QUE PERMITE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL (SIN- DICATOS E EMPRESÁRIOS) FRENTE AOS INTERESSES PÚBLICOS. HÁ RESPONSA- BILIDADES PARA TODOS OS ATORES DO PROCESSO, COM FORTES EXIGÊNCIAS DE COESÃO E CREDIBILIDADE DOS ENVOLVIDOS

7 . ECONOMIA: A) TRIBUTAÇÃO DA RENDA PROGRESSIVA B) TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PARA SETORES ECONÔMICOS ESTRATÉGICOS E/OU PROGRAMAS SOCIAIS C) KEYNESIANISMO: APOIO A DEMANDA E PLENO-EMPREGO D) ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

8 A POLÍTICA ECONÔMICA DA SOCIAL-DEMO- CRACIA ANTES DE 1930: NACIONALIZAÇÃO DA ECO- NOMIA. CONTROLE ESTATAL DA PRODUÇÃO. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO: KEYNESIANISMO: POLÍTICAS ANTICÍCLICAS QUE PERMITIAM A DISTRIBUIÇÃO ECONÔMICA NA SOCIEDADE E O BEM-ESTAR. AS POLÍTICAS DE SAÚDE, HABITA- ÇÃO, SEGURO PREVIDENCIÁRIO E VESTUÁRIO PERMITIRAM O REDIRECIONAMENTO DA ECONOMIA PARA O OBJETIVO DO BEM-ESTAR.


Carregar ppt "UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA CURSO DE ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER - UNIDADE II: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google