A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
Solenemente promulgado por sua Santidade Papa Paulo VI em 21 de novembro de 1964.

2 Capítulo I O Mistério da Igreja

3 Objetivo da Constituição: a Igreja como Sacramento.
1. A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concilio deseja ardentemente iluminar com a sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda criatura ( Mc 16,15).

4 Porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e todo gênero humano, pretende ela manifestar com maior insistência e aos fiéis e a todo o mundo, a sua natureza e missão.

5 2. A Vontade Salvífica do Pai O Eterno Pai, pelo libérrimo e insondável desígnio de sua sabedoria e bondade, criou o universo decidiu ele- var os homens à participação da Vida Divina e não os abandonou uma vez caídos em Adão, antes em atenção a Cristo Redentor, sempre lhes concedeu os auxílios para lhe salvarem.

6 3. Missão e obra do Filho: Fundação da Igreja
Cristo, afim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério realizando, com a própria obediên- cia, a redenção.

7 5. O Reino de Deus O Reino de Deus manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A Igreja, enriquecida com os dons do seu fundador e guardando fielmente os seus preceitos recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos.

8 8. Igreja, sociedade visível e espiritual.
Cristo, mediador único continuamente sustenta sobre a terra a sua Igreja, por meio da qual difundi em todos a verdade e a graça. Porém a sociedade organizada hierarquicamente, e o Corpo Místico de Cristo, o agrupamento visível e comunidade espiritual a Igreja terrestre e a Igreja ornada com os Dons Celestes devem ser consideradas como uma única realidade complexa, formada pelo duplo elemento humano e Divino.

9 Capítulo II - O Povo de Deus
9.Aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, mas constituindo- os em um povo que O conhecesse na verdade e O servisse santa- mente.

10 Escolheu, por isso, a nação israelita
Escolheu, por isso, a nação israelita. Com ele estabeleceu um aliança e santifican- do-o para Si. Mas essas coisas acontece- ram como preparação e figura na Nova e Perfeita Aliança que em Cristo havia de se estabelecer .

11 Capitulo III – Da Estrutura Hierárquica da Igreja e em particular no Episcopado.
Jesus Cristo, Pai Eterno, estabeleceu a Sua santa Igreja, tendo enviado os Apóstolos como Ele mesmo tinha sido enviado pelo Pai e Ele quis que os seus sucessores, ou seja, os bispos, deve ser pastores na Sua Igreja até a consumação do mundo.

12 São Pedro (o primeiro Pontífice Romano / Papa)
A fim de que o episcopado fosse uno e indivisível, Ele colocou Pedro sobre os outros apóstolos, e instituiu nele uma fonte permanente e visível fundamento da unidade da fé e da comunhão. Pedro, vigário de Cristo, a cabeça visível de toda a Igreja, governa a casa do Deus vivo.

13 Os Bispos, portanto, com seus ajudantes, os sacerdotes e diáconos, assumiram a serviço da comunidade, presidindo o rebanho no lugar de Deus, os quais são pastores, como mestres da doutrina, sacerdotes para o culto sagrado e ministros para governar.

14 Leigos Capítulo IV – Os Leigos
Por vocação própria compete aos leigos procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus.

15 Participantes nas funções sacerdotais, proféticas e real de Cristo.
No. 31 Pelo Batismo feito com um só corpo com Cristo e são instituídos entre o povo de Deus. Participantes nas funções sacerdotais, proféticas e real de Cristo. Todos os fiéis , exceto aquelas ordens consagradas sagradas e os estados de vida religiosa especialmente aprovado pela Igreja. Leigos

16 33.Incumbe, portanto, a todos os leigos a magnífica tarefa de trabalhar para que o desígnio de salvação atinja cada vez mais os homens de todos os tempos e lugares(...) segundo as próprias forças e necessidades dos tempos, também eles participem com ardor na ação salvadora da Igreja.

17 32. Unidade na adversidade
Ainda que, na Igreja, nem todos sigam pelo mesmo caminho, todos são, contudo, chamados à santidade.

18 Capítulo V – A Chamada Universal à Santidade na Igreja.
Ele uniu a Si mesmo como seu próprio corpo e trouxe-a à perfeição pelo Dom do Espírito Santo para a glória de Deus. Na Igreja, todos se pertencente à hierarquia, ou estão aos seus cuidados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa Santificação”.

19 Conselho Evangélico Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve ser manifestado, nos frutos da graça que o Espírito produz nos fiéis, que se expressa de muitas maneiras em indivíduos, que em sua caminhada de vida, tendem á perfeição da caridade, possibilitando assim a edificação de outros.

20 Capítulo VI - Religiosos
Os conselhos são um dom Divino, que a Igreja recebeu do Senhor e sempre salvaguardada pela a ajuda de sua graça. A autoridade da Igreja tem o dever, sob a inspiração do Espírito Santo, de interpretar esse conselhos evangélicos, de regular a sua prática e , finalmente, construir sobre eles formas estáveis de vida.

21

22 Capítulo VII – A natureza escatológica da Igreja peregrina e a sua união com a Igreja .
A Igreja vai atingir a sua plena perfeição só na glória do céu, quando chegará o tempo da restauração de todas as coisas. Parousia

23 Ele enviou o Seu Espírito vivificador sobre seus discípulos e por ele estabeleceu o Seu Corpo que é a Igreja como sacramento universal de salvação. Já era final do mundo, que descerá sobre nós e a renovação do mundo está irrevogavelmente decretada e já está previsto em algum tipo de um forma real, pois a Igreja já nesta é assinado com uma santidade que é real embora imperfeito. No entanto, até haverá novos céus e nova terra em que habita a justiça.

24 Capítulo VIII – A Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus no ministério de Cristo e a Igreja.
Quando a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher..., para que recebêssemos a adoção de filho. Ele por nós homens e para nossa salvação , desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria.

25 A Virgem Maria, que na anunciação do anjo recebeu o Verbo de Deus no seu coração e no seu corpo, e deu a vida ao mundo, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Por esta razão é também saudada como membro supereminente e absolutamente singular da Igreja, e também como seu protótipo e modelo acabando da mesma , na fé e na caridade; e a Igreja católica, guiada pelo Espírito Santo, honra-a como mãe santíssima, dedicando-lhe afeto e piedade filial.


Carregar ppt "CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google